As fases do sono nos adolescentes

18 de junho de 2020
Os ciclos do sono em crianças, jovens e adolescentes devem integrar uma série de fases e estágios. Para eles, o descanso é importante para favorecer a sua fase de desenvolvimento.

O sono reparador é um dos requisitos fundamentais para o bom desenvolvimento cerebral dos adolescentes. Os jovens frequentemente subestimam a importância de seguir as horas de descanso recomendadas para uma vida equilibrada.

A vitalidade que é própria da idade parece suprir a ausência de descanso adequado. No entanto, as cinco fases do sono nos adolescentes são tão reais quanto indispensáveis, principalmente considerando que cada fase responde a necessidades puramente biológicas, correspondentes à fase da vida pela qual se está passando no momento.

Tendo em vista que a quantidade de descanso que o corpo requer varia de acordo com o ciclo biológico no qual a pessoa está, nos adolescentes essa quantidade aumenta. Isto é, uma criança ou jovem de 11 a 17 anos precisará de pelo menos 9 ou 10 horas de sono por dia.

É comum que os adolescentes tenham dificuldade para acordar de manhã. Isso ocorre por causa da tendência natural de dormir até completar o ciclo de fases do sono que o corpo necessita.

Por que seguir as fases do sono nos adolescentes

A função do sono, em qualquer idade, é reparar e descansar o corpo e a mente. Ao dormir, ativa-se uma série de processos de regeneração celular a fim de obter energia. Também é durante o sono que alguns hormônios, como os hormônios do crescimento, podem aumentar de produção.

Por outro lado, os mecanismos de memória, atenção diurna e fixação dos conteúdos ou assuntos aprendidos são realizados durante as horas de sono.

Tendo em vista esses motivos, entende-se que, para os adolescentes, cujo cérebro está completando o desenvolvimento, é vital cuidar da qualidade e da quantidade de sono. A falta de descanso adequado pode ter uma influência negativa na esfera psicológica, no desempenho físico e acadêmico e até mesmo no comportamento.

As fases do sono nos adolescentes

Um adulto pode dominar impulsos e emoções de forma consciente. Nos adolescentes, no entanto, isso ainda faz parte de um aprendizado que, para ser completado, requer o respeito aos ritmos biológicos do corpo e da mente.

Quais são as cinco fases do sono nos adolescentes? 

Os ciclos do sono são descritos em cinco fases desde 1957. O modelo de W.C. Dement e N. Kleitman, que conduziram suas pesquisas através de eletroencefalogramas, ainda é válido atualmente. No entanto, foram feitas algumas atualizações por meio da instrumentação moderna.

Na prática, sabe-se que cada fase do sono dura cerca de 100 minutos. Sabe-se também que as cinco fases se repetem de forma cíclica e contínua. Elas começam em um estado de sono leve e passam ao sono profundo até atingir o estado REM, também mais leve, que se prepara para o despertar.

Primeira fase

O adormecimento ou fase de transição compreende 5% do sono total. Essa transição ocorre entre a vigília e o sono e reaparece a cada repetição do ciclo. Essa é a fase conhecida por registrar as ondas alfa, as mesmas que ocorrem em momentos de relaxamento enquanto estamos acordados.

“Ao dormir, ativa-se uma série de processos de regeneração celular a fim de obter energia. Também é durante o sono que alguns hormônios, como os hormônios do crescimento, podem aumentar de produção.”

Segunda fase

Aqui a desconexão com o ambiente começa a se intensificar. Portanto, isso permite que o sono se torne gradualmente mais profundo, e as atividades musculares e fisiológicas diminuem.

Trata-se de um sono leve que ocorre após o primeiro adormecimento. Essa fase constitui aproximadamente 50% do sono total e dá origem a ondas beta.

As fases do sono nos adolescentes

Terceira e quarta fase 

O sono profundo ou delta ocorre nessas fases. Dentre as fases do sono nos adolescentes, as fases 3 e 4 são de grande importância, assim como as demais, embora seja nesta fase que a recuperação do corpo ocorra de forma mais acentuada.

Quinta fase

Trata-se do sono lento, que ocupa 25% do sono total. Nessa fase, aparecem as parassonias ou distúrbios do sono: sonambulismo, terror noturno, enurese noturna.

Em resumo, as fases do sono nos adolescentes devem ser respeitadas para um desenvolvimento mental e emocional adequado. O fato de os adolescentes dormirem muito é, sem dúvida, um sinal de saúde.