Como saber se o bebê enxerga bem?

8 de fevereiro de 2019
Ao nascer, a visão do bebê ainda é imatura, mas ela se desenvolve muito rapidamente no primeiro ano de vida. Descubra no artigo a seguir como saber se o bebê enxerga bem.

A visão do bebê se desenvolve gradualmente, ao contrário da audição, que já está totalmente madura ao final do primeiro mês. À medida que o bebê for crescendo, você pode utilizar alguns testes simples para saber se o bebê enxerga bem.

Após o nascimento, a visão permanece borrada, mas a criança responde aos movimentos. Embora possa ver a luz e as formas, o bebê enxerga bem a uma distância de cerca de 20 centímetros, o que é o suficiente para que ele possa distinguir as silhuetas, por exemplo.

A partir do primeiro ano, a visão melhora gradualmente até que ele consegue enxergar bem. Dessa forma, a visão é um sentido muito importante no desenvolvimento dos nossos filhos.

Por isso, neste artigo, vamos te informar sobre os sinais que podem indicar possíveis problemas de visão. Além disso, vamos mostrar alguns testes que permitem saber se o bebê enxerga bem.

Como a visão do bebê evolui?

O desenvolvimento da visão é o resultado de um processo lento que envolve várias etapas. Na verdade, o sistema visual do bebê é o sentido menos maduro no momento do nascimento e ele é gradualmente aperfeiçoado durante os primeiros anos de sua vida.

Portanto, é importante conhecer todos os passos para detectar se seu filho tem algum problema visual.

Desde o nascimento, o bebê é sensível à luz e consegue enxergar a uma distância entre 18 e 20 centímetros, mas ainda não consegue distinguir as cores. Essa distância é precisamente o espaço entre o rosto da mãe e do bebê durante a amamentação.

É normal que, durante os dois primeiros meses, o bebê entorte os olhos intermitentemente e que eles se desviem. Enquanto isso, entre os 3 e os 4 meses, surge a visão binocular, que é caracterizada pelo uso de ambos os olhos de forma coordenada. Nessa fase,o bebê também distingue mais cores.

Entre os 4 e os 6 meses, o bebê já consegue distinguir tantas cores quanto um adulto. Ele também começa a coordenar os movimentos da cabeça e os gestos das mãos com a visão. No sexto ou sétimo mês, ele começa a perceber as distâncias.

Aos 9 e 10 meses, o bebê deve ser capaz de seguir os objetos com os olhos, reconhecer seus pais, pegar objetos e colocá-los na boca.

A partir do primeiro ano, a acuidade visual continua a aumentar gradualmente. Por fim, aos 6 anos, a visão está completamente madura e a criança tem uma visão quase idêntica à do adulto.

bebê enxerga bem

Quais são os sinais de problemas visuais nos bebês?

Existem vários sinais que devem ser motivo suficiente para consultar um médico ou oftalmologista e, assim, obter um melhor controle. Você deve fazer isso se o seu bebê:

  • Esfregar os olhos como se estivesse envergonhado.
  • Ficar com o olhar fixo e não seguir os movimentos.
  • Apresentar histórico de problemas de visão na família.
  • Demonstrar dificuldade para abrir os olhos em um ambiente iluminado.
  • Manter a cabeça inclinada de forma anormal.
  • Desviar um olho ou piscar repetidamente.

Como saber se o bebê enxerga bem?

Os olhos do seu filho exigem bastante atenção. A boa notícia é que a maioria dos problemas de visão pode ser corrigida se for descoberta cedo o suficiente. Por isso, você deve saber que existem testes que você pode experimentar em casa para detectar alguns problemas de visão no bebê.

1. Seguir a fonte de luz

Normalmente, os bebês são atraídos por qualquer fonte de luz e seguem o seu movimento. Por isso, você pode experimentar com uma lanterna em casa e ver se a criança é capaz de seguir a luz.

“O sistema visual do bebê é o menos maduro no momento do nascimento e é gradualmente aperfeiçoado durante os primeiros anos de vida”

2. Seguir um objeto colorido ou contrastante

Tente atrair a atenção do bebê através de um objeto colorido ou com um contraste de preto e branco. Se ele seguir o movimento do objeto com a cabeça, isso significa que enxerga bem.

3. O gesto normal

Um bebê que enxerga pega os objetos com as mãos quando os leva à boca. Então se você tiver dúvidas, principalmente se o bebê tiver uma idade na qual ele já possa coordenar a sua visão e os seus movimentos, em torno dos 4 a 5 meses, é melhor consultar um médico.

problemas visuais

4. Sorrir para você

Um bebê com mais de 3 meses de idade sorri abertamente para rostos familiares, especialmente para a mãe. Além disso, ele pode acompanhar com os olhos objetos ou pessoas em movimento.

5. Seus olhos se voltam na mesma direção

Aos 4 meses de idade, o bebê começa a usar os olhos de forma coordenada e olha na mesma direção. Portanto, se seu filho entortar os olhos aproximadamente aos 6 meses, então é necessário consultar um oftalmologista para corrigir o olho vago.

Para terminar, você deve ter em mente que, quanto mais cedo forem detectados os problemas visuais, mais eficaz será a correção e o tratamento. De fato, os médicos recomendam detectar possíveis anormalidades da visão entre os 3 e os 9 meses.

Além disso, mesmo que visitas regulares ao oftalmologista estejam planejadas durante esse período de desenvolvimento infantil, é essencial que os pais sejam os principais responsáveis por identificar esses problemas.

  • Farroni, T., & Menon, E. (2013). Percepção visual e desenvolvimento inicial do cérebro. Enciclopédia Sobre o Desenvolvimento Na Primeira Infância.