A ecologia nos filmes infantis

17 de janeiro de 2020
Educar as crianças para respeitar e cuidar do meio ambiente desde pequenas é fundamental.

É imprescindível que cuidemos da natureza ao nosso redor da qual tanto usufruímos. Devemos todos ter esse cuidado por meio de pequenas ações para que os nossos filhos também possam desfrutar dela assim como nós.

São inúmeras as notícias que atualmente aparecem nos meios de comunicação alertando sobre as mudanças climáticas e como isso afeta tanto as pessoas quanto os animais.

Desde pequenas, é necessário educar as crianças sobre a ecologia por meio de pequenos trabalhos que elas mesmas possam realizar e para que elas comecem a compreender a importância que esses trabalhos têm.

Uma das melhores ferramentas para que uma criança compreenda o estado das coisas são, sem dúvida alguma, os livros e os filmes infantis. Se em outra ocasião já falamos sobre livros infantis para educar sobre ecologia, nessa ocasião vamos falar sobre filmes infantis que tratam desse tema.

Ecologia nos filmes infantis

Wall-E

Um dos filmes mais conhecidos da franquia Disney, Wall-E, trata sobre como a humanidade foi obrigada a se exilar em uma nave espacial como consequência da toxidade que existia no meio ambiente.

A ecologia nos filmes infantis
© Pixar, Walt Disney Pictures

Ganhador de numerosos prêmios, entre eles o Oscar de melhor filme de animação de 2009, Wall-E vai mostrar para os pequenos a importância de reciclar e reduzir o consumismo da sociedade, tudo isso de um ponto de vista adaptado para eles.

Bambi

Se no ponto anterior falamos de um dos filmes mais conhecidos da franquia Disney, agora vamos falar sobre um dos clássicos dessa importante empresa.

Apesar de ser uma produção antiga, Bambi é um reflexo total, por meio da morte do protagonista, da importância de respeitar e cuidar dos animais e de seus habitats.

Procurando Nemo

Novamente, os animais são os protagonistas de um filme infantil. Dessa vez, vamos nos focar no mundo marinho, onde as risadas com Nemo, Dory e todos os demais animais do mar são garantidas.

Além da divertida história, esse filme também mostra uma mensagem muito importante, ao mesmo tempo que impactante, ideal para pessoas mais velhas e mais novas, semelhante àquela que se estabeleceu em Bambi, apesar do passar do tempo: respeitar e cuidar dos animais.

Os animais marinhos são algumas das espécies que mais sofrem como consequência da mudança climática. Assim, ações tão importantes como recolher lixo da praia ou não jogar lixo no mar são algumas das coisas que os pequenos podem aprender.

Mais filmes infantis com mensagens ecológicas

Bikes, ecologia nos filmes infantis da atualidade

Os meios de transporte são muito queridos pelos pequenos, independente de serem carros, aviões, trens ou até mesmo bicicletas. Por isso, eles vão adorar esse filme, cujos personagens principais são esses últimos meios de transporte.

A ecologia nos filmes infantis
© Co-produção Espanha-China-Argentina; Animation Bikes

O motor à gasolina, a contaminação e a tecnologia são alguns dos temas principais desse filme. Uma ferramenta ideal para ensinar as crianças sobre a importância do amanhã e do futuro das cidades, produzida em 2019.

O Lorax, em busca da trúfula perdida

Baseado em um livro infantil escrito pelo reconhecido escritor Dr. Seuss, a trama do filme gira em torno da ecologia. A importância do cuidado com o meio ambiente, assim como a industrialização do homem e a derrubada das árvores são os temas principais tratados por esse filme, dedicado integralmente à ecologia e ao cuidado e ao respeito com o meio ambiente.

Para complementar, no site oficial do filme há atividades interativas, como jogos e vídeos recomendados para crianças, nos quais estão inclusas propostas sobre reciclagem, sobre cuidados com o planeta e sobre o consumo local.

Uma ferramenta ideal para usar tanto nas salas de aula como nos lares de uma forma simples e, ao mesmo tempo, divertida para os pequenos.

Pocahontas

Outro dos antigos clássicos da Disney por excelência é Pocahontas. Em seu lançamento, em 1995, a conscientização sobre o meio ambiente não era tão presente quanto atualmente. No entanto, esse clássico é certamente uma declaração de intenção.

O filme é um louvor à natureza que, inclusive, é representada como um personagem próprio. De uma maneira muito simples, os pequenos poderão conhecer a importância de tudo que os rodeia.