Ensinar a criança a comer sozinha: 5 dicas imperdíveis!

17 Janeiro, 2019
Fazer as crianças comerem por si mesmas não é uma tarefa fácil. No artigo a seguir, oferecemos algumas dicas que facilitarão essa transição importante.

Ensinar a criança a comer sozinha faz com que os pais tenham mais tempo para realizar as tarefas diárias. Libertar-se desse trabalho diário é ideal para a vida familiar, pois significa que todos os membros da família podem comer ao mesmo tempo.

Para que isso seja possível, você precisa estar presente enquanto a criança aprende a comer sozinha. O mais importante é que você dê atenção especial ao corte da comida em pedaços muito pequenos, para evitar, assim, qualquer possível asfixia. Além disso, elogiar os esforços da criança irá encorajá-la a continuar tentando.

Certamente, entre 12 e 15 meses, dependendo da evolução das habilidades motoras, as crianças já conseguem segurar a colher e levá-la à boca. Nessa época, é possível que a criança dê seus primeiros passos gigantes nessa transição.

Com dois anos, normalmente, ela também consegue começar a usar o garfo. Nós recomendamos que você deixe o desafio de cortar a comida com uma faca para mais tarde. Usar a faca pode ser perigoso e isso deverá ser feito sob supervisão, em todos os momentos.

5 dicas para ensinar a crianças a comer sozinha

Para ensinar a criança a comer sozinha, é necessário seguir algumas estratégias. Estas são as dicas que recomendamos:

1. Ofereça comida que ela possa comer com as mãos

O primeiro passo para as crianças aprenderem a comer sozinhas é através da comida que elas podem comer com as mãos. Estas devem ser cortadas em pedaços pequenos, além de serem fáceis de mastigar e engolir. Devem ser alimentos que podem facilmente se dissolver na boca.

Quando a criança é mais velha e já sabe segurar as coisas com as mãos, esse pode ser o momento certo para introduzir os talheres. Para tornar isso possível, o ideal é cortar a comida em pequenos pedaços e dar um garfo de plástico.

bebê feliz segurando garfo

Existem alguns alimentos para os pequenos que são fáceis de digerir. Podem ser pedaços de frutas maduras, como banana, manga ou pêssego, vegetais macios cozidos, como cenouras, massas e pedaços de queijo.

2. Prepare o prato favorito de seus filhos

Se você perceber que seu filho tem dificuldades para comer sem a sua ajuda, uma boa estratégia pode ser preparar o prato favorito dele. Certamente, será muito mais fácil para ele comer sozinho quando tem na sua frente um alimento que chama sua atenção.

Nessa situação, é possível que o prato o motive o suficiente para ousar pegar o garfo e comer sem a ajuda dos pais ou de outros membros da família.

3. Coma ao lado do pequeno

Para os pequenos, a melhor maneira de aprender é através da observação de adultos. Portanto, as refeições em família representam uma excelente oportunidade para a criança aprender a comer sozinha. Dessa forma, ela pode repetir e imitar os movimentos dos mais velhos enquanto desfruta da companhia de todos.

Na verdade, é muito mais aconselhável sentar-se em frente à criança e observá-la enquanto ela tenta comer sozinha. Ter uma atitude positiva deixará as crianças mais autoconfiantes e, portanto, aprenderão a comer sozinhas muito mais rápido.

“Entre 12 e 15 meses, dependendo da evolução das habilidades motoras, as crianças já conseguem segurar a colher e levá-la à boca. Aos dois anos, geralmente, elas também podem começar a usar o garfo”

4. Envolva todos os membros da família

Do ponto de vista psicológico, para a criança comer sem a sua ajuda, você deve fazê-la ver que comer é uma atividade que os irmãos e adultos mais velhos fazem. Você verá que, dessa maneira, o pequeno logo começará a comer sozinho.

Todos os membros da família devem estar envolvidos nesse processo. Da mesma forma, ninguém deve ceder e voltar a alimentar a criança.

bebê tomando sopa com a colher

5. Prepare-se para o desastre

Para ensinar a criança a comer sozinha, é necessário se preparar para o desastre. É possível que, durante esse aprendizado, ela suje a mesa e fique com as roupas manchadas.

Para evitar isso, recomendamos que você coloque um babador, o que minimizará os danos. Certamente haverá algumas manchas, mas colocar capas protetoras e babadores nas crianças tornará este momento mais suportável.

Em suma, lembre-se de que para ensinar a criança a comer sozinha, você deve de dar a elas muito incentivo ao longo do caminho, seja paciente e elogie todos os seus sucessos.

Recomendamos também criar um ambiente agradável em torno das refeições, introduzindo uma rotina simples.

  • Cameron, S. L., Heath, A. L. M., & Taylor, R. W. (2012). How feasible is Baby-Led Weaning as an approach to infant feeding? A review of the evidence. Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu4111575