As crianças e as balas de goma

07 Dezembro, 2019
As crianças e as balas de goma sempre estão relacionadas, já que elas se atraem pelas cores e pelos aromas. No entanto, o seu consumo excessivo pode ser prejudicial. Estar atento a isso pode evitar dificuldades posteriores.
 

Tanto adultos quanto crianças adoram saborear deliciosos doces a qualquer hora do dia. Eles podem ser encontrados em qualquer loja ou supermercado a preços realmente acessíveis e em uma infinidade de variedades. No entanto, as balas de goma, mais especificamente, são alimentos que não têm valor nutricional.

É essencial conhecer as desvantagens de oferecer esses produtos às crianças porque, se não fizermos isso, podemos colocar em risco a sua saúde ou ainda prejudicá-la consideravelmente.

Devemos nos lembrar que tanto uma boa nutrição quanto a adoção de bons hábitos alimentares durante a infância garantirão que, no dia de amanhã, a criança se torne um adulto saudável e forte.

Consequências do excesso de balas de goma

Quando nos referimos a balas de goma, doces ou guloseimas, no geral, estamos falando de produtos feitos com grandes quantidades de açúcares e outras substâncias artificiais que não fornecem nada de bom para o corpo.

Embora pareçam inofensivas, muitas delas são realmente prejudicial para a saúde de qualquer pessoa. Algumas das consequências do seu consumo elevado são as seguintes:

Problemas dentários

O açúcar tem o seguinte efeito na boca: quando consumido em grandes quantidades, um ácido que ataca o esmalte dos dentes é liberado, causando sérios problemas que vão além das cáries. Por isso, a necessidade de tratamentos dentários aumenta.

Efeitos psicológicos

Quando não há controle sobre a quantidade ou a hora de consumir as balas de goma, muitas crianças não conseguem desenvolver um padrão de consumo saudável.

 

Como consequência, no futuro, será difícil que vivam sem a satisfação imediata de adquirir algo que elas queiram, como as balas de goma, por exemplo, ou ainda outras substâncias nocivas à saúde, tais como drogas e álcool.

Consequências do excesso de balas de goma

Distúrbios estomacais

A combinação de açúcar, corantes e conservantes químicos, juntamente com gorduras de origem animal, pode causar cólicas, vômitos ou diarreia. Tendo em vista que não fazem parte de uma dieta saudável, o consumo frequente pode causar complicações gástricas.

Obesidade infantil

O consumo indiscriminado de balas de goma e alimentos pouco saudáveis, geralmente, leva a problemas como a obesidade. Nesses casos, mesmo que a criança tenha excesso de peso, ela pode sofrer de desnutrição, o que requer intervenção médica imediata.

Outra consequência pode ser o apetite diminuído, que priva o corpo dos nutrientes fornecidos pelos alimentos. Além disso, há uma maior propensão a sofrer de diabetes, colesterol alto e problemas de pele ou alergias.

Como reduzir o consumo de balas de goma na infância?

Sendo um dos produtos mais atraentes pelo seu aroma, cor e sabor, é quase impossível eliminá-las completamente da dieta da criança. No entanto, complemente essa batalha com as seguintes recomendações:

 

Chegar a um acordo com a criança

Você pode explicar a ela o motivo pelo qual consumir balas de goma em excesso pode ser prejudicial à saúde. Assim, embora possam ser consumidas, é preferível deixá-las para datas especiais. Além disso, você deve ensiná-las a sempre escovar os dentes depois de consumir esse tipo de doce para evitar problemas dentários.

Escolher as balas de goma mais adequadas

Outra recomendação para reduzir seu consumo é selecionar aquelas que são embalados em pequenas porções. Em geral, elas passam por um maior controle comercial, de tal forma que podem ser menos prejudiciais.

Outras maneiras de escolher as balas de goma mais adequadas podem ser:

  • Selecionar aquelas de cores claras ou pálidas, pois contêm menor quantidade de corantes.
  • Diversificá-las incluindo outros lanches saudáveis, como, por exemplo, frutas, oleaginosas, sementes, chocolates, entre outros.
  • Optar pelas balas de goma simples.
reduzir o consumo de balas de goma na infância

Lembre-se de dar o exemplo e evitar beliscar doces ou balas de goma ao longo do dia. Desta forma, será mais fácil para a criança se ajustar à norma.

Prepare-as em casa

Se você acha que o seu filho merece um doce, prepare-o em casa da seguinte maneira:

 
  • Escolha o suco de sua preferência: pode ser de morango, limão, laranja, entre outros e misture com gelatina em pó sem sabor.
  • Você pode optar por uma gelatina de algum sabor específico.
  • Para fazer formatos atrativos, use moldes de acordo com as figuras favoritas da criança.
  • Unte o recipiente e adicione a mistura homogênea.
  • Deixe descansar até que solidifique, por volta de 10 horas, e adicione açúcar a gosto.

Com essa receita, é possível saborear um doce em família em uma ocasião especial sem recorrer aos agentes nocivos dos conservantes químicos. Em conclusão, as crianças e as balas de goma podem ter um relacionamento saudável desde que haja moderação. Adie o seu consumo ao máximo e faça com que o seu filho seja saudável.