Como melhorar a memória visual das crianças?

Desenvolver uma boa memória visual vai influenciar no sucesso acadêmico das crianças. Neste artigo daremos algumas dicas que podem ajudar a melhorar essa capacidade de maneira divertida.
Como melhorar a memória visual das crianças?
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 22 abril, 2018

Encontrar uma maneira de melhorar a memória visual das crianças é um tema que preocupa muitos pais. Dessa forma, como mãe, você deve levar em consideração que quando seu filho completa um ano de idade, você já pode começar a estimular sua memória visual.

Na verdade, trata-se de algo muito benéfico. A memória visual ajuda significativamente a desenvolver habilidades de pensamento e compreensão das crianças. De tal forma que, ao trabalhar no seu desenvolvimento, o papel da linguagem na fixação da experiência visual e nas imagens é de grande importância.

Paralelamente, com a memória de trabalho visual, se utiliza a identificação e a reprodução de cores, formas, símbolos, letras, palavras e orações. Da mesma maneira, também são assimiladas experiências visuais recentes.

A memória visual, um componente desse tipo de processamento, pode se dividir em duas: a memória visual de longo prazo, que se refere à capacidade de se lembrar de algo visto no passado; e a memória visual de curto prazo, que é a capacidade de se lembrar de algo visto recentemente.

Benefícios para o rendimento escolar

Em suma, a memória visual desempenha um papel essencial no desenvolvimento geral do seu filho e nas habilidades que ele precisa para ter sucesso na escola.

Em alguns casos, a má ortografia, a baixa velocidade ou a compreensão de leitura e a dificuldade na hora de copiar ou de memorizar textos podem ocultar problemas de percepção e de memória visual. A memória visual permite melhorar o rendimento escolar de algumas crianças com dificuldades de aprendizagem.

“Não protejam seus filhos das dificuldades da vida, é melhor ensiná-los a superá-las.”
—Louis Pasteur—

Consequências de uma memória visual ineficiente

Uma criança com uma memória visual ruim, portanto, pode sentir dificuldades em relação às seguintes habilidades e atividades:

  • Identificação e memorização de letras e outros símbolos comuns.
  • Ortografia de palavras familiares e palavras irregulares.
  • Compreensão de leitura.
  • Ao usar a calculadora pode não conseguir identificar os símbolos.
  • Memorização de números telefônicos.
  • Vai ter mais momentos de distração.

Como melhorar a memória visual das crianças

Apresentamos aqui 4 conselhos para melhorar a memória visual das crianças:

1.- Brincadeiras lúdicas

Por meio das brincadeiras e dos jogos, as crianças podem potencializar suas habilidades intelectuais. Esse tipo de atividade facilita muito o trabalho, pois a criança vai se lembrar melhor daquilo que proporciona alegria ou diversão.

A seguir, vamos mostrar algumas brincadeiras e jogos de palavras para melhorar a memória visual das crianças:

  • Palavras em sequência

Você deve começar falando uma palavra e a criança vai dizer outra que comece com a última sílaba da palavra que você disse.

  • Reconhecer músicas

Por meio da música, vocês podem brincar para ver quem reconhece primeiro qual é a música que está tocando.

  • Trava-línguas

Os jogos de palavras são uma excelente maneira de potencializar a memória auditiva. Dessa maneira, a mamãe pode recitar um trava-língua e a criança deve repetir.

  • Repetição de séries de números e letras

As crianças e os pais devem repetir séries de números e letras que estejam escritos e, em seguida, recitá-los sem ler.

2.- Construção de histórias

Comece com uma história como “Era uma vez uma menina de 8 anos que gostava de brincar no quintal”. Em seguida, cada pessoa que está brincando deve acrescentar orações.

Você deve pedir para o seu filho se lembrar do que cada participante acrescenta na história. Pois na sua vez, cada participante deve contar a história desde o começo antes de acrescentar mais uma oração.

3.- Observação e reflexão

Observe e reflita. Quando vocês fizerem um passeio em família, reserve um tempo para observar atentamente alguma coisa e discutir em detalhes com seu filho. Por exemplo, vocês podem ir a uma galeria de arte, um parque ou um bairro diferente.

Mais tarde, converse de novo com seu filho, fazendo com que ele tente se lembrar de tudo o que conseguir, descrevendo as imagens com atenção às cores, às formas, aos contornos e, até mesmo, aos detalhes ao redor.

memória visual das crianças

4.- Informações

Apesar de uma lista com instruções ou um documento cheio de palavras e imagens ser confuso, um texto bem estruturado pode ajudar seu filho a identificar facilmente a informação mais importante e, por conseguinte, se lembrar dela.

Por fim, é necessário destacar que o treino influencia no desenvolvimento da memória. Quanto mais oportunidades uma criança tiver para treinar seu poder de memória, maior serão as chances de ter uma boa memória visual no futuro.

Portanto, é aconselhável começar a treinar e praticar desde cedo para estimular essa capacidade vital. Como você vai perceber, será algo que vai repercutir positivamente em muitas habilidades da vida escolar e cotidiana.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Barreno Freire, N. C. (2013). Los bits de inteligencia y su influencia en el desarrollo de la memoria visual-auditiva de los niños y niñas del primer ciclo de la escuela república de alemania del cantón mocha, provincia de tungurahua (Bachelor’s thesis). https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/4083
  • Ramos Bejarano, M. P. (2018). Las técnicas lúdicas y su influencia en el desarrollo de la memoria visual en los niños de 2 a 3 años del Centro Infantil del Buen Vivir Gotitas De Amor de San Antonio de Ibarra, provincia de Imbabura en el año lectivo 2014-2015 (Bachelor’s thesis). http://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/8429
  • Prada, J. L. M., & Díez, N. M. (2002). Análisis de una experiencia sobre el desarrollo de la memoria visual de los niños. Arte, individuo y sociedad, (1), 427-432. https://core.ac.uk/download/pdf/38827732.pdf
  • Pino, M., & Bravo, L. (2005). La memoria visual como predictor del aprendizaje de la lectura. Psykhe (Santiago), 14(1), 47-53. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0718-22282005000100004&script=sci_arttext&tlng=en

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.