Benefícios dos tapetes de atividades para os bebês

5 de março de 2019
Para que o recém-nascido tenha um bom desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor, ter um tapete de atividades em casa é uma boa ideia. As seguintes dicas podem te ajudar a escolher um.

Os bebês se relacionam com o mundo através dos sentidos. Nos primeiros meses, a exploração é puramente sensorial. A audição, o tato e a visão são a porta de acesso à descoberta de tudo que os cerca. Os tapetes de atividades se tornam, dessa forma, uma excelente ferramenta.

Graças aos tapetes de atividades, os bebês têm a possibilidade de incorporar de maneira integral tanto texturas quanto sons e cores. Conhecer algumas de suas vantagens e particularidades vai ajudar os pais a se equiparem com tudo o que a criança precisa.

Embora existam acessórios para colocar no berço, os tapetes para o chão são os que o bebê mais aproveita no seu desenvolvimento. Esses tapetes têm uma vasta gama de acessórios coloridos e flexíveis que favorecem as brincadeiras e a aprendizagem da criança.

Geralmente, esse tipo de “academia para bebês” tem barras para exercícios, das quais pendem diferentes elementos que o recém-nascido pode explorar à vontade.

Os tapetes de atividades para bebês devem ter formas definidas ao alcance de suas mãos. De bruços, a cada dia, os pequenos vão conseguir levantar um pouco mais a cabeça e, assim, terão mais mobilidade nas mãos.

Benefícios dos tapetes de atividades para os bebês

O movimento livre é essencial para que os bebês comecem a conhecer as possibilidades de seu corpo. Desde pequenos, deixá-los de bruços no tapete ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e das costas, um passo necessário para conseguir se sentar.

A proximidade de diferentes objetos coloridos e de diferentes formas e texturas vai proporcionar à criança o entusiasmo de aprender e continuar fazendo descobertas. Os mordedores, os espelhos e os objetos com chocalhos e sons diversos são alguns elementos muito úteis que vão contribuir para o entretenimento do bebê.

As chamadas “academia para bebês” com arcos suaves atravessando a sua superfície permitem encontrar diferentes estímulos ao estender os braços e as pernas. Isso favorece a coordenação, além de permitir que todos os músculos do corpo sejam exercitados.

 

Dessa forma, o desenvolvimento sensorial é acompanhado pelo desenvolvimento cognitivo, com brinquedos que propiciam relações de causa e efeito. Com tudo isso, o bebê vai, pouco a pouco, ganhar autonomia.

Finalmente, vale destacar que, ao ficar de bruços, previne-se a plagiocefalia posicional no bebê. Condição que ocorre quando os pequenos passam a maior parte do dia deitados com a barriga para cima. Assim, consequentemente, a parte de trás da cabeça pode ficar achatada. Isso pode ser perfeitamente evitado com o tapete no chão.

A proximidade de diferentes objetos coloridos e de diferentes formas e texturas vai proporcionar à criança o entusiasmo de aprender e continuar fazendo descobertas.

Variedade de tapetes de atividades para bebês de acordo com a idade

Ao escolher um tapete de atividades, vamos encontrar muitas opções diferentes no mercado:

Tapete de jogos a partir do 3º mês

Nessa fase, o bebê começa a sentir a necessidade de explorar o mundo pela primeira vez, depois de dois meses encolhido e dormindo. Embora não consiga diferenciar as cores, ele já consegue distinguir o contraste entre uma e outra.

Tapetes com brinquedos até 6 meses

A maneira como a relação entre o próprio movimento e o mundo é assimilada pelos bebês é admirável. Ao estender as mãos e encontrar um objeto, eles vão experimentar todos os tipos de sensações: auditivas, táteis, visuais.

Se o objeto chama muito a atenção, eles vão repetir a brincadeira várias vezes. Pouco a pouco, vão passar a reconhecer seus próprios brinquedos e escolher os seus favoritos entre eles.

Tapete de jogos a partir de 7 e 8 meses

Nessa fase, os tapetes de atividades para bebês que oferecem diferentes texturas são ideais: macias, lisas, que façam barulho, moles. Seus dedos já estão se movendo conscientemente, e eles vão ser capazes de diferenciar cada superfície.

Variedade de tapetes de atividades para bebês de acordo com a idade

Entre o 7º e o 8º mês, a massa cinzenta da criança evolui de forma surpreendente. Ela começa uma fase de profundas reflexões sobre o mundo que a levam a criar suas primeiras categorias e ordens mentais.

Nessa etapa, a criança poderá dissociar perfeitamente quais sons, cores e texturas são mais ou menos agradáveis. Os tapetes de atividades para bebês têm a peculiaridade de estimular vários sentidos de uma só vez.

Até os 24 meses

Além do fato de que o chão é um dos lugares preferidos das crianças na hora de brincar, não devemos subestimar o tapete de atividades mesmo que o bebê já saiba andar. Esses tapetes não ocupam muito espaço e a criança vai achar reconfortante ter o seu próprio espaço.

Em suma, os tapetes de atividades para bebês fornecem benefícios incalculáveis para as crianças. Desde os seus três meses até pelo menos os dois anos, esse conglomerado de cores, texturas e formas vai acompanhá-las passo a passo em um desenvolvimento saudável.