BeReal, a nova rede social usada por adolescentes

No BeReal os jovens compartilham imagens cotidianas e espontâneas do seu dia a dia. Vamos contar qual é a ideia dessa rede social e como ela pode afetar seus filhos.
BeReal, a nova rede social usada por adolescentes
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 21 novembro, 2022

Adolescentes e redes sociais são dois conceitos que estão intimamente ligados. Nossos jovens passam grande parte de seu tempo publicando e consumindo conteúdo na internet. Eles exploram perfis e participam das tendências atuais da moda. No entanto, quando pensávamos que tudo neste mundo já havia sido inventado, surge o BeReal, uma proposta original e inovadora que inverte as regras.

Seu objetivo é ser a antítese dessa áurea  de superficialidade e perfeição que se respira em plataformas como Instagram ou TikTok . Aqui não há filtros e não há planejamento porque a ideia é justamente ser real. E é por causa de sua abordagem diferenciada que essa rede social tem se tornado cada vez mais famosa entre os adolescentes. Portanto, se você tem um filho dessa idade, ficará interessada em saber em que consiste.

O que é o BeReal?

Como dissemos, BeReal é uma rede social que se popularizou entre os jovens da geração Z. Na verdade, foi criada em 2020 pelos franceses Alexis Barreyat e Kevin Perreau, mas foi em 2022 que ficou mais famosa. O conceito inovador é que esta plataforma permite que nos mostremos e observemos os outros em momentos do dia a dia, sem editar os vídeos e sem organizar nada.

A dinâmica é bem simples. Para usar o BeReal você só precisa baixar o aplicativo (que está disponível para iOS e Android) e criar uma conta de usuário. A plataforma enviará uma notificação em um horário aleatório do dia (que você não pode prever) com o aviso “é hora de cair na real”.

Quando o aplicativo envia uma notificação, é hora de postar. Para fazer isso, você precisa tirar uma selfie e depois fotografar o ambiente.

Opções de postagem

É nesse momento que os usuários entram na rede social e têm dois minutos para fazer upload de uma fotografia do que estão fazendo naquele momento. A postagem sobrepõe duas imagens: uma com a câmera frontal (estilo selfie) e outra com a traseira, mostrando o ambiente em que você está.

Existe a opção de postar essas imagens de forma privada, para que apenas seus amigos possam vê-las, ou publicamente. Neste último caso, qualquer pessoa pode descobrir você e ver suas postagens. Mesmo assim, a pessoa só pode acessar o conteúdo de seus amigos se tiver publicado anteriormente suas próprias fotografias. Portanto, ser um usuário passivo e se manter nas sombras não é possível.

O que diferencia o BeReal de outras redes sociais?

Com as informações acima, você já terá percebido algumas diferenças importantes entre o BeReal e outras das redes sociais mais populares entre os adolescentes. Mesmo assim, mostramos abaixo quais são as principais.

Uso do tempo

Em aplicativos como o TikTok, os jovens podem passar horas atualizando o feed e a ideia é justamente essa. Nessa rede, busca-se que eles passem o máximo de tempo possível dentro da plataforma, para a qual são utilizadas diversas estratégias.

No BeReal, por outro lado, o objetivo é que o tempo de uso seja limitado e que o aplicativo seja usado apenas para ver as publicações reais do momento.

Fato vs. Ficção

Esta é a característica mais marcante, pois aqui não há filtros, nem diversão nem beleza, que possam ser usados nas imagens. Além disso, também não é possível acessar a galeria para selecionar fotos tiradas anteriormente. A única opção é tirar uma imagem no local e postá-la como está. É verdade que existem várias tentativas, mas as outras pessoas saberão quantas você usou antes de selecionar a fotografia final.

Com isso, os usuários são chamados a aterrissar na realidade, a compartilhar e observar vidas comuns, corpos comuns e situações cotidianas. Isso alivia a pressão criada em outros ambientes virtuais ao ver montagens perfeitamente preparadas, retocadas e adulteradas.

O objetivo da rede social é que os jovens compartilhem situações reais do cotidiano, sem editar ou adulterar imagens.

Liberdade de movimento

No BeReal, o usuário não pode publicar quando quiser ou o quanto quiser, só pode fazer isso quando o aplicativo permitir, o que acontece uma vez por dia, após receber a notificação. Além disso, você não pode revisar os perfis e postagens de outras pessoas se não tiver carregado seu conteúdo naquele dia. As regras são muito mais limitantes do que em outras redes sociais.

Duração do conteúdo

Por fim, as postagens do BeReal são removidas em 24 horas. Isso é algo que também acontece em outras plataformas com a opção de stories, mas nelas é possível compartilhar outros conteúdos que ficam permanentemente visíveis. Aqui não.

O BeReal também tem seus riscos

Em suma, a proposta do BeReal é diferente e inovadora, pois possui pontos interessantes a seu favor. No entanto, não é um aplicativo perfeito. Há pessoas que não o utilizam corretamente e, ao invés de fazer o upload da imagem na hora certa, esperam até que estejam em uma situação mais “idílica” para entrar no aplicativo e publicar. Isso nos leva a perder o realismo que se pretende.

Por outro lado, o fato de a notificação chegar aleatoriamente em algum momento do dia pode deixar os usuários constantemente atentos, o que não é bom. De qualquer forma, é realmente uma rede social interessante que seu filho adolescente provavelmente usa ou quer usar. Mas, como em qualquer outro caso, seu acompanhamento e supervisão serão importantes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Su C, Zhou H, Gong L, Teng B, Geng F, Hu Y. Viewing personalized video clips recommended by TikTok activates default mode network and ventral tegmental area. Neuroimage. 2021;237:118136. doi:10.1016/j.neuroimage.2021.118136
  • Wilmer, H. H., & Chein, J. M. (2016). Mobile technology habits: patterns of association among device usage, intertemporal preference, impulse control, and reward sensitivity. Psychonomic bulletin & review23(5), 1607-1614.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.