As 6 brincadeiras mais populares entre as crianças

Você se lembra de brincar de pular amarelinha, esconde-esconde ou passar o dia jogando bolinhas de gude com os amigos? Reviva esses momentos com seus filhos!
As 6 brincadeiras mais populares entre as crianças

Última atualização: 01 abril, 2022

Você se lembra daquela época em que saía para brincar na rua todas as tardes do ano, independentemente da estação? Entre uma brincadeira e outra, os dias voavam e você sempre queria que o próximo chegasse para encontrar seus amigos e recomeçar tudo de novo. Se você se identifica com essa memória, refresque sua mente com essas 6 brincadeiras mais populares entre as crianças.

Atreva-se a reviver velhas memórias com elas e, se for mãe, ensine-as aos seus pequeninos da melhor forma possível… Com prática e exemplo!

As brincadeiras mais populares entre as crianças para lembrar em família

“O jogo dentro da sociedade tem sido um meio pelo qual a cultura e as tradições são transmitidas de geração em geração.” -Marlene Margarita Mendoza Yepez-

1. Esconde-esconde

Você se lembra de quando se escondia nos lugares mais inesperados e estranhos da casa ou da rua? Como aponta a pedagoga Emilia Antón Agramonte, não há dúvida de que uma das brincadeiras mais tradicionais por excelência é o esconde-esconde.

As crianças gostam muito de brincar de esconde-esconde, o que não é surpreendente dada a simplicidade das regras:

  • Antes de começar, delimite a área onde os participantes podem se esconder e faça um sorteio para ver quem deve procurar os colegas.
  • Então, uma ou várias crianças devem procurar lugares para se esconder enquanto o buscador conta até 10. Após esse tempo, ele deve descobrir onde estão seus colegas.

Se uma das pessoas escondidas chegar ao local da contagem, deve gritar ‘por mim e por todos os meus colegas!’ Dessa forma, o buscador terá que contar novamente. Se, pelo contrário, encontrar todas as escondidas, a primeira que foi encontrada deve contar.

crianças brincam de esconde-esconde no parque

2. Bolinhas de gude

O jogo das bolinhas de gude é um dos mais tradicionais que existem. De fato, os gregos e os romanos já brincavam com bolotas, castanhas, azeitonas, nozes e avelãs que inseriam por um buraco. Nesse sentido, as regras já eram conhecidas e começaram a ser formalizadas no século XVIII. Anote!

  • O jogo começa jogando uma bola de gude no buraco. O jogador cuja bola de gude estiver mais próxima decidirá quem vai primeiro.
  • Uma vez que todos tenham jogado sua primeira rodada, quem estiver mais próximo do buraco começará a jogar na próxima rodada.
  • Assim, o jogador que introduzir primeiro a bolinha dentro do buraco será o vencedor.

3. Amarelinha, uma das brincadeiras mais populares entre as crianças

O clássico por excelência do pátio do recreio ressurge do passado. Basta desenhar no chão com giz quadrados numerados. O objetivo? Ver quem consegue completar o percurso pulando em um pé só.

Embora também seja possível jogar sozinho, a verdade é que é muito mais divertido com amigos ou familiares. Dessa forma, cada um deve pegar uma pedra de forma ou tamanho diferente e jogá-la em cada quadrado até completar a amarelinha.

Claro, lembre-se de que se a pedra não cair no quadrado correspondente, a vez é perdida. Quem será o primeiro a chegar à linha de chegada?

4. Elástico

Essa brincadeira infantil tradicional consiste em fazer uma série de saltos rítmicos em um elástico preso nas extremidades. Dessa forma, duas pessoas ficam nas laterais e seguram com as pernas abertas para que haja um espaço no meio onde uma terceira pessoa possa pular.

Uma ou mais pessoas têm que realizar certos exercícios ao ritmo de palmas ou músicas diferentes. No momento em que você erra, perde a vez e passa a segurar o elástico.

Além disso, é jogado com diferentes níveis de dificuldade. De fato, pode haver até seis níveis, dependendo da altura em que o elástico é colocado: tornozelos, meio da panturrilha, joelhos, meio da coxa, quadris e cintura.

5. Pular corda

Surpreendentemente, um estudo realizado em 2017 pela Universitat Jaume I afirmou que a maioria das crianças não gostava de pular corda. Mas a verdade é que é uma atividade que exercita os pequenos e promove o seu desenvolvimento. Além disso, uma de suas maiores vantagens é que pode ser feito sozinho ou com parceiros.

Quando se brinca sozinho, é a própria pessoa que se encarrega de girar a corda e pular. Se for com os amigos, a corda será agarrada e girada em círculos por duas pessoas localizadas em cada extremidade.

Menina e meninos pulando corda no pátio da escola

6. O jogo do lenço

Você se lembra daquela rivalidade e competitividade saudável que era gerada quando todos jogavam lenço juntos? Sem dúvida, animava qualquer tipo de festa, pois as regras eram muito simples. Lembramos abaixo:

  • Duas equipes são formadas com o mesmo número de membros. Cada grupo é colocado um na frente do outro e cada pessoa deve receber um número, dependendo do número de membros que existem. Ninguém deve dizer qual escolheu.
  • Enquanto isso, um juiz se encarrega de pegar o lenço e colocá-lo no meio dos dois grupos, à mesma distância. Em seguida, ele estende o lenço e, quando quiser, deve chamar um dos números.
  • Em seguida, os membros de cada grupo com esse número devem correr para pegar o lenço antes do oponente.

Dessa forma, a equipe vencedora é aquela que mais vezes pegar o lenço e conseguir levá-lo ao seu campo, sem ser pego ou tocado pelo adversário.

Recupere as memórias mais felizes da infância com essas brincadeiras mais populares entre as crianças

É provável que ao ler todas essas brincadeiras mais populares entre as crianças você tenha sido invadido pelas lembranças mais doces. Sem dúvida, esse foi o nosso objetivo e esperamos que a criança que está dentro de você renasça e que você se divirta com ela como no primeiro dia.

Agora que você cresceu, aproveite a oportunidade para ensinar aos pequenos sua sabedoria e divirta-se brincando com eles por um tempo. Vamos lá?

Pode interessar a você...
4 brincadeiras com bolas para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
4 brincadeiras com bolas para crianças

As brincadeiras com bolas para crianças são essenciais para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional. Confira nossas dicas aqui!



  • Agramonte EA. Juegos y deportes populares y tradicionales. Pedagogía Magna [Internet]. 2011 [citado 14 de diciembre de 2021];(11):98-108. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3629145
  • Gargallo Puig M. ¿A qué juegan los niños en el patio? Universitat Jaume I; 2017.
  • González Orozco, m.a., Morón García, m.c., Sarrato Herraiz, Romero Castellano, f. Juego de las canicas. 2000 Cuenca.
  • Yépez MMM, Edison AA, Chalá LL. “Los juegos populares y su aporte didáctico en las clases de Educación física. EmásF [Internet]. 2017 [citado 13 de diciembre de 2021];(44):79-93. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5807536