A importância de ler uma história antes de dormir

· 27 de janeiro de 2019
Você cultivou no seu filho o hábito de ler uma história antes de cada noite de sono? Vamos te contar os benefícios desse ótimo costume.

Muito mais do que cultivar um hábito, o que fazemos quando colocamos nossos filhos na cama e lemos uma história antes de dormir é oferecer a eles uma estrutura segura e estável.

Assim, fazemos com que eles se sintam importantes, também favorecemos a autoestima e lhes damos as ferramentas necessárias para enfrentar as situações do dia a dia.

Ler uma história para as crianças antes de dormir é uma das rotinas que incorporamos quase de forma automática. Elas adoram esse momento que nos faz sentir conectados e vinculados, criando, assim, um espaço íntimo para encerrar um dia agitado.

Você vai ficar surpreso em saber que esse simples gesto é um dos mais importantes que você pode ter em relação às crianças, principalmente nas idades entre os 2 e 4 anos.

Nesse estágio, as crianças precisam se sentir seguras devido à quantidade de medos que enfrentam. E a história antes de dormir é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Porque ler uma história antes de dormir é um hábito saudável

A rotina

As crianças precisam de rotinas, principalmente porque isso lhes dá segurança. Elas estão conhecendo o mundo e tudo muda constantemente. Portanto, quando conseguem se antecipar ao que vai acontecer, elas relaxam.

Depois de brincar vem o banho, o jantar, lavar as mãos, escovar os dentes, a história antes de dormir e o sono. Esses rituais permitem que elas relaxem e durmam melhor.

Ler histórias antes de dormir é um hábito saudável

Elas se sentem amadas

O simples fato de você reservar um tempo exclusivo para ficar com elas é muito enriquecedor para ambos. Por isso, é importante que você esqueça o seu celular ou todas as tarefas pendentes que você tiver durante os minutos em que for passar com elas.

Ouvir a sua voz, sentir você por perto e observar a entonação que você dá para cada parte da história faz com que a criança se sinta abraçada, amada e importante.

Sem dúvida, ler uma história antes de dormir é a melhor maneira de dar o toque final a um dia cheio de aventuras.

Ajuda a processar as experiências

Ao longo do dia, as crianças enfrentam muitas situações novas para elas. Talvez tenham brigado com um dos seus amigos na escola ou se sentiram incomodadas por não entender o que a professora disse, entre muitas outras situações possíveis.

Seu pequeno mundo cresce a cada segundo, mas isso nem sempre é fácil de assimilar ou digerir.

Por isso, quando ouvem uma história, elas podem se ver refletidas nela, identificando, assim, alguns de seus medos e inseguranças e aprendendo com o protagonista sobre as ferramentas para enfrentá-los.

Daí a importância de escolher histórias apropriadas ao nível de maturidade da criança. Além da idade, cada criança se desenvolve de uma maneira muito diferente e é necessário respeitar isso. As histórias, portanto, devem ser capazes de transmitir mensagens claras e positivas de uma maneira simples.

Não é necessário que você fique explicando o que está acontecendo. Confie nas crianças e elas vão absorver a parte da história de que precisam a cada momento. Isso pode até mesmo ser terapêutico. Nesse sentido, você nunca deve forçar aquilo que estiverem assimilando do seu ambiente.

Um reforço cognitivo

Embora seja um momento mais ligado à parte emocional e ao relaxamento, ouvir uma história antes de dormir sempre vai fazer com que conheçam palavras novas, formas de expressão e vai favorecer o crescimento de suas habilidades linguísticas.

Além disso, você vai trabalhar a capacidade da criança de manter a atenção, de seguir o fio de uma história e de compreendê-la do início ao fim, ao mesmo tempo que dá asas à imaginação.

“Ler uma história para as crianças antes de dormir é uma das rotinas que incorporamos quase de forma automática. Elas adoram esse momento que nos faz sentir conectados e vinculados”

É relaxante

Uma boa história é a maneira ideal de encerrar o dia. As crianças associam esse momento com a hora de dormir e começam a diminuir a sua agitação naturalmente.

Escolha histórias com um final feliz. Além disso, faça com que sua voz seja suave, tente diminuir a intensidade da luz e sempre faça isso com elas na cama. Você vai ver que, dessa forma, é muito mais fácil incorporar hábitos de sono saudáveis.

Sempre a mesma história!

Não se surpreenda se seu filho te pedir para ler a mesma história antes de dormir várias vezes. Como dissemos, as crianças se sentem em paz e seguras quando são capazes de se antecipar, de saber o que vai acontecer.

Conhecer todas as palavras que você vai dizer ajuda a colocar as suas mentes em ordem, bem como tudo o que aconteceu ao longo do dia.

Além disso, a maneira como aprendemos é através da repetição. As crianças descobrem algo novo em cada uma das vezes em que você lê essa história. Dessa forma, vão integrando novas palavras, experiências e revivendo a emoção que sentiram na primeira vez que a ouviram.

Mulher lendo uma história antes de dormir para uma menina

Não se esqueça dos limites

Nossos filhos precisam se sentir amados e protegidos. Os limites, por sua vez, são a forma como eles percebem que os amamos e que estamos cuidando deles porque ainda não sabem do que precisam a cada momento.

Por isso, se você tiver dito que iria contar apenas uma história, respeite esse acordo. Dessa forma, você está lhes ensinando a manter a palavra e também que eles podem confiar que, quando você diz alguma coisa, você cumpre.

  • Maia, J., Veríssimo, M., Ferreira, B., Monteiro, L., & Antunes, M. (2011). Representações de vinculação na infância: Competência verbal, estabilidade e mudança. Analise Psicologica. https://doi.org/10.14417/AP.70
  • Freire, V. R. B. P., Silva, S. S. da C., Pontes, F. A. R., Borges, J. de A. R., & Moura, M. L. S. de. (2013). Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000200005