Os cochilos no meio da manhã fazem bem?

· 5 de maio de 2019
Um bom descanso contribui para a recuperação do corpo e da mente. Além disso, no caso dos bebês e das crianças, também é um fator fundamental para o seu cresciment

Muitas mães não têm ideia se os cochilos no meio da manhã fazem bem ou não. As dúvidas quanto a elas estarem corretas em relação aos horários em que acostumaram o filho a dormir são recorrentes. Por isso, a seguir, vamos fornecer alguns esclarecimentos sobre esse assunto.

Pode-se dizer que o cochilo é o tempo de que a criança precisa para relaxar e repor as energias. É um período de tempo no qual o corpo recebe o descanso de que precisa.

A digestão aumenta a vontade de dormir. Por essa razão, toda vez que a criança é alimentada, ela sente a necessidade de ter um merecido descanso.

Como saber quando a criança deve dormir?

É difícil encontrar uma criança que não goste de tirar um cochilo no meio da manhã, depois das refeições ou após um dia de aula. Quando as crianças dormem, elas repõem as energias e relaxam o corpo todo para, posteriormente, continuar com as suas atividades diárias.

Portanto, tirar um cochilo no meio da manhã vai reconfortá-las e ajudá-las a continuar o dia com muito mais energia. Mas como podemos saber quando a criança precisa dormir?

Se você perceber que a criança está muito quieta, irritada ou bocejando muito, estes são sinais de que é hora de tirar um cochilo. Para os cochilos no meio da manhã, é bom criar um ambiente adequado; o quarto deve atender a alguns requisitos, como por exemplo:

  • Deve ser silencioso: se houver muito barulho nas proximidades, é possível que a criança se distraia e não consiga adormecer.
  • Arrumar a cama de modo que ela fique muito mais confortável: ao ficar deitado com alguns travesseiros ou almofadas macias, o corpo vai relaxar e entrar na fase de sono rapidamente.
  • A temperatura do quarto deve ser agradável: não deve estar nem muito frio nem muito quente para que a criança se sinta confortável.
Como saber quando a criança deve dormir

A música também é usada como um canal para levar as crianças a um merecido descanso. Obviamente, deve ser uma melodia suave.

O cochilo é um hábito; por isso, deve ser monitorado e orientado. Para que seja bem-sucedido e melhore o sono durante a noite, é necessário fazer dele uma rotina.

Os cochilos no meio da manhã são ideais para as crianças menores de 3 anos de idade. Com eles, elas ficarão muito mais atentas e prontas para o aprendizado que cada dia traz.

Os cochilos no meio da manhã de acordo com a idade da criança

Os cochilos no meio da manhã não podem ser prolongados por mais de 30 minutos. Porém, é claro que existem exceções, que vão depender das necessidades da criança, da sua atividade diária e dos seus hábitos de sono.

Há crianças que tiram cochilos no meio da manhã e dormem 12 horas por noite; ou seja, elas se sentem à vontade com essa rotina de sono.               

Por outro lado, as crianças muito ativas conseguem dormir pouco à noite se tirarem um cochilo de descanso durante o dia. A razão é que, em geral, dura 1 ou 2 horas.

Quanto tempo as crianças devem dormir todos os dias?

Para cada criança, há uma referência de tempo necessário para os cochilos diários, de acordo com a idade.

  • De recém-nascido até os 6 meses

Os bebês nessa faixa etária precisam dormir entre 15 e 19 horas por dia. Além disso, acordam a cada 2 horas para comer.

Próximo aos 6 meses de idade, eles dormem entre 9 e 12 horas por noite. É necessário que, durante esse período, tirem 2 ou 3 cochilos que durem 2 horas cada um.

  • De 6 a 12 meses

Nessa idade, os bebês dormem 14 horas ao longo do dia. Na maioria das vezes, tiram dois cochilos diários que não duram mais de 1 hora. Geralmente, eles não acordam à noite para comer; ao fazer isso, os horários de sono estabelecidos podem ser alterados.

“Os cochilos no meio da manhã serão regenerativos e úteis, desde que a criança tenha um horário de sono estabelecido que seja respeitado.”

  • De 1 a 3 anos

Essas crianças dormem cerca de 13 horas por dia, incluindo o cochilo, que dura 2 horas, depois de comer. Se desejarem, podem tirar dois cochilos por dia, desde que não seja próximo à hora de dormir à noite.

  • De 3 a 5 anos

Essas crianças, por estarem em idade pré-escolar, conseguem dormir 12 horas por noite. É recomendável que tirem um cochilo no horário oposto ao da escola; sua duração pode ser de 20 minutos.

Quanto tempo as crianças devem dormir todos os dias

  • De 5 a 12 anos

As crianças em idade escolar precisam de 11 horas de sono noturno. Mas pode acontecer de as crianças ainda precisarem de um cochilo durante o dia, que deve ser bem curto, de 15 a 20 minutos. Dessa forma, o ciclo de sono habitual da criança não será interrompido.

Os cochilos no meio da manhã serão regenerativos e úteis desde que a criança tenha um horário de sono estabelecido que seja respeitado. As crianças sempre precisam repor as energias; quando elas ainda são bebês, um bom cochilo contribui para o seu crescimento.

Em suma, devemos promover os bons hábitos, incluindo o de tirar um cochilo. Assim, nossos filhos vão crescer saudáveis, fortes e com rotinas estabelecidas que vão ajudá-los a serem organizados e coerentes.