Por que as técnicas de estudo são importantes?

21 de novembro de 2019
O segredo para se tornar um aluno eficiente é aprender a estudar de maneira inteligente, e não estudar mais.

O fato de um aluno ter boas técnicas de estudo é muito importante para que ele possa aprender com eficiência. Isso é mais importante e mais fácil de ser verificado à medida que se progride nos níveis educacionais. Uma ou duas horas de estudo por dia, geralmente, são o suficiente para concluir o ensino médio com boas notas.

É necessário adquirir boas técnicas de estudo durante os ciclos anteriores ao ensino universitário. Uma vez iniciados os estudos universitários, não há mais tempo para começar a criar esse hábito e, assim, estudar de forma inteligente.

Alunos bem-sucedidos e as técnicas de estudo

Embora seja verdade que alguns alunos possam passar pelo ensino fundamental com o mínimo de esforço, geralmente são exceções. A grande maioria dos alunos bem-sucedidos têm bons resultados desenvolvendo e aplicando técnicas de estudo que sejam eficientes.

“As pesquisas sobre a memória trazem várias sugestões importantes sobre as maneiras mais eficazes de estudar. Uma das dicas mais importantes é a de que os alunos devem estudar testando a si mesmos em vez de apenas ler o material.”

-Robert Bjork e Nate Kornell, Psychonomic Bulletin and Review-

as técnicas de estudo

Mas é importante lembrar que, antes de desenvolver um plano para incutir boas técnicas de estudo para um aluno, é importante entender o estilo de aprendizagem que esse aluno possui. Assim, poderemos orientá-lo no desenvolvimento de boas técnicas de estudo.

As melhores técnicas de estudo

Compilamos as melhores técnicas de estudo que geralmente são usadas ​​pelos alunos que obtêm grande sucesso acadêmico graças a elas. É importante trabalhar para desenvolver cada uma das técnicas que vamos apresentar a seguir.

As notas vão ser mais altas, o conhecimento vai aumentar e a capacidade de assimilar informações vai melhorar.

Não tente aprender tudo de uma vez só

Os alunos bem-sucedidos geralmente dividem os exercícios e as sessões de estudo em curtos períodos de tempo. Eles não tentam assimilar todo o conteúdo que desejam aprender em uma ou duas sessões. Assim, é importante tentar manter períodos de estudo curtos e regulares.

É necessário planejar o momento de estudar

É importante programar e definir horários específicos durante a semana para estudar. Então, o cronograma criado deve ser respeitado. Os alunos que estudam esporadicamente e de forma caprichosa não alcançam os mesmos objetivos que aqueles que têm um horário de estudo fixo.

Mesmo estando com os estudos em dia, é importante criar uma rotina semanal e reservar um período de tempo durante alguns dias por semana para analisar o progresso. Isso garante que o hábito de estudar será desenvolvido, permitindo, assim, o sucesso na educação.

É importante estudar todos os dias na mesma hora como técnica de estudo

Além de ser importante planejar os dias de estudo, também é importante criar uma rotina de estudos diária e consistente. Ao estudar no mesmo horário todos os dias e em todas as semanas, o estudo se tornará uma parte regular do dia a dia.

A preparação e a disposição mental e emocional serão maiores para cada sessão de estudo. Caso seja necessário alterar a programação por causa de algum imprevisto, não há nenhum problema, mas é necessário tentar retornar à rotina o mais rápido possível.

estudar todos os dias à mesma hora

Cada sessão de estudo deve ter um objetivo específico

Estudar sem objetivos específicos não é eficaz. É necessário saber exatamente o que se deseja alcançar durante cada sessão. Antes de começar a estudar, seria necessário estabelecer uma meta para a sessão de estudo que esteja de acordo com a meta acadêmica geral.

A matéria mais difícil deve ser estudada primeiro

A tarefa ou matéria mais difícil exigirá o maior esforço e a maior energia mental. Por isso, é necessário começar por ela. Uma vez que a tarefa mais difícil tiver sido concluída, será muito mais fácil concluir o restante.

Técnicas de estudo: as distrações durante o estudo devem desaparecer

As distrações enquanto você estuda fazem com que você perca o fio da meada e podem fazer com que a capacidade de concentração não apareça. Como resultado, estudar se torna ineficiente.

Então, antes de começar a estudar, é necessário procurar por um lugar onde ninguém vá incomodá-lo ou distraí-lo. Para algumas pessoas, pode ser o silêncio de uma biblioteca, enquanto para outras seria estudar em casa e até mesmo com alguns ruídos de fundo.

Em resumo, ao desenvolver as técnicas descritas, será possível verificar uma melhora significativa no sucesso acadêmico.

  • Art Markman Ph.D. (2012). Developing Good Study Habits Really Works. Sychonomic Bulletin & Review.
  • Robert Bjork y Nate Kornell. (2007). Principles of cognitive science in education: The effects of generation, errors, and feedback. Psychonomic Bulletin and Review.