6 dicas para eliminar a caspa infantil

Essa condição dermatológica é muito comum em seres humanos de todas as idades. Felizmente, não é uma condição contagiosa e é possível eliminá-la seguindo algumas dicas simples.
6 dicas para eliminar a caspa infantil

Última atualização: 29 março, 2022

Muitas crianças têm caspa no cabelo desde sempre. A caspa é uma condição muito comum em crianças e adultos, independentemente da idade. Não é uma doença e geralmente é fácil de curar, mas é desconfortável e desagradável para muitas crianças e adultos.

A caspa geralmente é percebida em crianças quando escama de pele branca ou amarelada aparecem no couro cabeludo. Os bebês também podem ter uma série de escamas denominadas crosta láctea, que também podem ser percebidas porque aparecem acompanhadas de vermelhidão nas áreas afetadas e até mesmo a formação de crostas e a sensação de coceira (que às vezes pode ser muito intensa e incômoda).

Embora muitos pensem o contrário, é necessário esclarecer que a caspa não é contagiosa nem indica falta de higiene. Na verdade, em alguns casos, decorre do uso constante e excessivo de xampus, condicionadores e outros produtos para os cabelos.

Como eliminar a caspa infantil.

Geralmente, ela pode ser melhorada com o uso diário de um xampu suave. Apenas em casos especiais devemos recorrer a um xampu ou creme especial recomendado pelo pediatra ou especialista.

Causas mais comuns da caspa infantil

A causa mais comum da caspa é a produção excessiva de uma gordura própria pele pelas glândulas sebáceas e pelos folículos capilares. Também existe um tipo de levedura ou fungo chamado Malassezia que pode crescer na secreção junto com as bactérias.

Uma das causas mais comuns de caspa em crianças é a dermatite seborreica. De fato, a Associação Espanhola de Pediatria estabelece que ela representa 13% dos motivos de consulta de crianças com menos de 1 ano de idade. Essa doença geralmente é acompanhada por vermelhidão no couro cabeludo e coceira.

Os flocos associados à caspa às vezes podem ser causados por outras condições além da seborreia, como: pele seca (devido à exposição ao frio extremo) ou doenças de pele (como acne ou psoríase). A caspa também costuma aparecer quando lavamos o cabelo com muita frequência ou usando produtos de cabelo agressivos, ou se lavamos o cabelo muito pouco.

Normalmente esse problema não exige uma consulta com o pediatra e melhora rapidamente com um xampu suave para o uso diário ou um xampu anticaspa. Se isso não acontecer, você terá que levar seu filho ao pediatra ou especialista.

6 dicas para eliminar a caspa infantil

  1. Tente pentear o cabelo do seu filho todos os dias e especialmente antes de lavar para remover as escamas visíveis. Seguir esse conselho certamente já irá melhorar o problema.
  2. Use um xampu suave para uso diário que você possa encontrar várias opções em sua loja ou supermercado de preferência.
    • Se a caspa não desaparecer, consulte o pediatra para ver se você pode usar um xampu específico para a caspa que é vendido em farmácias.
      6 dicas para combater a caspa em crianças.
  3. Hoje existe uma grande variedade de xampus anticaspa, como sulfeto de selênio, piritiona de zinco, ácido salicílico, alcatrão ou cetoconazol. Consulte seu pediatra ou especialista antes de escolher qualquer um desses produtos. Também é aconselhável lavar o cabelo do seu filho duas vezes por semana, intercalando o xampu suave com o anticaspa.
  4. Tente não usar condicionadores, máscaras ou produtos gordurosos que podem ajudar a criar mais caspa. Esses produtos podem ser agressivos para o cabelo e também para o couro cabeludo do seu filho.
  5. Uma boa ideia é fazer massagens capilares com o próprio xampu ou até mesmo com aloe vera. O ideal é fazer essas massagens com aloe vera, enxaguar com água e só depois adicionar o xampu, enxaguando novamente com água para finalizar. As propriedades do aloe vera estão no gel que é extraído de sua folha. Essa planta é muito eficaz se for aplicada no couro cabeludo, pois atua eliminando bactérias e depósitos de gordura que obstruem os folículos capilares.
  6. Você também pode colocar um pouco de óleo de lavanda (antes de lavar), pois isso tende a desacelerar a produção de caspa e costuma ser muito eficaz. O óleo de lavanda é muito útil para melhorar qualquer condição de pele como acne, eczema e também para controlar a caspa.

Outro truque das avós é fazer uma máscara misturando bicarbonato de sódio com água e deixando agir por um quarto de hora.

Vários estudos demonstraram as propriedades hidratantes e de limpeza do aloe vera nos cuidados com os cabelos. Dessa forma, é um dos métodos naturais mais eficazes para eliminar a caspa infantil.

A caspa infantil também pode aumentar se a criança estiver nervosa ou estressada. Recomendamos que você faça exercícios com seu filho para relaxar, pratique o mindfulness ou até mesmo faça ioga para crianças para diminuir a ansiedade. Esses exercícios terão muitos outros benefícios para as crianças, se você praticá-los semanalmente.

This might interest you...
É bom lavar o cabelo das crianças todos os dias?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
É bom lavar o cabelo das crianças todos os dias?

Existem muitos mitos sobre se lavar o cabelo das crianças todos os dias é bom ou não. Veja se as especulações são verdadeiras.