O que é o diagnóstico pré-natal?
Todas as mulheres no momento de engravidar desejam proporcionar a seus filhos os cuidados médicos que estão ao seu alcance para garantir sua saúde e desenvolvimento saudável. Se você se encontra na doce espera, continue lendo e descubra em que consiste o diagnóstico pré-natal e a grande importância de realizá-lo durante a gravidez.
Para monitorar a formação e o desenvolvimento adequados do feto, uma série de exames são realizados durante as diferentes fases da gravidez que podem salvar a vida dos bebês e de suas mães. Esses testes são conhecidos como diagnóstico pré-natal. No entanto, apesar de alguns exames serem iguais para todas as mulheres, outros devem ser realizados com base na condição da mãe e do feto.
O que é o diagnóstico pré-natal durante a gravidez?
O principal objetivo do diagnóstico pré-natal é acompanhar a correta evolução e desenvolvimento do feto. Isso com o objetivo de detectar e prevenir possíveis doenças ou deformações frequentes durante algumas fases da gravidez. Uma vez que está provado que a maioria dos defeitos congênitos ocorre durante os primeiros três meses de gravidez.
Pelo exposto acima, é altamente recomendável que as gestantes tenham um seguro de saúde familiar para que possam realizar todos os exames recomendados pelo ginecologista. E, desta forma, poder saber junto com seu parceiro qual será o estado de saúde de seu filho antes de seu tão esperado nascimento.
Estes são alguns dos exames comuns durante o diagnóstico pré-natal.
- Ultrassom. São provavelmente o exame pré-natal não invasivo mais conhecido para todas as futuras mães e são realizados durante toda a gravidez. A partir do segundo mês, ajudam a diagnosticar possíveis malformações e a partir do terceiro permitem a detecção de marcadores de cromossomopatias.
- Teste de DNA fetal no sangue materno. Este é um dos exames mais frequentes e é realizado a partir da 10ª semana de gestação. Os resultados permitem saber se o feto apresenta alguma anormalidade cromossômica. Por exemplo, síndrome de Down ou síndrome de Edwards.
- Amniocentese. Neste exame, é realizada uma análise do líquido amniótico que envolve o bebê em desenvolvimento durante as semanas 15 e 20 de gestação a fim de diagnosticar doenças genéticas, defeitos congênitos e outros problemas de saúde. Alguns exemplos são: fibrose cística ou doença de Tay-Sachs.
Qual é a incidência de defeitos congênitos?
Os exames de diagnóstico pré-natal são essenciais durante toda a gravidez, pois permitem identificar a tempo a grande maioria dos defeitos congênitos que podem afetar o feto. Um diagnóstico a tempo antes do nascimento facilita o cuidado pré e pós-natal. Além disso, em casos extremos, permite que os pais tomem a decisão de continuar ou interromper a gravidez. Seja para o bem da mãe ou para futuras complicações na saúde do filho.
Estima-se que os defeitos congênitos afetem 5% das gestações. Nesses casos, o bebê em desenvolvimento apresenta uma anomalia que, dependendo de sua gravidade, pode levar à morte intrauterina ou a anomalias físicas ou mentais ao nascimento.
Qual é a preparação para os exames de diagnóstico pré-natal?
Isso depende muito do exame que vai ser feito. No caso de exame de imagem como a ultrassonografia, não há recomendações prévias e o procedimento é indolor. Uma vez que é um teste projetado para não causar desconforto ou efeitos colaterais.
No entanto, se uma amniocentese for realizada, algumas instruções são necessárias. Por exemplo, realizar o exame com o estômago vazio e ir com a bexiga cheia (se estiver em uma fase inicial da gravidez). Já que isso favorece que o útero se desloque para uma posição melhor durante o exame. No entanto, nos estágios finais da gravidez, você deve ir com a bexiga vazia.
Durante o teste, a mulher deita de costas em uma mesa de exame. Em seguida, o profissional que está cuidando de você move um aparelho conhecido como transdutor em seu abdômen, que usa ondas sonoras para determinar a posição do feto e da placenta. Para posteriormente inserir uma agulha no abdome e extrair a pequena quantidade de líquido amniótico que será analisado. É um procedimento que geralmente não dura mais de 15 minutos.
Faça exames de diagnóstico pré-natal e cuide da saúde do seu bebê
Agora que você sabe a importância do diagnóstico pré-natal para garantir a saúde da mãe e do bebê, não hesite em realizar todos os exames recomendados pelo seu médico se você estiver na doce espera. Lembre-se de que uma avaliação oportuna pode salvar sua vida em caso de perigo e nos permite ter certeza de que a gravidez e o desenvolvimento fetal estão em perfeitas condições.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dirección Nacional de maternidad e infancia. (2013). Recomendaciones para la Práctica del Control Preconcepcional, Prenatal y puerperal. Argentina. Recuperado de: https://bancos.salud.gob.ar/sites/default/files/2018-10/0000000158cnt-g02.control-prenatal.pdf
- Organización Mundial de la Salud. (2016). Recomendaciones de la OMS sobre atención prenatal para una experiencia positiva del embarazo. Washington. Recuperado de: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/250796/9789241549912-webannexes-eng.pdf?sequence=5&isAllowed=y
- Biblioteca Nacional de Medicina. (2021). Defectos congénitos. Recuperado de: https://medlineplus.gov/spanish/birthdefects.html#:~:text=Un%20defecto%20cong%C3%A9nito%20es%20un,nace%20con%20un%20defecto%20cong%C3%A9nito
- MedlinePlus. (2022). Amniocentesis (análisis del líquido amniótico). Biblioteca Nacional de Medicina. Recuperado de: https://medlineplus.gov/spanish/pruebas-de-laboratorio/amniocentesis-analisis-del-liquido-amniotico/