Como tirar a chupeta do bebê?
A primeira coisa que você deve saber ao tirar a chupeta do bebê é que não existe uma fórmula perfeita. No entanto, a seguir vamos oferecer algumas dicas que ajudarão a facilitar essa transição tão significativa para o pequeno.
Se você estiver pensando tirar a chupeta do bebê, planeje com antecedência e garanta que não coincida com outro grande evento, como uma mudança ou o nascimento de um novo irmão, por exemplo. É recomendável passar por grandes eventos um de cada vez pois ajuda a minimizar o estresse da criança.
Sem dúvida alguma, quanto mais cedo você decidir tirar a chupeta do bebê, mais fácil vai ser. Não se esqueça que depois dos 12 meses, o bebê ficará cada vez mais relutante em mudar certos hábitos.
Como qualquer outro vício, a dependência do bebê em relação à chupeta pode ser tratada de melhor forma se for aos poucos. Isso pode tornar o processo um pouco mais fácil, tanto para você quanto para a criança.
Se as primeiras tentativas de tirar a chupeta do bebê não forem bem-sucedidas, não entre em pânico, não fique nervosa, nem imponha uma pressão desnecessária sobre o pequeno. Lembre-se de que essa situação não é um reflexo de suas habilidades como mãe.
Quando for a hora certa, você vai conseguir. Enquanto isso, tente relaxar afinal existem vícios piores. A seguir vamos dar algumas dicas para ajudar nessa tarefa.
Dicas para tirar a chupeta do bebê
Aqui estão alguns conselhos que vão ajudar na hora de tirar a chupeta do bebê. Temos de certeza que você vai conseguir!
1. Use a imaginação
A infância é uma época mágica e, portanto, pode ser o momento perfeito para usar a imaginação para tirar a chupeta do bebê. Aproveitando essa fase, você pode pensar em estratégias muito eficazes e divertidas para pôr um fim nesse hábito.
Por exemplo, você pode dizer à criança que a fada mágica vem à noite para recolher as chupetas e deixa uma lembrancinha em troca. Essa história vai incentivar os pequenos a querer fazer a troca, além de trabalhar a sua imaginação.
2. Reduza progressivamente o tempo de uso da chupeta
Em segundo lugar, se você não quiser simplesmente tirar a chupeta de forma repentina, recomendamos que tente reduzir seu uso aos poucos. Por exemplo, você pode começar dando a chupeta apenas no momento dos cochilos ou na hora de dormir.
Depois de algumas semanas, você pode começar a parar de oferecer a chupeta na hora dos cochilos. Uma vez que a criança se acostumar a cochilar sem a necessidade dela, é o momento ideal para também aplicar essa tática na hora de dormir.
Outra opção é manter a chupeta escondida no bolso e aumentar o tempo antes de dar a chupeta. Se você perceber que a criança não fica chateada, ofereça um brinquedo ou apoie com outros gestos.
Quanto mais cedo você decidir tirar a chupeta da criança, mais fácil será. Após os 12 meses, o bebê ficará cada vez mais relutante em mudar certos hábitos.
3. Tente acalmar o bebê de outras maneiras
É provável que, durante as primeiras vezes que você tirar a chupeta do bebê, vai ser preciso acalmá-lo de outras maneiras. Você pode fazer isso pegando no colo e ninando, realizando uma massagem suave ou cantando.
O objetivo é claro: aliviar o estresse e ajudar o bebê a se acalmar sem usar a chupeta. Da mesma forma, você pode usar mantas bem macias ou um bichinho de pelúcia. Esses métodos funcionarão com certeza!
4. Comunique a decisão a todas as pessoas que cuidam do bebê
Finalmente, se você quiser tirar a chupeta do bebê, é importante que todos os cuidadores ou pessoas que tenham contato com o bebê saibam de seus planos. Isso significa que, em casa ou no berçário, o procedimento deve ser o mesmo para não confundir a criança.
Por fim, lembre-se de que os conselhos acima podem ajudar a tirar a chupeta do bebê. No entanto, cada criança é diferente e nem todos os métodos funcionam para todos os bebês.
Certamente, o que é necessário em todos os casos é paciência e determinação. Portanto, não se preocupe demais. Com essa lista de dicas você vai conseguir!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación Española de Pediatría. Uso del chupete y lactancia materna. 2011. Disponible en: https://www.aeped.es/comite-lactancia-materna/documentos/uso-chupete-y-lactancia-materna
- Álvarez Hernández, C., Barcia Varas, J., Pavez Gallegos, N., & Zúñiga Delgado, C. (2015). Descripción de reflejos orofaciales, succión nutritiva y no nutritiva en lactantes prematuros extremos de 3 y 6 meses de edad corregida. http://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/138230/Álvarez%20Barcia%20Pavez%20Zúñiga.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Diaz Coronado, V. N. (2018). EFICACIA DEL USO DEL CHUPETE EN LA DISMINUCIÓN DE LA MUERTE SÚBITA EN LACTANTES. http://repositorio.uwiener.edu.pe/bitstream/handle/123456789/2026/ESPECIALIDAD%20-%20Diaz%20Coronado%2c%20Vilma%20Nerida.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Asociación Española de Pediatría. (n.d.). Chupere. https://enfamilia.aeped.es/edades-etapas/chupete
- Varas, V. F., & Gil, B. G. (2012, December). Hábito de succión del chupete y alteraciones dentarias asociadas. Importancia del diagnóstico precoz. In Anales de Pediatría (Vol. 77, No. 6, pp. 374-380). Elsevier Doyma. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwir6Ijqxv_rAhUF2uAKHd25C2MQFjACegQIBRAB&url=https%3A%2F%2Fwww.analesdepediatria.org%2Findex.php%3Fp%3Drevista%26tipo%3Dpdf-simple%26pii%3DS1695403312001518&usg=AOvVaw34bQh3N6vKYwbb2nh6idzq
- Sánchez, L. M., González, E. D., Florensa, S. G. T., & Marti, J. G. (2000, January). Uso del chupete: beneficios y riesgos. In Anales de Pediatría (Vol. 53, No. 6, pp. 580-585). Elsevier Doyma. https://www.analesdepediatria.org/es-pdf-S1695403300775023