Ensinar os alunos a fazer boas anotações

01 Janeiro, 2021
Ter que fazer anotações força os alunos a prestar atenção às explicações do professor.

Para ter um bom desempenho acadêmico, não basta ter uma alta capacidade de memorização para estudar os conteúdos e reter as informações a serem aprendidas. Além de tudo isso, também é preciso ter uma boa postura em sala de aula e buscar aproveitar as aulas ao máximo.

Uma forma de alcançar esse objetivo é prestando atenção ao professor e, ao mesmo tempo, fazendo anotações sobre a explicação. Porém, como podemos ensinar os alunos a fazer boas anotações?

A seguir, vamos dar algumas recomendações para que, como mãe, pai ou professor, você possa ajudar as crianças ou adolescentes a serem melhores alunos.

“Um aluno pode melhorar o seu desempenho se assumir uma atitude positiva em relação a si mesmo, se for capaz de reconhecer as suas qualidades e se estiver decidido a agir para mudar as situações de forma a favorecer o seu desempenho como aluno ou como pessoa”.

-Anônimo-

Os benefícios de fazer anotações em aula

Na sala de aula, os alunos muitas vezes perdem o fio da explicação do professor, pois existem muitos fatores, tanto internos (preocupações, fadiga, cansaço, nervosismo, etc.) quanto externos (ruídos, colegas, etc.), que podem fazer com que percam a concentração.

Uma boa maneira de evitar que isso aconteça é manter a atenção no ato de fazer anotações, pois esse é um esforço extra para o qual as crianças ou os adolescentes precisam se concentrar a fim de perceber as ideias mais importantes da explicação ao mesmo tempo em que buscam:

  • Captar a lógica do que o professor está explicando.
  • Comparar o que o professor está dizendo com os seus conhecimentos prévios.
  • Buscar a utilidade das informações recebidas.

De fato, mesmo que os alunos tenham um livro didático para se orientar e compreender melhor os conhecimentos dos quais o professor está falando, é recomendável que façam anotações em aula, mesmo que depois não utilizem essas informações quando estiverem estudando.

Isso porque, dessa forma, eles poderão acompanhar melhor a explicação dada em aula e, caso tenham alguma dúvida, poderão perguntar na hora e resolvê-la juntamente com o professor.

Prestar atenção às explicações do professor em sala de aula é fundamental para obter um bom desempenho acadêmico e um melhor entendimento das informações a serem aprendidas.

Por tudo o que foi discutido até agora, é possível dizer que fazer anotações é muito benéfico para:

  • Compreender as ideias principais a serem aprendidas.
  • Não se distrair e concentrar a mente na aula.
  • Guiar a leitura.
  • Organizar as informações de forma estruturada.
  • Ajudar a escrever as respostas dos exercícios.
  • Registrar as informações recebidas do professor.

Ensinar os alunos a fazer boas anotações

Conforme já dissemos, para aproveitar ao máximo as aulas dos professores, é necessário fazer anotações de maneira adequada. Contudo, como podemos ensinar os alunos a fazer boas anotações?

Ensinar os alunos a fazer boas anotações

De acordo com a psicóloga e pedagoga Rosa Serrate no seu livro Ayúdate para estudar. Las claves del éxito escolar (Ajude-se a estudar. As chaves para o sucesso escolar, em tradução livre), para fazer boas anotações, é preciso seguir as seguintes instruções:

  1. Escrever as ideias fundamentais da explicação do professor no caderno ou em uma folha de papel.
  2. Fazer um gráfico, diagrama, mapa mental ou desenho do que for considerado importante e interessante da explicação.
  3. No final, comparar as próprias anotações com as de outros colegas, verificando se as informações importantes foram coletadas para completá-las, se necessário.
  4. Deixar alguns espaços em branco para complementar as informações quando o professor repetir uma ideia que não tiver ficado totalmente clara.
  5. Usar abreviações nas anotações e utilizar frases quase telegráficas para economizar tempo e escrever mais rapidamente.
  6. Não escrever o que o professor disser literalmente, e sim tentar expressar a informação com as próprias palavras.
  7. Tentar entender as informações e refletir sobre o assunto ao mesmo tempo que se faz as anotações relevantes.

Esperamos que essas dicas para ajudar as crianças ou adolescentes sejam úteis para que você, como pai ou mãe, possa orientar os seus filhos e que, quando o professor explicar, eles saibam como fazer boas anotações.

  • Serrate, R. (2008). Ayúdale a estudiar. Las claves del éxito escolar. España: Ediciones del Laberinto.