Como ensinar o bebê a dormir a noite toda

20 Junho, 2018
Nós, mães, quase sempre estamos com olheiras. Desculpe, mas é verdade. Nos primeiros dias, quando o bebê acabou de nascer, as olheiras se duplicam e o papai também entra na dança.

Queremos que nosso bebê durma oito horas para podermos descansar também. Mas a verdade é que você vai precisar ter paciência, especialmente nos primeiros três meses.

O que esperar?

Não se desespere, com o tempo tudo vai ficar melhor. Neste artigo, vamos explicar o que vai acontecer e como podemos ajudar o bebê a dormir por mais tempo à noite.

Como ensinar o bebê a dormir a noite toda? Ao ler essa pergunta, talvez você espere uma fórmula mágica. Mas, como já sabemos, para os seres humanos essa fórmula não existe.

No entanto, existem algumas técnicas que você pode colocar em prática e ir experimentando para ver qual funciona para o seu bebê. Estabelecer uma rotina é uma delas.

Os bebês já sabem dormir, só que o horário de sono deles é diferente em relação ao dos adultos. Segundo uma explicação no livro Dormir sem Lágrimas (tradução livre), da Rosa Jove, foi comprovado que os fetos, especialmente no terceiro trimestre de gestação, apresentam momentos de vigília seguidos de fases de inatividade muito semelhantes às fases de sono dos recém-nascidos.

A partir do nascimento, aos poucos o bebê passa a ter um horário de sono mais estável, com um sono noturno prolongado e pequenos cochilos após as refeições.

A rotina ajuda

Uma das melhores dicas é ajudar o bebê a manter essa programação com rotinas diárias. Assim, devemos facilitar esses pequenos cochilos e tentar manter mais ou menos o mesmo horário de dormir todos os dias. Nesses momentos, você também poderá descansar.

O sono é um processo evolutivo que se adapta às necessidades dos seres humanos. Um recém-nascido não dorme como uma criança, nem uma criança como um adulto; ou um adulto como um idoso, porque cada idade exige diferentes necessidades.

-Rosa Jove, Dormir sem Lágrimas-

Durante os primeiros três meses de vida, o mais sensato é seguir as indicações do bebê. Por exemplo, se ele pegar no sono enquanto estiver mamando ou no seu colo, deite-o em um lugar onde possa dormir tranquilamente, como no berço ou no moisés.

bebê dormir a noite toda

Alguns especialistas explicam que durante a primeira infância, o bebê pode rapidamente passar de um estado sonolento para alerta e acordado. Então, se ele estiver acordado, incentive esse estado de vigília, brinque com ele. Dessa forma, você o ajuda a distinguir entre os momentos de dormir e de ficar acordado.

Também é positivo ajudá-lo a diferenciar o dia da noite. Isso pode ser ensinado com a interação. Por exemplo, durante o dia você pode incentivar o bebê a brincar, pode conversar com ele ou pode colocar música para ouvir juntos. Em contrapartida, durante a noite, você pode tentar falar baixinho ou evitar acender a luz. Certamente isso vai ajudar seu pequeno.

O sono dos bebês

Jove explica que desde o nascimento até 4-6 meses, o sono dos bebês é bifásico (tem duas fases), ao passo que posteriormente passa a ter 5 fases, como nós, adultos. Isso explica a rápida mudança entre sono e vigília dos pequenos.

O fato de o sono deles ter apenas duas fases faz com que acordem várias vezes, pois, ao final dessas duas fases, acordam para comer, estimular o contato e o vínculo e evitar perigos (os bebês não sabem que não há perigo e necessitam da segurança de saber que seus cuidadores estão por perto), afirma a psicóloga.

Richard Ferber, autor de Bom Sono – Guia Completo para Pais, com Orientações para os Problemas de Sono de seus Filhos, observa que quando um bebê completa três meses e já desenvolveu um padrão de 24 horas bastante previsível, é necessário proporcionar uma estrutura consistente.

Nessa fase, você deve se esforçar para estabelecer uma rotina diária e mantê-la na medida do possível. Dessa forma, de acordo com o autor, é muito provável que o seu bebê continue a desenvolver bons padrões de sono.

Em contrapartida, explica Ferber, se os horários em que seu filho come, brinca, toma banho e realiza outras atividades mudam constantemente, há maiores chances de que o sono dele também seja irregular.

bebê dormir a noite toda

A rotina é positiva, mas com limites

Ninguém conseguiu provar que as rotinas sejam negativas. A menos que se tornem obsessivas e inflexíveis, situação que pode originar um distúrbio, adverte Jove.

Nesse sentido, lembre-se de que as rotinas devem manter uma constância, mas podem ser flexíveis. Não fique obcecada com os horários. Não tem problema se o horário variar em meia hora, mais ou menos, ou se você deixar de realizar alguma parte essencial dentro de uma rotina.

Além disso, Jove e outros autores enfatizam os benefícios da amamentação para ajudar o bebê a dormir. Isso se deve especialmente “pela própria composição do leite, e por causa do contato com a mãe e da sensação relaxante e calmante de sucção.”

O aleitamento materno não é benéfico somente para a criança. É positivo para a mãe também, pois hormonalmente ajuda você a pegar no sono mais facilmente, diz a autora. Em seu livro Dormir Sem Lágrimas, ela também recomenda o ato de dormir junto com o bebê. Mas isso é assunto para outro artigo.

  • Bilbao, Á. (2017). Todos a la cama: Cómo ayudar a tu bebé a dormir con amor y confianza. Plataforma.
  • Jové, R. (2006). Dormir sin lágrimas: dejarle llorar no es la solución. La esfera de los libros.
  • Kimelman, M., & González, L. (2013). Psicopatología del bebé. Psiquiatría del Niño y del Adolescente, 2, 337-432. http://www.psiquiatriasur.med.uchile.cl/documentos/PSICOPATOLOGIA%20DEL%20BEBE.pdf
  • Ugarte Libano, R. (2011). El sueño en el primer año de vida:¿ Cómo lo enfocamos?: Presentación. Pediatría Atención Primaria, 13, 91-93. http://scielo.isciii.es/pdf/pap/v13s20/seminario01.pdf
  • Zamora, T., Pin, G., & Dueñas, L. (2014). El Papel de la matrona en la higiene del sueño del futuro bebé. Introducción al sueño y claves principales en la prevención de riesgos durante el sueño del bebé. Matronas Profesion, 2014, vol. 15, num. 1, p. 28-31. https://core.ac.uk/download/pdf/71047784.pdf