Trava-línguas para pronunciar a letra R

· 13 de abril de 2018
Dislalia seletiva do fonema. O que é isso? Com esta expressão se define o problema de muitas crianças para conseguir pronunciar de forma correta alguns sons ou palavras.

É importante que os pais prestem atenção ao rotacismo (a troca do som da letra R por outro e vice-versa) e não o vejam como algo trivial, talvez imaginando que à medida que a criança for crescendo vai aprender a falar. Uma técnica muito efetiva para corrigir este problema são os trava-línguas. Aprenda aqui 8 trava-línguas para pronunciar a letra R.

Causas do rotacismo ou dificuldade para pronunciar a letra R

Uma das causas do rotacismo se relaciona com o uso da chupeta até uma idade prolongada. Outra pode ser a coordenação dos órgãos, ou seja, que a criança não saiba como posicionar a língua para produzir os sons.

Uma terceira causa provável é um problema físico no freio da língua, ou que a fenda palatina não está correta.

Este defeito na pronúncia, quando não é corrigido a tempo, pode condicionar o desenvolvimento da linguagem e inclusive da personalidade da criança. Não é um assunto de atraso, nem implica em algo psicológico.

Nestes casos se recomenda identificar a causa do problema com ajuda médica profissional para pensar no tratamento que a criança requer.

Como se pronuncia a letra R corretamente?

O som do R é definido como uma vibrante múltipla alveolar, ou seja, nele a ponta da língua deve vibrar para produzir o som certo. É preciso dizer que a pronúncia deste som pode variar e requerer outra parte da boca ou língua, de acordo com o sistema fonológico de cada língua.

Ainda que pareça simples, para algumas crianças pode ser um grande desafio.

Os trava-línguas para pronunciar a letra R foram uma das formas que os pais e professores usaram para ajudar as crianças com esta deficiência. Porém, quando a técnica não é bem dirigida pode forçar a criança a corrigir sua conduta, mas não a entender onde está o problema.

O que são os trava-línguas?

Consiste em frases breves criadas a partir da pronúncia repetida e forçada de uma letra específica. Esta técnica da linguagem falada tem a interessante característica de que pode ser usada como uma brincadeira para as crianças.

Forçar a posição adequada da língua diante da pronúncia de determinado som ajuda a, pouco a pouco, conseguir a espontaneidade. Ainda, a regularidade permite que a coordenação da língua vá se tornando natural.

8 trava-línguas para pronunciar a letra R

A seguir, daremos alguns exemplos que ajudarão seu filho a marcar bem a letra R na pronúncia. São 8 trava-línguas muito conhecidos para pronunciar a letra R:

  1. Pratique com o seu filho este trava-língua como se fosse uma brincadeira: “O rato roeu a roupa do rei do Roma. Rainha raivosa rasgou o resto”.
  2. “Ornitorrinco”, e repita de novo: “Ornitorrinco, se atreva a pegar um brinco”.
  3. Este é curto porém divertido de repetir: “Renata ruiva roliça rolou rumo ao rio, rola rolenta ruiva”.
  4. “Três tigres tristes para três pratos de trigo”.
  5. “Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros”.
  6. “Rui Romeu restaurou o relógio e o relógio restaurado ressurgiu rápido e reluzente”.
  7. “A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.”
  8. Outra opção é repetir: “Bagre branco, branco bagre”.

Como você pode ver, nestes oito exemplo o denominador comum é o uso da letra R nas duas modalidades, sozinha e em conjunção com outros sons.

Como usar de forma correta a técnica dos trava-línguas?

Aplique as seguintes técnicas para conseguir o resultado desejado com seu filho:

  • Dedique alguns minutos todos os dias ao seu filho para praticar a pronúncia.
  • O tempo não deve ser prolongado a fim de não cansar a criança.
  • Faça a atividade dos trava-línguas para pronunciar a letra R como uma brincadeira.
  • Assessore-o com o médico pediatra sobre como deve ser a colocação correta da língua.
  • Tenha paciência e elogie seu filho por seu progresso.
  • Se esforce como pai ou mãe para manter uma boa pronúncia.

Finalmente, seu exemplo e amor por seu filho serão o maior motivo para lhe dar a atenção necessária diante deste problema de pronúncia.

Recomendados para você