Benefícios dos jogos na adolescência

13 Fevereiro, 2020
Os jogos na adolescência são essenciais para o desenvolvimento pessoal dos jovens e trazem inúmeros benefícios. Vamos falar sobre eles a seguir.

São muitos os benefícios dos jogos na adolescência. Entre outras coisas, eles permitem que os jovens aprendam e se divirtam enquanto usam os jogos como um meio para se distrair e crescer a nível pessoal.

Certamente, os jogos mais desejados pelos adolescentes são aqueles que apresentam problemas e desafios para a mente. Exemplos disso podem ser os jogos de estratégia, de tabuleiro ou de palavras.

No entanto, você deve ter em mente que os jogos também podem trazer aspectos negativos. Entre outras coisas, eles podem causar dependência ou fazer com que os adolescentes percam o interesse em outras atividades mais construtivas e até mesmo modifiquem o seu comportamento.

Por isso, os pais devem controlar os jogos dos filhos adolescentes, bem como as reações à vitória e à derrota causadas por eles.

Na verdade, os jogos são um instrumento privilegiado para permitir o desenvolvimento de uma atitude positiva que possa acompanhar o adolescente ao longo de sua vida. Combinando diversão, envolvimento, criatividade e experiência, representam uma fonte de aprendizado porque contribuem, de uma forma natural, para o desenvolvimento de habilidades.

Nesse sentido, um estudo considera que o jogo é fundamental nas etapas do desenvolvimento físico, emocional e intelectual, principalmente na adolescência. Isso ocorre porque é nessa fase que as capacidades e habilidades físicas, mentais, emocionais, racionais e emocionais são desenvolvidas e fortalecidas.

Benefícios dos jogos na adolescência

Para entender a sua importância, listamos abaixo alguns dos benefícios dos jogos na adolescência:

1. Desenvolvem capacidades e qualidades

O primeiro dos benefícios dos jogos na adolescência é que eles desenvolvem capacidades e qualidades nos jovens. Isso significa que, dependendo do tipo de jogo, ele pode favorecer o desenvolvimento de diferentes habilidades, tais como a compreensão das instruções, a memorização, a estruturação da ação, a antecipação e o desenvolvimento de estratégias.

Benefícios dos jogos na adolescência

Além disso, jogar também permite aprender a aceitar os erros. Para a maioria dos adolescentes, a derrota no jogo serve para aprender a descobrir que o fracasso faz parte da experiência humana e que o mundo não acaba quando isso acontece.

2. Ampliam as relações sociais

Um dos pontos fortes dos jogos é que eles são feitos para serem compartilhados. O jogo em paralelo permite a observação dos outros e o desenvolvimento de estratégias para interagir. Existem até mesmo jogos associativos que vão além de permitir o desenvolvimento de habilidades sociais.

No entanto, sem dúvida, os jogos criam fortes laços de amizade com valores muito positivos. Em um momento de desenvolvimento das relações com os pares, compartilhar preferências permite que os jovens expandam os seus círculos de amizades.

“A adolescência é a permissão da sociedade para combinar a maturidade física com a irresponsabilidade psicológica”.
–Terri Apter–

3. Ensinam valores

Por outro lado, os jogos são uma fonte de aprendizado e desenvolvimento de valores como respeito, justiça, mente aberta, solidariedade e tolerância. Além disso, também permitem o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais a serviço da cooperação.

De fato, os adultos precisam ensinar às crianças e aos adolescentes valores como a cooperação e o trabalho em equipe, mas também conceitos como a importância do respeito por si mesmos, pelos outros e pelo meio ambiente. Muitos desses conceitos estão presentes nos jogos.

4. Promovem a imaginação e a criatividade

Em quinto lugar, os jogos permitem que os jovens sejam ativos e criativos, além de fazer com que aprendam com os seus erros e possam ir além de seus limites, tanto físicos quanto mentais.

De fato, os jogos na adolescência são uma excelente ferramenta para promover a imaginação e a criatividade dos jovens. Muitos deles exigem habilidades imaginativas e criativas para superar os obstáculos. Dessa maneira, os adolescentes aprendem a incorporar esse tipo de pensamento criativo em suas vidas.

Benefícios dos jogos na adolescência

5. Fortalecem a autoestima

Por fim, você deve considerar que os jogos combinam prazer, envolvimento e experiência. Por isso, é uma fonte de aprendizado que contribui para o desenvolvimento do indivíduo e de suas habilidades pessoais.

Da mesma forma, oferecem a chance de construir, tomar decisões e assumir responsabilidades. Tudo isso reforça a autoestima dos adolescentes, em um momento no qual eles precisam gerenciar as suas armas e tomar decisões. As vitórias e, até mesmo, as derrotas reforçarão o amor próprio dos adolescentes.

Em resumo, lembre-se de que o interesse pelos jogos nunca deve ser desproporcional e não implica parar de realizar outras atividades, tais como estudar ou passar tempo com a família.

O mesmo acontece quando se observa reações agressivas aos jogos. Nesses casos, você deve interromper a atividade do seu filho imediatamente. Os adolescentes devem entender que há hora para tudo e que os jogos, de maneira controlada, trazem inúmeros benefícios.