Cardápio semanal para melhorar a fertilidade do casal

Se você está tentando engravidar, mas não consegue, pode ser necessário mudar alguns hábitos nutricionais. Aqui vamos mostrar várias opções.
Cardápio semanal para melhorar a fertilidade do casal

Última atualização: 03 Novembro, 2021

A fertilidade está intimamente relacionada aos hábitos de vida, disso não há dúvida. Exercícios físicos regulares, uma boa noite de sono e uma nutrição adequada são fundamentais para a concepção. Por isso, queremos apresentar um menu semanal para que você consiga engravidar logo.

Apesar de implementar essas modificações, você deve ter em mente que pode haver certos desequilíbrios hormonais capazes de afetar sua capacidade de conceber. Se após vários meses de tentativas você não conseguir, é melhor procurar um especialista. Pode ser necessário recorrer a algum tratamento farmacológico para obter sucesso.

O que deve ser evitado no cardápio semanal para melhorar a fertilidade?

Em primeiro lugar, queremos falar com você sobre todos os alimentos tóxicos ou que você deve evitar na dieta, se o que você deseja é melhorar sua saúde e aumentar sua fertilidade. Em consonância com isso, é imprescindível restringir o álcool e o cigarro, pois interferem muito na concepção.

Por outro lado, deve-se limitar o consumo de gorduras trans e açúcares simples, que são capazes de promover o aumento do peso corporal. Isso é muito negativo quando se quer ter um filho, de acordo com uma pesquisa publicada na Reproductive Biology and Endocrinology.

É importante destacar que uma gravidez com excesso de peso pode ser arriscada e aumenta as chances de desenvolver diabetes gestacional. Além disso, pode causar alterações no metabolismo fetal e condicionar a saúde do bebê nas primeiras fases da vida.

Nutrientes importantes para aumentar a fertilidade

Para conseguir a concepção é importante garantir uma série de nutrientes na alimentação do casal. Entre eles, zinco, ferro, vitamina C, ácido fólico, magnésio, vitamina D, vitamina E, selênio e ômega 3. Todos participam de importantes processos metabólicos, ligados à regulação dos hormônios.

Se houver déficit de algum desses nutrientes, aumentam as dificuldades para conceber.

Além de aumentar a ingestão de alimentos ricos nesses elementos, é importante se atentar para o modo de preparo. Um método de preparação inadequado pode degradar as vitaminas e os minerais dos alimentos. Deve-se sempre optar por cozinhar na grelha, no forno, no vapor ou na água.

Também é fundamental que a ingestão diária de frutas e verduras seja suficiente. Ou seja, inclua entre 3 e 5 porções de vegetais por dia. Outro elemento que não deve faltar é o peixe, que deve ser uma das principais fontes proteicas da dieta alimentar, principalmente na sua variedade azul.



Vamos agora apresentar um exemplo de menu semanal para aumentar a fertilidade do casal. Experimente começar hoje mesmo!

Segunda-feira

  • Café da manhã: chá verde e torradas com guacamole e peito de peru.
  • Almoço: carne grelhada com feijão e batata cozida.
  • Snack: 30 gramas de chocolate com uma alta porcentagem de cacau.
  • Jantar: ovos mexidos com cogumelos e pimentão.

Terça-feira

  • Café da manhã: chá vermelho e torradas com presunto e tomate.
  • Almoço: salmão grelhado com couve-flor e arroz.
  • Lanche: um punhado de oleaginosas.
  • Jantar: ervilhas salteadas, cogumelos e camarões.

Quarta-feira

  • Café da manhã: infusão de frutas vermelhas e um iogurte com oleaginosas e canela.
  • Almoço: lombo de porco grelhado com batata-doce e espinafre.
  • Lanche: panqueca de arroz com manteiga de amendoim.
  • Jantar: ovos grelhados com salada.

Quinta-feira

  • Café da manhã: mingau de aveia.
  • Almoço: pescada grelhada com batata cozida e pimentão.
  • Lanche: smoothie de morango.
  • Jantar: omelete francesa recheada com atum.

Sexta-feira

  • Café da manhã: chá verde com torrada de abacate e queijo fresco.
  • Almoço: bacalhau ao molho com batata.
  • Lanche: presunto de pata negra.
  • Jantar: grão-de-bico refogado com frango e espinafre.

Sábado

  • Café da manhã: panquecas de aveia com requeijão.
  • Almoço: fajitas de frango e vegetais.
  • Lanche: um punhado de oleaginosas.
  • Jantar: lírios grelhados com pimentão.

Domingo

  • Café da manhã: queijo fresco batido com aveia e nozes.
  • Almoço: pizza caseira de atum.
  • Lanche: chocolate com alta porcentagem de cacau.
  • Jantar: salada de legumes com atum.
Casal cozinhar de forma saudável devido à importância da vitamina E para a fertilidade.

Prepare um cardápio semanal para aumentar sua fertilidade!

Como você viu, é possível modificar a dieta alimentar e preparar um cardápio semanal para aumentar a fertilidade do casal. Por meio de um suprimento ideal de nutrientes, as chances de conceber um bebê aumentam.

No entanto, isso pode não ser suficiente, e você deve consultar o seu médico se não tiver sucesso depois de algum tempo. Pode ser necessário realizar algum estudo hormonal ou de controle do ambiente interno.

Por fim, lembre-se de que é fundamental aliar a alimentação adequada a outros hábitos de vida saudáveis, como evitar o álcool e o cigarro, praticar exercícios físicos regularmente e reduzir o estresse.

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  • Silvestris, E., de Pergola, G., Rosania, R., & Loverro, G. (2018). Obesity as disruptor of the female fertility. Reproductive biology and endocrinology : RB&E, 16(1), 22. https://doi.org/10.1186/s12958-018-0336-z