6 coisas que você não deve dizer a uma mulher grávida

Se você conhece uma grávida, é melhor que não lhe diga nada do que vamos contar a seguir...
6 coisas que você não deve dizer a uma mulher grávida
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 25 fevereiro, 2023

Quando uma mulher está grávida, ela é mais sensível à opinião de outras pessoas. Então você precisa saber que há algumas coisas que não se deve dizer a ela. Caso contrário, além do fato de poder fazê-la se sentir mal, ninguém tem o direito de comentar sobre seu corpo ou sua vida.

Alguns dos comentários podem ser engraçados ou até bem-vindos, mas nem sempre é o caso. Então, só por respeito à gestante, é preciso ter algumas coisas bem claras para que não se torne um momento tenso e desagradável.

Não diga essas coisas a uma mulher grávida

Abaixo, não perca algumas das coisas que você não deve dizer a uma mulher grávida. Se você sentir necessidade, é melhor morder a língua! Se você disser alguma coisa, que seja algo bom para ela. Um elogio é sempre muito melhor.

1. Você ganhou muito peso

A gestante já sabe que está ganhando peso e nenhuma delas gosta de ouvir isso. Já bastam as mudanças que seu corpo sofre e os desconfortos típicos da gravidez. Melhor dizer que ela está muito bonita e que tem um visual esplêndido.

Antes de lembrar a mulher que ela engordou durante a gravidez, é melhor apelar para um elogio e apontar como ela está linda.

2. Não tome isso, não é bom para você ou seu bebê

Com esse tipo de comentário você só faz uma futura mamãe se sentir muito mal como mãe antes de segurar seu filho nos braços. Ela já tenta se cuidar o máximo possível.

Se ela realmente vai ingerir algo prejudicial e não sabe, você pode dizer isso de uma forma mais adequada, como: “Li um artigo que dizia que esse alimento não é recomendado”.

3. Que cara feia

As noites mal dormidas, os medos, as dores, os incômodos, as preocupações que você pode ter na gravidez, tudo faz seu rosto notar o cansaço. Mas não é uma boa opção lembrá-la disso de forma tão depreciativa.

Em vez de dizer que ela está com cara feia, você pode dizer que está preocupado com a saúde dela e perguntar se há algo que você possa fazer para ajudá-la a se sentir melhor. Mas não se concentre nos aspectos mais negativos de sua condição. Encontre algo bom para dizer!

4. Aproveite agora porque assim que nascer sua liberdade acaba

Uma mãe, mesmo que seja nova, já tem uma ideia do que vai viver quando seu bebê nascer. Coisas como não poder mais dormir ou sair de novo são apenas mentiras. É melhor que você diga que as situações mais complicadas são apenas temporárias e que, se ela precisar de sua ajuda, você estará disposto a dar uma mãozinha.

Aliás, antes de fazer um comentário desse tipo, é melhor refletir sobre o que realmente são os filhos para uma mãe. Eles vêm para mudar sua vida e sua existência para melhor. Eles a enriquecerão todos os dias e a farão saber o que é o amor real e incondicional para sempre. Não há nada mais importante do que isso. Nem liberdade, nem sono.

É uma boa opção se colocar à disposição para ajudar a gestante quando ela precisar, ao invés de contar as complicações que ela terá que passar.

5. Trabalhei até o último dia da minha gravidez

Há pessoas que têm de trabalhar e outras que podem gozar a licença de gravidez e depois a licença-maternidade remunerada. A vida não é igual para todos, então há mulheres que têm gestações muito difíceis e outras que encontram muito mais facilidade no caminho. É melhor que você não se compare com ninguém, muito menos que se sinta mal porque precisa descansar mais ou porque pode simplesmente curtir aquela fase.

6. Os hormônios deixam você insuportável

Os hormônios não podem ser dominados ou controlados. É possível que uma gestante tenha dias mais raivosos e outros mais sensíveis. Isto é normal. O que não é normal é que você tente fazer com que ela se sinta mal por algo que não pode controlar de forma alguma. Portanto, procure fazer com que a grávida se sinta bem e você verá que ela não terá que sofrer essas mudanças emocionais.

É melhor fazer um elogio

Estas são algumas das coisas que não devem ser ditas a uma mulher grávida porque simplesmente não são comentários que possam ser recebidos cordialmente. Portanto, se você quiser acertar com seu comentário, é melhor fazer um elogio com o qual ela se sinta bem.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.