8 benefícios das brincadeiras com água para as crianças

29 Janeiro, 2021
Você já pensou nos benefícios das brincadeiras com água para os seus filhos? Não perca os detalhes!

Todas as crianças adoram brincar com água. Além disso, é uma maneira muito divertida de mantê-las entretidas. No entanto, é importante que essas brincadeiras ocorram quando não estiver muito frio.

São muitos os benefícios das brincadeiras com água para as crianças. Você ficará surpresa e descobrirá por que essas brincadeiras são uma das atividades mais comuns na infância. Embora os pequenos brinquem com água na escola, por que não brincar dessa forma também em casa?

As brincadeiras com água

As brincadeiras com água consistem em brincar com esse elemento usando ferramentas como recipientes, brinquedos, etc. A água deve estar em uma bacia grande ou em uma mesa especial para brincar, por exemplo.

Os pequenos adoram ficar perto de uma mesa alta com água, brincar com as ferramentas e curtir esse elemento essencial em nossas vidas.

benefícios das brincadeiras com água para as crianças

Os benefícios das brincadeiras com água

As brincadeiras com água ajudam no desenvolvimento das crianças, pois são tão divertidas e importantes quanto brincar com areia. Os pequenos nunca ficam entediados! Essa atividade simples desenvolve habilidades nas quatro principais áreas do desenvolvimento: social, emocional, cognitiva e física.

1. Habilidades motoras finas e grossas

Desenvolver a motricidade fina e a motricidade grossa é importante durante a primeira infância. As crianças precisam desenvolver o controle dos grandes e pequenos grupos musculares, e não há melhor forma de fazer isso do que se divertindo. Movimentos como despejar, encher, mergulhar, espirrar, misturar, borrifar, apertar e espremer são ótimas maneiras de desenvolver essas habilidades.

2. Concentração durante as brincadeiras com água

Quando as crianças estão brincando com água, elas se abstraem. Elas se divertem tanto que ficam concentradas sem perceber enquanto exploram e brincam. Elas conseguem manter o foco durante um bom período de tempo, algo que ajuda a aumentar a sua capacidade de concentração ao longo do tempo. Os benefícios disso se estendem ao aprendizado formal, em que ser capaz de se concentrar na sala de aula é uma habilidade vital.

3. Habilidades matemáticas

As brincadeiras com água são uma ótima opção para as crianças desenvolverem habilidades matemáticas básicas. É necessário aprender essas habilidades por meio de brincadeiras antes que a matemática formal comece na escola.

Conforme as crianças enchem e esvaziam recipientes de tamanhos diferentes, elas aprendem sobre volume e capacidade e experimentam conceitos como cheio e vazio ou mais e menos. Elas também aprendem sobre o deslocamento quando movem a água de um lugar para o outro.

4. Conceitos científicos durante as brincadeiras com água

As brincadeiras com água também permitem vivenciar conceitos científicos de forma prática. Os pequenos aprendem física básica ao descobrir diferentes propriedades da água, tais como:

  • A areia fica mais pesada quando misturada com água.
  • Quando a areia está molhada, ela fica diferente de quando está seca.
  • A água se derrama e cai no chão (nunca para cima).
  • O ar faz a água se mover.
  • Dependendo de onde estiver, a água muda de forma.
  • A água pode passar de sólida para líquida e de líquida para sólida novamente.
  • Existem coisas que flutuam na água enquanto outras afundam.

5. Linguagem e vocabulário

O vocabulário de uma criança aumenta conforme ela experimenta coisas novas e aprende a descrever e compreender o que está fazendo. Ao brincar com a água e com as diversas ferramentas, brinquedos e recipientes, os pequenos desenvolvem um novo vocabulário sobre esses elementos, bem como sobre as ações realizadas.

benefícios das brincadeiras com água para as crianças

6. Habilidades sociais

Quando as crianças brincam juntas, elas fazem mais barulho e têm mais energia. Elas também aprendem a lidar com os conflitos que podem surgir entre elas. As brincadeiras com água são atividades que as acalmam e relaxam.

Elas desenvolvem habilidades sociais conforme aprendem a compartilhar e cooperar brincando juntas com a água ou ao buscar objetivos comuns. No início, é normal que um adulto conduza as crianças durante as brincadeiras, ainda que, se forem deixadas sozinhas, você vai se surpreender ao ver como elas conseguem brincar sem dificuldades.

7. Exploração sensorial através das brincadeiras com água

As crianças adoram explorar por meio dos sentidos, e as brincadeiras com água são uma ótima forma de jogo sensorial. Assim, é importante que os pequenos tenham a oportunidade de brincar com esse elemento.

8. Habilidades para aumentar a criatividade

A água também vai ajudá-las a resolver os problemas que possam surgir porque ela incentiva a criatividade. Elas terão que pensar em como adicionar a quantidade certa de água a um recipiente, como despejá-la sem derramar, etc.

Assim, como você pode ver, são muitos os benefícios das brincadeiras com água para as crianças. Essa é uma forma de potencializar a sua mente. Dessa forma, além de se divertir, elas também aprendem quase sem perceber. É a maravilha de aprender brincando!

  • Gruss L., Rosemberg F. (2017) Los niños y el juego. La actividad lúdica de 0 a 5 años. Editorial: Ediciones continente