Como criar um adequado hábito de estudo em seu filho

· 31 de outubro de 2017

Um dos desafios que cada criança deve enfrentar é o dever de casa. Ainda que a capacidade de resposta dependa até certo ponto da criança, o mais importante é criar um hábito de estudo apropriado desde uma idade precoce.

Na continuação deste artigo ensinaremos algumas formas para conseguir isso. Trata-se de transformar a responsabilidade em hábito. Pouco a pouco, a criança assumirá o momento das tarefas com naturalidade.

Um hábito de estudo correto: um desafio que pode ser alcançado.

A educação das crianças é um dos pontos sensíveis em seus lares. Em muitos casos, pensar em como gerar neles a responsabilidade de estudar se torna um verdadeiro desafio. É por isso que é importante incorporar certos comportamentos gradualmente, dependendo da fase escolar e da idade da criança.

De acordo com os dados do Eurostat 2016, a Espanha é o país da UE com a maior taxa de abandono escolar (20%). Um a cada cinco jovens abandonam a escola depois de finalizar o ESO.

Entre outros fatores, o mau rendimento e o fracasso escolar levam muitos jovens a abandonar a escola. Acompanhá-los nos primeiros anos e ajudá-los a incorporar ferramentas e comportamentos para estudar, pode reverter parcialmente essa tendência.

Criar um hábito de estudo adequado está relacionado principalmente com o trabalho. Para isso, devemos controlar uma série de elementos como, planejamento ou organização, a concentração, a compreensão, e o aprendizado de boas técnicas de estudo.

Trabalhando o planejamento

O tempo ideal

É importante que a criança integre gradualmente a rotina do estudo em sua vida diária. Deve começar dedicando de 20 a 30 minutos às tarefas da escola. A cada estágio cumprido, deverão ser incorporados 10 minutos a mais.

menino lendo um livro na sacada de sua casa

Momento do dia

Outro ponto relevante é encontrar o momento considerado adequado para se sentar para estudar. Muitos profissionais aconselham que o tempo de estudo seja realizado exatamente ao retornar da escola, para aproveitar o embalo que eles trazem.

No entanto, dependendo da criança, pode ser melhor deixá-la primeiro aproveitar um momento para relaxar e brincar. A chave é respeitar o momento à cada dia e, assim, transformá-lo em um hábito de estudo correto.

A importância da organização

À medida que a criança progride no nível de dificuldade e na quantidade de estudo, há mais opções. As ferramentas fornecidas pela Internet podem ser usadas para tornar o tempo mais eficiente. Os calendários, as agendas, e os blocos de notas são ferramentas úteis para planejar as tarefas, encontrar e anotar informações e realizar outras atividades.

Alcançar a concentração

O ambiente e o entorno são fundamentais. O ideal é dispor um espaço da casa para as tarefas escolares. Dessa forma, serão evitadas distrações ligadas às atividades domésticas. Fornecer a eles os elementos necessários, e trabalhar em um clima de silêncio é primordial. Assim como cuidar da ordem e da limpeza do espaço, e dos materiais escolares.

Além de evitar as distrações que podem ser causadas por celulares, televisão, videogames, e outros brinquedos é importante distribuir os horários. Para as crianças mais inquietas é muito útil combinar minutos dedicados exclusivamente ao estudo com outros de pausa e descanso. Desta forma, consegue-se um maior rendimento.

Ferramentas para entender

Dependendo da idade é importante que as crianças incorporem certas ferramentas que as ajudem a adotar um hábito de estudo eficaz. Estes se tornarão aliados perfeitos para os estágios mais avançados.

menina fazendo sua tarefa escolar

Em primeiro lugar, podemos lhes ensinar o seguinte:

  • Ler de forma compreensiva: uma leitura perfeita é inútil se você não entender o que leu. Para criar o hábito de leitura e ajudar na sua compreensão podemos, a princípio, ler junto com as crianças e ir fazendo perguntas sobre o texto.
  • Sublinhar e diagramar: ambos os recursos são úteis para a compreensão e estudo. Ensinar-lhes a descobrir as principais idéias para que depois as sublinhe e os guie na realização de diagramas com as palavras-chave relacionadas, são excelentes opções.
  • Utilizar técnicas de estudo: compreender o sentido dos textos, identificar as idéias principais e realizar diagramas e resumos para visualizar suas relações, é o método perfeito para elaborar depois, resumos que unam os conteúdos básicos. Tudo isso torna o estudo muito mais simples.

Atualmente, ninguém coloca em causa a importância da educação. Nesse sentido, as primeiras etapas da vida escolar são chaves para que nossos filhos assumam o estudo naturalmente. Sempre devemos lembrar que a constância, o conhecimento mútuo e o trabalho diário são aspectos fundamentais para alcançar um hábito de estudo favorável.