Cortar as unhas das crianças: 4 truques para te ajudar!
À medida que a criança cresce, ela fica mais forte e mais ativa, o que torna mais difícil cortar suas unhas. No entanto, é algo que faz parte da higiene da criança. Além disso, ao manter suas unhas curtas, você evita que seu filho se machuque. É por isso que colocar em prática vários truques para cortar as unhas das crianças será muito útil nessas horas.
4 ótimos truques para cortar as unhas das crianças
Embora seja uma tarefa rotineira, para muitos pais é um desafio executá-la. Por esse motivo, apresentamos várias sugestões para facilitar esse trabalho:
1. Use a técnica apropriada
Você deve segurar forte o seu filho, colocá-lo de costas para você e envolver seus braços para evitar que ele os levante abruptamente. Dessa forma, você evita arranhá-lo ou machucá-lo com a tesoura ou com o cortador de unhas.
No entanto, à medida que os pais ganham experiência, determinam a posição que os favorece de acordo com o comportamento da criança.
Também é aconselhável pressionar as pontas dos dedos e cortar a parte da unha que sobressai. Você deve cortar paralelamente à linha natural de crescimento das unhas.
Corte a unha em linha reta e lixe os cantos com uma lixa especial para crianças. É preferível que você as deixe um pouco longas para evitar cortar o dedo de seu filho.
2. Escolha o momento certo para cortar as unhas da criança
Encontrar o momento mais conveniente é um dos truques mais eficazes para cortar as unhas das crianças. Por exemplo, enquanto elas dormem é um momento ideal, especialmente se tiverem sono profundo. Dessa forma, elas não se movem e o trabalho é facilitado.
Tente cortar as unhas enquanto elas se distraem observando seus desenhos favoritos. Se seu filho gosta de comer, peça a alguém para que te ajude preparando o lanche favorito dele ou que faça algo que chame sua atenção para distraí-lo. Você também pode contar histórias ou cantar.
Se seu filho tiver mais de 3 anos, corte suas unhas na frente dele para ele ver que não há dor. Talvez assim você possa convencê-lo e ele irá te deixar cortar as unhas com calma.
Depois do banho também é uma boa opção, já que as unhas estão macias. Além disso, as crianças estão relaxadas e é mais fácil distraí-las ou fazê-las dormir. Nesse caso, você deve ter cuidado porque as unhas molhadas ficam transparentes e você pode acabar cortando o dedo da criança.
É essencial que você esteja calma para transmitir confiança à criança. Elas possuem um ato reflexo de autoproteção, ou seja, quando veem a tesoura ou o cortador de unhas, reagem para não se machucar.
3. Use o instrumento apropriado para a idade da criança
Desde os primeiros meses até os 2 anos de idade, recomenda-se usar uma tesoura de ponta arredondada ou um cortador de unhas para bebês.
Além disso, também é aconselhável usar uma lixa elétrica ou especial para crianças. Assim, você poderá lixar as unhas de seu filho com delicadeza. A partir dos 3 anos, você pode usar um cortador de unhas comum.
“Você deve segurar forte o seu filho. Coloque-o de costas para você e envolva seus braços para evitar que ele os levante abruptamente”
4. Limpar e lixar depois de cortar as unhas das crianças
Após a conclusão da tarefa, você deve limpar as mãos de seu filho para evitar que fiquem pedaços de unhas que possam acabar na boca ou nos olhos da criança.
Além disso, é necessário gentilmente lixar as unhas do pequeno ou pequena para remover quaisquer restos que foram deixados e que podem causar arranhões. É melhor deixar o corte das unhas de forma arredondada.
O corte das unhas dos pés
Quando as unhas do pé crescem, não representam um perigo maior de machucar a criança. No entanto, é desconfortável para elas porque sentem muita pressão e incomoda quando usam sapatos.
Para o corte, você deve segurar o pé com firmeza para evitar movimentos bruscos. Também pressione as pontas dos dedos, pois isso faz com que a unha fique firme. Assim, você poderá cortar a parte que sobressai.
Nesse caso, é aconselhável fazer o corte reto e não arredondado. As unhas do pé crescem mais lentamente, então poderão ser cortadas a cada duas semanas ou uma vez por mês.
Erros que você deve evitar ao cortar as unhas do seu filho
Com esses avisos para cortar as unhas das crianças, você evita que a experiência seja traumática e dolorosa para elas.
Por exemplo, você deve evitar cortar as laterais, evitando que elas cresçam para dentro e encravem. Além disso, tente não deixá-las muito curtas porque, dessa forma, você pode causar lesões com muita dor.
Com esses truques para cortar as unhas das crianças, superar o medo de machucar tornará essa tarefa fácil e divertida. Coloque-os em prática na próxima vez que você for cortar as unhas dos seus filhos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fernandes, J. D., Machado, M. C. R., & de Oliveira, Z. N. P. (2011). Prevenção e cuidados com a pele da criança e do recém-nascido. Anais Brasileiros de Dermatologia. https://doi.org/10.1590/S0365-05962011000100014