Como o sentido da visão evolui nas crianças?

9 de fevereiro de 2019
A visão é o sentido que mais nos ajuda a perceber o mundo ao nosso redor. Seu desenvolvimento é gradual e ocorre, principalmente, nos primeiros meses de vida. Então, como podemos manter os olhos saudáveis?

Você sabia que mais da metade dos estímulos que percebemos vêm da visão? Esse é um sentido complexo e extremamente útil para os seres humanos. Naturalmente, ele se desenvolve por etapas. Por isso, vamos descrever as diferentes instâncias que formam o sentido da visão nas crianças.

A visão é o sentido que mais influencia a percepção humana. Com ela, percebemos formas, cores, distâncias, tamanhos, entre muitas outras características da realidade que nos rodeia.

Agora, os órgãos da visão são os olhos. Trata-se de dois órgãos esféricos muito frágeis, localizados na parte frontal do rosto. Sua anatomia é muito complexa e possui diversas partes, cada uma com uma finalidade específica, seja ela protetora ou funcional.

Assim como qualquer outro recurso e sentido do nosso corpo, a visão tem um processo gradual de desenvolvimento. À medida que o bebê vai crescendo, o seu sentido da visão vai se aperfeiçoando, até atingir o seu pleno desenvolvimento no oitavo ou nono mês de vida.

Evolução do sentido da visão nas crianças

A visão nos recém-nascidos

Ao contrário dos outros sentidos que já vão sendo desenvolvidos quase desde o início da vida, como, por exemplo, o tato e a audição, a visão demora um pouco mais para alcançar seu pleno desenvolvimento.

No primeiro mês de vida, o cérebro do bebê ainda não está preparado para processar todas as informações que a visão envia. Por isso, sua visão é embaçada, sem muita definição. Inclusive, pode até mesmo haver dificuldade para coordenar o movimento dos olhos.

Dessa forma, não se assuste se, de vez em quando, o bebê ficar vesgo ou se os seus olhos forem de um lado para o outro. Conforme as semanas forem passando, ele vai aprender a focar o olhar.

sentido da visão nas crianças

Os meses seguintes

A partir do segundo mês de vida, o sentido da visão do bebê já é capaz de distinguir algumas cores. Você vai ver que, pouco a pouco, ele vai prestar mais atenção às cores mais vivas e marcantes. Além disso, ele vai poder seguir objetos com os olhos mais facilmente.

A partir do final do terceiro mês, a coordenação motora incipiente do bebê vai permitir que ele mova as mãos e pegue alguns objetos. Além disso, o maior desenvolvimento de seus circuitos neurais vai possibilitar distinguir formas, tamanhos e outras características do que ele segurar.

A partir do quinto mês, o sentido da visão das crianças é capaz de distinguir as formas com maior precisão.

Dessa forma, elas passam a apreciar melhor os objetos pequenos e as suas cores. Em apenas algumas semanas, a sua visão vai estar quase totalmente desenvolvida. Isso vai permitir que elas vejam pessoas e objetos a uma distância maior.

Como cuidar do sentido da visão nas crianças?

Além das consultas regulares com o pediatra, que incluem exames oftalmológicos, como mãe, você também pode seguir algumas recomendações para manter a visão do seu bebê saudável.

Um primeiro conselho, como em muitos outros casos, tem a ver com a alimentação. Manter uma dieta saudável, rica em vitaminas – principalmente em vitamina A – e antioxidantes vai permitir manter uma visão saudável.

Além disso, devemos ter muito cuidado com as nossas mãos. Não é incomum as crianças brincarem na terra ou na grama e, ocasionalmente, coçarem os olhos. Essa negligência pode causar uma infecção. Por isso, devemos ser claros ao transmitir as diretrizes de saúde e higiene.

“A anatomia dos olhos é muito complexa e possui diversas partes, cada uma com uma finalidade específica, seja ela protetora ou funcional”

Por outro lado, não podemos ignorar a sugestão de evitar a exposição excessiva ao computador, celular ou televisão. Da mesma forma, deve-se sempre manter uma distância razoável das telas.

Finalmente, um par de óculos de sol de qualidade e com proteção UV é fundamental para evitar os efeitos nocivos do sol em caso de exposição prolongada. Sim, esses acessórios não são usados apenas por uma questão estética: são quase uma obrigação.

cuidar do sentido da visão nas crianças

Problemas no sentido da visão nas crianças

Os seguintes sintomas podem ser um indicador de que algo não está certo com a visão das crianças. Se esse for o caso, não hesite em consultar o médico diante de qualquer um destes sinais:

  • Falta de coordenação.
  • Dificuldade para reconhecer figuras ou formas a curta, média ou longa distância.
  • Dores de cabeça.
  • Ardência.
  • Ressecamento constante.

Enquanto isso, nos bebês, você deve permanecer atenta aos seguintes problemas:

  • Não seguir objetos com os olhos aos 3 meses de idade.
  • Um ou ambos os olhos não se moverem para uma direção em particular.
  • Não conseguir deixar os olhos fixos.
  • Manchas ou descoloração nas pupilas.

Por fim, você deve ter em mente que existem fatores que predispõem uma pessoa a sofrer de problemas de visão. Eles podem ser naturais – principalmente se outros membros da família os tiveram – ou patológicos. Nesta última categoria, estão incluídos acidentes, traumatismos e exposição a estímulos nocivos.

  • Oftalmologia, S. P. De. (2013). Oftalmologia. Oftalmologia. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004