Com que frequência se deve dar banho nos bebês?

23 de janeiro de 2019
A pele do bebê é extremamente sensível e ainda não desenvolveu uma barreira forte para manter a sua umidade. Por esse motivo, você não deve dar banho no bebê frequentemente durante os primeiros meses de vida. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Com a chegada do recém-nascido, muitos pais têm dúvidas sobre a frequência com que se deve dar banho nos bebês. A primeira coisa que você deve saber é que, ao contrário dos adultos, eles não precisam de banho todos os dias.

A pele de muitos bebês pode reagir com erupções cutâneas ou ressecamento caso isso aconteça. No entanto, uma coisa que precisa ser feita é garantir que a região da fralda esteja sempre limpa.

A recomendação geral é que, até que o cordão umbilical do bebê caia, a higienização deve ser feita com uma esponja macia ou um pano em vez de um banho na banheira.

Então, quando o cordão já estiver cicatrizado, o bebê vai precisar de um banho uma ou duas vezes por semana.

Quando o bebê aprender a engatinhar e ficar realmente sujo, você pode introduzir os banhos diários, mesmo que ainda não sejam necessários.

É claro, você sempre deve usar um hidratante assim que o bebê sair da banheira para evitar possíveis reações em sua pele delicada.

Por outro lado, recomendamos que você escolha um bom momento para o banho do bebê. De preferência, quando ele estiver contente.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que o cômodo esteja aquecido e prepare antecipadamente todos os itens necessários: um recipiente com água morna, uma toalha, algodão, uma fralda limpa e, se necessário, roupas limpas.

Com que frequência se deve dar banho nos bebês?

Dar banho no bebê recém-nascido pela primeira vez é um dos momentos mais agradáveis e, para algumas pessoas, um dos mais perturbadores da paternidade.

Embora os pais possam ficar nervosos no início, logo vão ficar confiantes e competentes à medida que aprenderem o que funciona melhor para eles e para o bebê.

Nos primeiros meses de vida do bebê, recomenda-se dar banho 1 ou 2 vezes por semana. No entanto, você deve sempre manter os cuidados e limpar o rosto, as mãos, a área da fralda e as dobras sob as axilas todos os dias.

Dando banho no bebê com brinquedos

Além disso, você deve saber que, para alguns pais, a luta diária para dar banho nos bebês pode ser difícil: eles vão fazer qualquer coisa para evitar entrar na banheira. Em contraste, outras crianças realmente gostam desse momento.

Qual é a melhor hora para dar banho nos bebês?

No que diz respeito ao horário, quase qualquer hora do dia pode ser o momento certo para o banho do bebê. A única coisa que você deve levar em consideração nesse caso é evitar os banhos imediatamente antes ou depois das refeições. Fazer isso com a barriga cheia pode causar regurgitação no bebê.

Além disso, é necessário dar tempo ao bebê para o banho, de forma que você não precisa se apressar. Lembre-se também de não deixar o bebê sozinho nem por um segundo para cuidar de outra coisa.

Portanto, se você está planejando dar banho no bebê, lembre-se de que é importante ter disponibilidade total para monitorá-lo em todos os momentos.

Caso você precise sair do banheiro, sempre deve levá-lo com você para evitar qualquer tipo de incidente inesperado.

“Ao contrário dos adultos, os bebês não precisam de banho todos os dias. No entanto, é necessário garantir que a região da fralda esteja sempre limpa “

Dicas para dar banho nos bebês

Dada a sua importância, esta lista de dicas que devem ser levadas em consideração para dar banho nos bebês pode ser muito útil:

  • A temperatura adequada da água para um banho é a morna.
  • A duração dos banhos deve ser de 5-10 minutos.
  • Use sabonetes suaves sem perfume para evitar que a pele do bebê fique ressecada.
Bebê tomando banho

  • Aplique pequenas quantidades de sabonete e lave a criança com as mãos.
  • Não deixe o bebê sentar e brincar na banheira; especialmente se a água contiver sabonete.
  • Use o sabonete no final do banho; não no começo.
  • Quando terminar o banho, lave a criança com água morna para remover todo o sabonete do seu corpo.
  • A vaselina é um hidratante maravilhoso, sobretudo se aplicada assim que a criança sai da banheira com a pele ainda molhada.
  • Evite usar cremes com fragrâncias, agentes corantes, conservantes e outros produtos químicos.
  • Não use produtos que contenham álcool.

Por fim, lembre-se de que a frequência do banho do bebê deve aumentar gradualmente para, dessa forma, evitar possíveis alterações na sua pele delicada.

Se você seguir essas dicas, os banhos com o bebê vão ser um momento muito especial para vocês dois!