Cortar as unhas das crianças: 4 truques para te ajudar!

· 6 de fevereiro de 2019
Você sente medo de cortar as unhas do seu filho? É compreensível porque é uma tarefa delicada, embora seja muito necessária. No entanto, você pode fazê-la sem complicações com os seguintes truques.

À medida que a criança cresce, ela fica mais forte e mais ativa, o que torna mais difícil cortar suas unhas. No entanto, é algo que faz parte da higiene da criança. Além disso, ao manter suas unhas curtas, você evita que seu filho se machuque. É por isso que colocar em prática vários truques para cortar as unhas das crianças será muito útil nessas horas.

4 ótimos truques para cortar as unhas das crianças

Embora seja uma tarefa rotineira, para muitos pais é um desafio executá-la. Por esse motivo, apresentamos várias sugestões para facilitar esse trabalho:

1. Use a técnica apropriada

Você deve segurar forte o seu filho, colocá-lo de costas para você e envolver seus braços para evitar que ele os levante abruptamente. Dessa forma, você evita arranhá-lo ou machucá-lo com a tesoura ou com o cortador de unhas.

No entanto, à medida que os pais ganham experiência, determinam a posição que os favorece de acordo com o comportamento da criança.

Também é aconselhável pressionar as pontas dos dedos e cortar a parte da unha que sobressai. Você deve cortar paralelamente à linha natural de crescimento das unhas.

Corte a unha em linha reta e lixe os cantos com uma lixa especial para crianças. É preferível que você as deixe um pouco longas para evitar cortar o dedo de seu filho.

2. Escolha o momento certo para cortar as unhas da criança

Encontrar o momento mais conveniente é um dos truques mais eficazes para cortar as unhas das crianças. Por exemplo, enquanto elas dormem é um momento ideal, especialmente se tiverem sono profundo. Dessa forma, elas não se movem e o trabalho é facilitado.

mãe cortando a unha do bebê

Tente cortar as unhas enquanto elas se distraem observando seus desenhos favoritos. Se seu filho gosta de comer, peça a alguém para que te ajude preparando o lanche favorito dele ou que faça algo que chame sua atenção para distraí-lo. Você também pode contar histórias ou cantar.

Se seu filho tiver mais de 3 anos, corte suas unhas na frente dele para ele ver que não há dor. Talvez assim você possa convencê-lo e ele irá te deixar cortar as unhas com calma.

Depois do banho também é uma boa opçãojá que as unhas estão macias. Além disso, as crianças estão relaxadas e é mais fácil distraí-las ou fazê-las dormir. Nesse caso, você deve ter cuidado porque as unhas molhadas ficam transparentes e você pode acabar cortando o dedo da criança.

É essencial que você esteja calma para transmitir confiança à criança. Elas possuem um ato reflexo de autoproteção, ou seja, quando veem a tesoura ou o cortador de unhas, reagem para não se machucar.

3. Use o instrumento apropriado para a idade da criança

Desde os primeiros meses até os 2 anos de idade, recomenda-se usar uma tesoura de ponta arredondada ou um cortador de unhas para bebês.

Além disso, também é aconselhável usar uma lixa elétrica ou especial para crianças. Assim, você poderá lixar as unhas de seu filho com delicadeza. A partir dos 3 anos, você pode usar um cortador de unhas comum.

“Você deve segurar forte o seu filho. Coloque-o de costas para você e envolva seus braços para evitar que ele os levante abruptamente”

4. Limpar e lixar depois de cortar as unhas das crianças

Após a conclusão da tarefa, você deve limpar as mãos de seu filho para evitar que fiquem pedaços de unhas que possam acabar na boca ou nos olhos da criança.

Além disso, é necessário gentilmente lixar as unhas do pequeno ou pequena para remover quaisquer restos que foram deixados e que podem causar arranhões. É melhor deixar o corte das unhas de forma arredondada.

O corte das unhas dos pés

Quando as unhas do pé crescem, não representam um perigo maior de machucar a criança. No entanto, é desconfortável para elas porque sentem muita pressão e incomoda quando usam sapatos.

Para o corte, você deve segurar o pé com firmeza para evitar movimentos bruscos. Também pressione as pontas dos dedos, pois isso faz com que a unha fique firme. Assim, você poderá cortar a parte que sobressai.

Nesse caso, é aconselhável fazer o corte reto e não arredondado. As unhas do pé crescem mais lentamente, então poderão ser cortadas a cada duas semanas ou uma vez por mês.

menino roendo a unha

Erros que você deve evitar ao cortar as unhas do seu filho

Com esses avisos para cortar as unhas das crianças, você evita que a experiência seja traumática e dolorosa para elas.

Por exemplo, você deve evitar cortar as laterais, evitando que elas cresçam para dentro e encravem. Além disso, tente não deixá-las muito curtas porque, dessa forma, você pode causar lesões com muita dor.

Com esses truques para cortar as unhas das crianças, superar o medo de machucar tornará essa tarefa fácil e divertida. Coloque-os em prática na próxima vez que você for cortar as unhas dos seus filhos!

  • Fernandes, J. D., Machado, M. C. R., & de Oliveira, Z. N. P. (2011). Prevenção e cuidados com a pele da criança e do recém-nascido. Anais Brasileiros de Dermatologia. https://doi.org/10.1590/S0365-05962011000100014