Benefícios psicológicos do LEGO para as crianças

· 2 de fevereiro de 2018
Quem tem imaginação sem instrução tem asas nos pés - Joseph Joubert (1754-1824)

Alguma vez você já pensou sobre os benefícios psicológicos do LEGO? Esse jogo tão popular quanto divertido conseguiu se posicionar no coletivo imaginário como um dos favoritos das crianças, pois permite explorar os vastos territórios da imaginação e do lazer.

LEGO faz referência a uma marca e uma empresa de origem dinamarquesa, que é reconhecida por produzir brinquedos de plástico que podem ser montados e desmontados. Fundada no ano de 1932, até o ano de 1949 essa empresa se dedicou a produzir brinquedos de madeira. Posteriormente, começou a fabricar brinquedos de plástico.

O nome LEGO é uma abreviatura de 2 palavras dinamarquesas: Leg y Godt. O significado dessas palavras é Jogar bem. Com o passar dos anos, a empresa LEGO produziu várias linhas de brinquedos, como LEGO Hero Factory, Bionicle e Exo-Force. Por outro lado, possui vários acordos com marcas como Indiana Jones, Harry Potter e Star Wars.

Benefícios psicológicos do LEGO para as crianças 

Os benefícios psicológicos do LEGO para as crianças podem ser resultado de relacionar as crianças ao mundo desses brinquedos, focando-se principalmente em: Geração de ideias. Na verdade, segunda a psiquiatra Maria Teresa Mata, a construção livre de vários objetos com os LEGOS tem efeitos bastante positivos. Um deles é que permite desenvolver a inteligência emocional.

Além disso, contribui com a psicoterapia. Por outro lado, o jogo dos LEGOS pode influenciar no fato de externalizar as crenças e as emoções. Muitas crianças de hoje em dia adoram montar as peças desse brinquedo para formar vários objetos. Mas quais são benefícios psicológicos do LEGO? Sem dúvidas, os benefícios psicológicos desse brinquedo para as crianças parecem ser incríveis. E, na verdade, são mais interessantes do que se pode imaginar.

benefícios psicológicos do LEGO

Diferentes perspectivas dos benefícios psicológicos do LEGO

Os benefícios psicológicos do LEGO para as crianças podem ser abordados a partir de diferentes pontos de vista:

O LEGO como ferramenta de trabalho

O LEGO é uma marca comercial muito conhecida e está sendo utilizada por várias empresas e psicólogos, pois se obtém benefícios excelentes com seu uso. Ao ser utilizado como ferramenta de trabalho, na verdade, estamos trabalhando com uma dinâmica de representação de ideias que manifesta uma construção livre muito eficiente. Isso gera muita informação.

Método LEGO Serious Play

LEGO criou o método LEGO Serious Play, que oferece muitos benefícios em relação à resolução de problemas da vida cotidiana.

Desenvolve a inteligência emocional

Essa é uma técnica externalizadora que promove, entre outras coisas, o seguinte: a capacidade de atingir os objetivos, a projeção de desafios, a imaginação e a expressão.

Ajuda a realizar conexões com outros níveis

Segundo a mesma psiquiatra mencionada anteriormente, brincar com os LEGOS permite estabelecer conexões com outros níveis. O que isso significa? Quando se juntam as peças, são combinadas criatividade e imaginação com trabalho manual. Isso estimula vários processos mentais que se relacionam com a comunicação.

Devido a esse fato, o observador pode ter um conhecimento mais profundo em relação ao indivíduo que cria um objeto a partir dos legos. Assim, quando se transfere a técnica de construção de legos a uma equipe de trabalho ou à família, é possível visualizar a maneira como o indivíduo enxerga o mundo. Dessa maneira é possível obter maior diálogo.

benefícios psicológicos do LEGO

Percebe-se mensagens a priori

Isto é, percebe-se mensagens por meio da associação de ideias e criatividade, coisa que não se pode observar quando são utilizados outros métodos. Graças a isso, é possível obter informações do indivíduo que, em outros casos, passariam despercebidas. Na verdade, é graças a essas mensagens que se pode encontrar soluções eficazes.

  1. São derrubadas barreiras inconscientes. As barreiras inconscientes são escudos que aparecem sem querer que se relacionam com a interação social do indivíduo. Mas graças aos benefícios psicológicos do LEGO, tais barreiras vão caindo pouco a pouco, pois se obtém uma maior expressão do conhecimento próprio e também com o dos outros.
  2. Desenvolve-se a capacidade de resolução. Algumas vezes, uma pessoa pode se sentir incapaz de resolver um problema. No entanto, se desde pequenas as crianças brincam de LEGOS, os benefícios psicológicos dessa brincadeira vão agir por si só, ajudando a pessoa a encontrar a informação necessário dentro de si mesmo. Dessa maneira, a pessoa pode obter, ordenar, expor e validar a informação, ampliando, assim, o seu domínio de habilidades.
  3. Consegue-se expressar o abstrato. Isso significa que se pode levar ao mundo real informações relacionadas com pensamentos da imaginação, o que pode melhorar a eficiência das ações e, por sua vez, melhora os processos.

Esses são apenas alguns dos benefícios psicológicos do LEGO para as crianças. Vale destacar que o uso do LEGO não tem porque necessariamente abranger o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças. Muitas empresas da atualidade reconhecem os benefícios do LEGO nos seus ambientes de trabalho. Os adultos, portanto, também podem tirar proveito desse brinquedo de plástico.

O LEGO na atualidade 

Desde seu início, o LEGO revolucionou a forma de ver as coisas desde cedo. Embora de origem dinamarquesa, hoje em dia conseguiu se expandir tanto que chegou ao ponto de inaugurar uma fábrica no México, por exemplo. Isso permitiu sua expansão por toda a América Latina, permitindo que muitas crianças desenvolvessem a inteligência emocional.

Na hora de realizar um treinamento da inteligência através da construção livre, os benefícios psicológicos do LEGO são canalizadas no indivíduo, fazendo com que ele mesmo complemente cenários produtos da criatividade com solução de problemas ao ir construindo, pouco a pouco, as figuras com LEGO.

Sua solidez, demonstrada por mais de 80 anos de experiência no ramo infantil graças aos brinquedos que produz, confere seriedade ao trabalho da empresa. Por isso, não se pode passar despercebido o papel que tem tido. Em relação aos benefícios psicológicos do LEGO para tantas crianças e adultos com o passar das décadas, quando sabiamente usados, permitem nos conhecermos melhor.