Um curta para promover a leitura em crianças

04 Setembro, 2020
Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore é o nome de um belo curta que permite promover a leitura em crianças.

A leitura é essencial para o desenvolvimento e a educação de todas as pessoas, mas é especialmente importante para as crianças porque, através dessa atividade, aprendemos e aprimoramos diversas habilidades cognitivas, tais como reflexão, análise, observação, atenção, criatividade, etc. Assim, é recomendável promover a leitura em crianças desde cedo.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar um maravilhoso curta de animação de aproximadamente 15 minutos que nos permite refletir sobre a importância e o valor dos livros e da leitura em nossas vidas.

O nome desse curta-metragem é Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore. Esse pequeno filme dirigido por William Joyce e Brandon Oldenburg , lançado em 2011, ganhou vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2012. O que você está esperando para assistir? Clique aqui e curta esse lindo filme!

A importância de promover a leitura em crianças

As crianças que leem com frequência costumam ser mais independentes, ter pensamentos mais ricos e diversos, menos preconceitos, mais respeitos e uma maior capacidade de assimilar informações e conhecimentos. Portanto, é possível dizer que a leitura é muito benéfica para o desenvolvimento dos pequenos.

Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore
© Moonbot Studios

Para criar filhos interessados ​​na leitura, o trabalho dos pais é essencial, pois eles devem ser modelos de comportamento e um exemplo a ser seguido. Portanto, para formar bons leitores, é importante oferecer, dentro de casa, várias oportunidades para a leitura de histórias e livros com a família, de modo que as crianças cresçam com certos hábitos relacionados ao ato de ler.

Nesse sentido, é importante destacar que não se trata de forçá-las, e sim de incentivá-las a descobrir todas as histórias e aventuras que existem por trás dos livros e que podem ser vividas através dos diversos personagens.

“O verbo ler, como o verbo amar e o verbo sonhar, não suporta o modo imperativo. A leitura deve ser uma das formas de felicidade e não se pode obrigar ninguém a ser feliz”.

-Jorge Luis Borges-

O curta-metragem Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore nos permite refletir sobre tudo isso.

Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore

Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore é um curta de animação mudo. Mas, apesar de não ter nenhum tipo de diálogo ou narração, é inevitável a atenção do espectador o tempo todo, pois tanto a história quanto as imagens e o acompanhamento musical são de alta qualidade.

Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore
© Moonbot Studios

Esse curta-metragem comovente e bem-humorado é protagonizado pelo Senhor Morris Lessmore, um amante dos livros e das histórias que eles contam. Um dia, esse homem se vê envolvido por um grande furacão que o transporta para outro mundo, um mundo cinzento e desolador.

Felizmente, nesse lugar, ele conhece uma mulher que viaja pelo céu com a ajuda de um grupo de livros voadores. A mulher entrega um livro para ele, que o leva até uma biblioteca mágica cheia de livros que parecem ter vida própria. A partir desse momento, ele começa a conviver com esses livros e passa os seus dias lendo, arrumando e escrevendo sua própria obra, até ficar idoso.

Quando o homem consegue terminar de escrever seu livro, ele decide deixar a biblioteca mágica e voa para longe, conduzido por um grupo de livros voadores, da mesma forma que a mulher que ele tinha visto anos atrás. Mas a história não termina aqui. Surge uma menina que entra na biblioteca e encontra o livro escrito pelo Senhor Morris Lessmore! Assim, a história volta a se repetir, embora dessa vez nas mãos de uma menina.