Devo me preocupar se o meu filho adolescente dorme muito?

28 Agosto, 2020
Alguns pais reclamam que o filho adolescente dorme muito e eles não sabem muito bem o porquê. Além da questão do crescimento, também entram em jogo o relógio biológico e até mesmo os hábitos.
 

Um dos comentários mais comuns entre os pais é “meu filho adolescente dorme muito”. Outra queixa comum é que os jovens dormem durante o dia e ficam acordados à noite. Por isso, no artigo a seguir, vamos explicar porque não é só com o seu filho que isso acontece… Isso é comum em uma certa idade!

Meu filho adolescente dorme muito: por quê?

“Não consigo acordá-lo cedo para ir à escola”, “Ele passa o fim de semana dormindo”, “Ele dorme em qualquer lugar” ou “Ele sempre parece estar cansado”. Todas essas são frases muito comuns entre os pais de adolescentes.

Alguns podem dizer que se trata simplesmente de ‘rebeldia’, mas, na verdade, é mais comum que eles fiquem com sono continuamente em uma certa idade. Para entender um pouco o porquê, precisamos falar sobre o relógio interno que todos possuímos. Ele é responsável por regular a temperatura corporal, as alterações hormonais, o apetite e também o sono.

A puberdade influencia e modifica os tempos de descanso desse relógio biológicoDessa maneira, talvez o jovem vá para a cama às 10 da noite, mas só consiga dormir às 3 da manhã. Então, quando o despertador toca às 7 da manhã do dia seguinte, é impossível acordar bem.

Além disso, é normal que eles durmam mais no fim de semana ou durante as fériaspois, de alguma forma, o corpo está ‘recuperando’ todas as horas de sono perdidas. O mesmo acontece quando o adolescente fica sonolento o tempo todo ou acaba dormindo no ônibus, no carro, em uma festa ou em qualquer outro lugar.

 

Os adolescentes precisam de nove horas de sono por noite para que possam render bem ao longo do diaNão podemos nos esquecer de que, nessa fase, as atividades e obrigações são maiores do que quando eram crianças. Eles têm muitas tarefas para fazer diariamente!

A falta de sono em um jovem pode parecer sem importância, justamente porque ele é jovem. No entanto, isso tem muitas consequências negativas: mudanças de humor, problemas comportamentais, dificuldade para aprender ou se concentrar, entre outras.

meu filho adolescente dorme muito

Meu filho dorme excessivamente: o que posso fazer?

Como pais, é normal nos preocuparmos quando algo não funciona bem com os nossos filhos, não importa quantos anos eles tenham. Caso o seu filho esteja na adolescência e você perceba que ele dorme demais – ou pelo menos demais para você –, recomendamos o seguinte:

1. Manter uma rotina de sono

É essencial ter horários para tudo, pois o corpo se acostuma aos hábitos e às rotinasPortanto, determine o horário em que o adolescente deve estar na cama e quando ele deve se levantar. Isso também inclui os finais de semana e as férias: não permita um atraso superior a duas horas em relação aos dias da semana.

 

Assim, se ele for dormir diariamente às 22h e acordar às 7h, por exemplo, pode haver algumas exceções às sextas ou sábados, mas nada além da meia-noite e das 9h da manhã. Sem dúvida, é possível abrir uma exceção de vez em quando.

“Os adolescentes precisam de nove horas de sono por noite para que possam render bem ao longo do dia”.

2. Não consumir cafeína

Muitos pais impedem que os filhos tomem café, mas permitem o consumo de refrigerantes que também contêm cafeína. Tenha muito cuidado com o que o seu filho come e bebe, principalmente à noite.

Também preste atenção ao que ele consome durante o dia. Talvez seja necessário ajustar algumas refeições e adicionar mais frutas, carboidratos ou gorduras saudáveis ​​à sua dieta para que ele tenha mais energia. Consulte um nutricionista.

3. Adeus aos longos cochilos

Se o seu filho tirar uma soneca de duas horas ou mais quando chegar da escola ao meio-dia ou no início da tarde, ele provavelmente terá problemas para conseguir dormir à noite. Portanto, uma soneca de 30 minutos deve ser o suficiente para recarregar as energias e continuar o dia.

meu filho adolescente dorme muito
 

4. Reduzir a tecnologia

Outra razão pela qual os adolescentes têm problemas para dormir é o uso da tecnologia. O brilho das telas dos dispositivos afeta o ritmo circadiano e os mantém em estado de alerta. Portanto, é melhor que eles não usem dispositivos tecnológicos à noite antes de dormir.

Então, devo me preocupar se o meu filho adolescente dorme muito? Se essa necessidade de descanso não permite que ele faça nenhuma outra atividade, se ele dorme na escola, se tudo o que ele quer é dormir e se ele tiver olheiras, pele pálida e mudanças acentuadas no comportamento, é melhor consultar um médico.