Conhecendo o cérebro das crianças superdotadas

3 de março de 2018
As crianças superdotadas se caracterizam por tirar excelentes notas e aprender rapidamente, sem muita ajuda. No entanto, essas características não as tornam mais inteligentes que outras crianças.

A maioria dos pais consideram que seus filhos são superdotados, mas a verdade é que nem todas as crianças são assim. Existem diferentes protótipos sociais ou crenças sobre as crianças superdotadas. Então, vale a pena perguntar: hoje é possível saber o que acontece no cérebro das crianças superdotadas?

Como funciona o cérebro das crianças superdotadas?

Acredita-se que aos seis anos de idade o cérebro das crianças superdotadas já tem o mesmo coeficiente intelectual que terá uma pessoa de trinta anos ou mais. Também estima-se que seu cérebro funciona mais rápido.

Por outro lado, algumas pesquisas sugerem que o córtex cerebral de uma criança superdotada cresce de forma mais lenta do que a de uma criança normal. Dessa forma, numa criança superdotada, ele chegaria ao seu tamanho máximo aos onze, em vez de aos seis anos de idade.

Isso implica que o cérebro de uma criança superdotada cresce durante um período de tempo mais prolongado. No entanto, os processos físicos que influenciam no cérebro de um superdotado continuam sendo um mistério.

“Acredita-se que aos seis anos de idade o cérebro das crianças superdotadas já tenha o mesmo coeficiente intelectual que terá um de trinta”

Considerações importantes sobre as crianças superdotadas

Alguns exames mostraram que os neurônios de uma criança superdotada tem um número maior de conexões com a região da memória e a de resolução de problemas.

Alguns pesquisadores chegaram à conclusão de que o cérebro das crianças superdotadas é mais maleável. Ou seja, pode se adaptar facilmente.

Conhecendo o cérebro das crianças superdotadas

Outros estudos atribuem a inteligência à genética. Por isso, se uma criança é superdotada, frequentemente outros familiares também podem ser.

Algumas teorias chegam a relacionar o coeficiente intelectual a determinado número, dando a entender que a inteligência tem a ver com esse número. No entanto, o coeficiente intelectual não é tudo. Também é necessário reconhecer que não é a mesma coisa uma criança ser inteligente ou precoce e ser uma criança superdotada.

Posso saber se meu filho é superdotado?

Como já mencionamos, a inteligência não é o único fator que se deve levar em consideração para identificar uma pessoa superdotada. Frequentemente, outras qualidades também estão presentes: a criatividade, a persistência e a motivação.

Principais características das crianças superdotadas

Saber se uma criança é superdotada nem sempre é fácil, mesmo para os pais. Sendo observadores, os pais podem perceber alguns sinais nos seus filhos que os ajudam a distingui-los como superdotados:

  • São muito criativos e muito originais. Não apenas nas atividades artísticas ou plásticas, mas também em brincadeiras, ideais e métodos.
  • Possuem um vocabulário extenso. Suas primeiras frases completas aparecem quando outras crianças da mesma idade apenas falam palavras. Além disso, conseguem dominar facilmente vários idiomas.
  • Possuem uma memória fantástica, conseguido se lembrar muito bem do que aprendem.
  • Têm boa capacidade de atenção e se concentram com facilidade.
  • São bastante inquietos. Por isso, em muitos casos, costuma-se confundir com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. No entanto, o que acontece é que para eles as aulas são extremamente tediosas e lentas já que aprendem mais rápido.
  • Sentem-se atraídos precocemente por temas sociais e morais. São sensíveis às desigualdades e às injustiças. Eles se preocupam com as guerras, a contaminação, a violência doméstica e outros problemas sociais.
  • Geralmente são bastante empáticos.
Conhecendo o cérebro das crianças superdotadas

Recomendações específicas que você precisa saber

É preciso destacar que se o cérebro das crianças superdotadas não receber o estímulo necessário, não chegará a se desenvolver da maneira correta e pode chegar a passar despercebido.

Definitivamente, não existe nenhuma fórmula exata para detectar se seu filho é superdotado ou não. Na verdade, os mesmos especialistas no assunto não sabem tudo o que acontece especificamente no cérebro das crianças superdotadas.

“Para as crianças superdotadas as classes são extremamente tediosas e lentas já que aprendem mais rápido”

Por outro lado, as características já mencionadas não são as únicas maneiras de determinar se uma criança é superdotada ou não. Para isso, é necessário que os pais recorram a profissionais em caso de suspeitar que a criança é superdotada.

O que fica claro é que as crianças superdotadas precisam de todo o carinho, apoio e compreensão que os pais puderem dar. Assim, você poderá ajudar seu filho a ter uma infância feliz.

Recomendados para você