Como o sono dos bebês evolui?

02 Novembro, 2020
O sono dos bebês é evolutivo e muda conforme eles vão crescendo. Um recém-nascido não dorme as mesmas horas que uma criança de 6 anos, pois cada um tem necessidades diferentes.

O sono dos bebês muda conforme eles vão crescendo. Se uma criança é privada de sono, isso traz consequências para sua saúde física e mental, além de ter um impacto no restante da família.

Quem é mãe ou pai certamente se lembra das primeiras noites com interrupções constantes do sono para alimentar o bebê. Naturalmente, todos nós gostaríamos de dormir direto, mas a forma como os bebês e as crianças dormem muda conforme crescem.

Como essa mudança no sono infantil acontece? Quantas horas os bebês e crianças devem dormir? Vamos responder a essas perguntas nas linhas a seguir.

O sono dos bebês evolui conforme crescem

Para começar, devemos dizer que o sono é evolutivo, ou seja, vai mudando de acordo com a idade da criança. Os bebês de 0 a 4 meses precisam aprender a dormir e, por isso, um bebê de 3 meses não consegue dormir da mesma forma que uma criança de 7 anos. Cada um tem necessidades diferentes e, portanto, seu sono também não pode ser igual.

Os ritmos circadianos são responsáveis ​​por controlar o sono, indicando a quantidade do hormônio que nos relaxa (melatonina) e do hormônio do estresse (cortisol) que devemos secretar. Esses ritmos são regulados pela alternância do dia e da noite, e também são fundamentais para a regeneração celular, a atividade cerebral, entre outras coisas.

o sono dos bebês

Nos bebês com menos de 4 meses, os ritmos circadianos ainda não funcionam, já que são regulados pela luz solar. Além disso, os bebês ainda não distinguem quando é dia e quando é noite. Portanto, eles não têm padrões de sono para ajudá-los a dormir, visto que estes vão se desenvolver posteriormente.

Como é o sono dos bebês durante os primeiros meses?

Os bebês entre 0 e 4 meses dormem e acordam de acordo com outras necessidades como, por exemplo, porque estão com fome ou sede, ou porque se sentem desconfortáveis. Assim, seus ciclos de sono geralmente duram cerca de 40 ou 50 minutos.

É a partir dos ​​4 meses que o sono começa a seguir os ritmos circadianos e passa por suas cinco fases: uma fase REM e quatro não-REM. Agora, os ciclos podem durar de 90 a 120 minutos.

É nesse momento que temos que estabelecer os padrões de sono que queremos ensinar aos bebês para dormir. A partir desse momento, as horas de sono de que a criança precisa diariamente vão diminuindo aos poucos conforme ela vai crescendo.

Quantas horas uma criança deve dormir de acordo com sua idade?

Assim como acontece com os adultos, quando uma criança não dorme pelo tempo necessário, ela se sente mais irritada, tem falta de concentração e seu desempenho em qualquer tarefa será prejudicado.

Então, como pais, podemos nos perguntar quantas horas os filhos devem dormir conforme forem crescendo. Por isso, vamos tentar responder a essa questão levando em consideração as informações fornecidas pela Associação Americana de Pediatria.

O sono dos bebês recém-nascidos

Os recém-nascidos precisam de muitas horas de sono por dia, pois ainda têm muito a desenvolver. Isso significa que eles podem dormir 7 horas ou mais, tanto durante o dia quanto durante a noite.

O sono dos bebês entre os 4 e os 12 meses

Durante essas idades, os bebês precisam de 12 a 16 horas de sono por dia.

  • Dos 4 aos 5 meses, 4 horas de sono durante o dia (divididas em 3 cochilos).
  • A partir dos 6 meses, 3 horas durante o dia (2 cochilos diários).

O sono dos bebês de 1 a 2 anos.

Incluindo os cochilos, os bebês de 1 a 2 anos precisam de 11 a 14 horas de sono. Já nessa idade, o número de cochilos é reduzido para um por dia, o que significa que precisariam de 1,5 a 2 horas de sono durante o dia.

Dos 3 aos 5 anos

As crianças entre 3 e os 5 anos precisam de 10 a 13 horas de sono com um cochilo diário.

Dos 6 aos 12 anos

Durante essas idades, o sono é reduzido para 9 a 12 horas por dia, dependendo de cada criança.

o sono dos bebês

Na adolescência

Os adolescentes precisam de 8 a 10 horas de sono por dia. Embora nessas idades seja mais difícil controlar o tempo que os nossos filhos dormem, é importante explicar a necessidade e a importância para a saúde física e mental de dormir essa quantidade de horas.

Dicas para melhorar o sono das crianças

Para que as crianças tenham um bom descanso, é importante estabelecer alguns hábitos de sono, o que devemos fazer a partir dos 4 meses, pois é quando o sono começa a se regular.  Vamos ver algumas dicas para que os nossos filhos consigam dormir melhor.

Estabelecer alguns rituais para a hora de dormir

Se repetirmos a mesma rotina antes de colocar as crianças na cama, elas começarão a relaxar e se preparar para dormir. Um exemplo de rotina seria tomar banho antes do jantar, jantar, ler uma história e dormir.

Definir horários

Isso é importante. Devemos acostumar as crianças a ir para a cama e acordar no mesmo horário. Dessa forma, também vamos ajudá-las a dormir a quantidade de horas necessárias de acordo com sua idade.

Não usar televisão, tablet ou celular antes de dormir

A luz das telas ativa o cérebro das crianças e impede que relaxem. Portanto, devemos evitá-las de qualquer forma e, em vez de usá-las, podemos conversar em família ou ler um livro.

Deixar o quarto com condições adequadas para o sono

O quarto deve ter condições adequadas para dormir, tais como temperatura correta, boa ventilação, umidade adequada (principalmente se tivermos aquecimento), ausência de ruído, etc.

Em suma, como você pode ver, o sono dos bebês muda conforme eles vão crescendo, pois suas necessidades se tornam diferentes à medida que ficam maiores.

Essas dicas podem ajudar você a estabelecer um padrão de sono adequado para os seus filhos. Agora você já sabe o quanto é importante que as crianças durmam a quantidade de horas necessárias para que tenham uma boa saúde física e mental. Então, todos para a cama!

  • Arboledas, G. P. (2010). Bases fisiológicas y anatómicas del sueño. Evolución del sueño en la infancia y adolescencia. Clasificación internacional de los trastornos del sueño. Hábitos de sueño de la población española. Pediatría integral, 691.
  • Rana, M., Riffo Allende, C., Mesa Latorre, T., Rosso Astorga, K., & Torres, A. (2019). Sueño en los niňos: fisiología y actualización de los últimos conocimientos. MEDICINA (Buenos Aires), 79(Supl III), 25-28.
  • Healthy Children. (n.d.). Los buenos hábitos del sueño: ¿cuántas horas de sueño necesita su niño? Asociación Americana de Pediatría.
    https://www.healthychildren.org/Spanish/healthy-living/sleep/Paginas/healthy-sleep-habits-how-many-hours-does-your-child-need.aspx