5 brincadeiras tradicionais mais populares para crianças
Hoje queremos fazer você se lembrar de sua infância através das brincadeiras tradicionais para crianças mais populares, porque a ideia aqui é que seus filhos saibam como você se divertia na sua infância. Você não apenas mostrará a eles, como também os convidará para brincar e passar uma tarde maravilhosa juntos.
O que você acha dessa ideia? Confira esta lista de opções, escolha as que você mais gosta e deixe a diversão começar!
Brincadeiras tradicionais para se divertir
Sabemos que histórias inesquecíveis sobre essas brincadeiras rondam sua mente. Mas, caso você tenha esquecido as regras, deixamos alguns lembrete abaixo. Confira!
1. Pato, pato, ganso
Com um lenço e alguns jogadores é suficiente para passar um tempo de puro riso. A mecânica é simples: com as crianças sentadas em círculo, um dos participantes (o ganso da vez) deve passar por trás de todas, andando e tocando na cabeça dos amiguinhos cantando: “pato, pato, pato, ganso!” Ao dizer “ganso”, significa que uma criança foi escolhida.
Então, ela deve se levantar e correr em volta do círculo atrás do participante que a escolheu. Se conseguir alcançá-lo, ela ganha e o outro volta a ser o ganso. Mas se o outro conseguir se sentar no lugar vazio da roda antes, é a criança escolhida que tem que virar ganso da vez.
2. Estou vendo uma coisa
Esse é uma brincadeira em que os jogadores têm que adivinhar em que objeto um dos participantes está pensando. Este último é quem inicia o jogo da seguinte forma:
-Eu estou vendo uma coisa.
-O que você vê? (Jogadores).
-Uma coisa.
-Que coisa? (Jogadores).
-Maravilhosa.
-De que cor? (Jogadores).
O participante escolhido diz a cor e os jogadores começam a tentar adivinhar o objeto. Quem adivinhar é o vencedor e a brincadeira recomeça!
3. Esconde-esconde
Nessa brincadeira, um dos participantes fica de olhos fechados contando até determinado número e nesse período de tempo os outros têm que se esconder.
Ao final da contagem, ele avisa em voz alta: “Lá vou eu!” e sai procurar os outros.
Ao encontrar alguém, deve dizer em voz alta o nome dessa pessoa e voltar para o ponto de partida para eliminá-la do jogo. Mas se essa pessoa chegar ao local onde você estava contando e tocá-lo, será salva e não será sua vez de contar.
4. Amarelinha
Sapata, jogo da pedrinha ou, simplesmente, amarelinha. Essa brincadeira de mil nomes simboliza a jornada da vida, segundo a cultura popular.
O esquema da amarelinha é composto por 8 quadrados numerados, um semicírculo no início que é a Terra e outro no final que é o Céu. No total são 10 espaços.
O jogador deve jogar uma pedra no quadrado com o número 1 e ir pulando os quadrados um a um até chegar ao final, mas sem tocar no quadrado onde a pedra caiu. Então, deve que retornar à Terra da mesma maneira seguindo o percurso contrário.
Os saltos devem ser feitos em um pé, os dois pés ficam apoiados apenas na fileira em que há dois quadrados livres ou na Terra e no Céu. Na volta, o jogador tem que pegar a pedra, sem se apoiar no chão com a mão oposta.
O percurso é repetido até passar por todos os números. O jogador perde se a pedra tocar uma das linhas ou se pisar no desenho ao pular.
5. Pedra, papel, tesoura
Uma brincadeira tradicional que tem uma rima cativante e é acompanhada por um gesto com a mão para ver quem ganha o jogo:
- Pedra: punho cerrado.
- Papel: mão aberta.
- Tesoura: os dedos médio e indicador abertos em forma de V.
Dois jogadores ao som da rima “Pedra, papel ou tesoura” acenam com as mãos e ao final mostram sua escolha. O resultado é estabelecido da seguinte forma: papel vence pedra, pedra vence tesoura e tesoura vence papel.
Antes, agora e sempre: brincadeiras tradicionais mais populares para crianças
Brincar é um direito consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança.
“Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, a brincar, a atividades recreativas adequadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e artística”.
-Artigo 31, Convenção sobre os Direitos da Criança-
Como explicam os especialistas da UNICEF, a brincadeira estimula a imaginação e favorece seu desenvolvimento pleno e integral. Além disso, permite que a criança elabore situações traumáticas, gere vínculos significativos, compartilhe experiências e expresse sentimentos.
O jogo é algo típico da infância de qualquer época e é uma manifestação da cultura transmitida de geração em geração. Além disso, é uma construção social e, como tal, é ensinada, aprendida e transmitida.
Por fim, compartilhar as brincadeiras tradicionais mais populares para crianças é a melhor desculpa para passar mais tempo de qualidade com seus filhos. Ofereça aos seus pequenos uma aprendizagem significativa, divirta-se em família e crie memórias de infância inesquecíveis para eles.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Academy of Pediatrics (2019) El poder del juego: cómo la diversión y los juegos ayudan a los niños a prosperar. Disponible en: https://www.healthychildren.org/Spanish/ages-stages/toddler/fitness/Paginas/Caution-Children-at-Play.aspx
- Ruelas, B. (2014) Juegos Infantiles Tradicionales. Secretaría de Educación Gobierno de México. Disponible en: http://www.educacionbc.edu.mx/eventos/2014/juegosinfantiles/Juegos%20Infantiles%20Tradicionales.pdf
- Valiño, G. (2017) Ficheros de Juegos. UNICEF Argentina. Disponible en: https://www.unicef.org/argentina/sites/unicef.org.argentina/files/2018-07/PRO-Ficherojuegos_2018.pdf