10 esfoliantes caseiros para cuidar da pele durante a gravidez
Esfoliação na gravidez
A esfoliação baseia-se na eliminação de células mortas e impurezas encontradas nas camadas mais superficiais da superfície da pele. Além disso, proporciona luminosidade e maciez à pele da gestante, que é um dos muitos órgãos que sofrem alterações nessa fase. As alterações hormonais causam aumento da segregação das glândulas sebáceas e a imunidade é suprimida para proteger o bebê.
Portanto, há uma maior vulnerabilidade da pele, podendo gerar hiperpigmentação em diversas regiões do corpo ou dermatites e irritações. Essa susceptibilidade confere grande importância à escolha do tipo de esfoliação a realizar. Nesse sentido, recomenda-se evitar peelings com ácidos ou soluções e optar por produtos naturais.
Esfoliantes caseiros durante a gravidez
Na maioria dos casos, os produtos para cuidados com a pele são desenvolvidos a partir de plantas. Há uma tendência a acreditar que, se um produto pode ser ingerido com segurança, também será seguro para aplicação tópica. No entanto, não é assim. Existem certos produtos que não são adequados para a pele, muito menos para a de mulheres grávidas.
1. Esfoliante facial de aloe vera
A planta aloe vera tem propriedades regenerativas. Ou seja, contribui para a renovação da epiderme e para a eliminação das células mortas da superfície. Isso tende a suavizar os poros e controlar o sebo na superfície da pele.
2. Máscara facial com mel, um dos esfoliantes caseiros mais usados durante a gravidez
O mel remove a camada de células mortas sem agir abrasivamente e sem modificar a camada ácida da pele. Além disso, possui propriedades calmantes para reduzir a inflamação e propriedades antibacterianas naturais.
3. Esfoliante corporal de morango
Esse tipo de esfoliação é rico em vitamina C e antioxidantes que retardam o envelhecimento. Inclusive, no final do procedimento, a pele ficará mais lisa e luminosa. Além disso, reduz a inflamação, atua como um tônico natural e remove as células mortas encontradas na superfície.
4. Óleo de rosa mosqueta
A esfoliação com óleo de rosa mosqueta ajuda a reduzir a opacidade da pele e proporciona uma superfície brilhante e radiante. Essa função se deve ao seu alto teor de vitamina A e vitamina C, que renova as células da pele e aumenta o brilho geral.
5. Esfoliante de aveia
Os esfoliantes à base de aveia ajudam a suavizar a superfície da pele graças à ação do beta-glucano. Esse composto tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. É recomendado para a hora do banho.
6. Máscara facial de abacate: um dos esfoliantes caseiros para cuidar da pele durante a gravidez
O abacate é uma das plantas com maior poder hidratante natural. Não só é rico em gorduras saudáveis, como também é uma ótima fonte de vitamina C e vitamina E. Tudo isso pode ajudar a acelerar o reparo da pele e melhorar condições crônicas como eczema e acne.
7. Esfoliante caseiro de chá verde para gravidez
O chá verde tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, eliminando os radicais livres. Há até evidências de que ele fornece um efeito fotoprotetor e reduz os danos ao DNA formados após a radiação UV.
8. Máscara de sal
Peelings com sal marinho ajudam a remover o excesso de sebo da superfície da pele. Além disso, eles causam um efeito desintoxicante ao absorver as toxinas que causam acne. Essas máscaras são altamente ricas em minerais, o que produz alterações positivas na pele, como hidratação e circulação.
9. Esfoliação caseira com açúcar
Devido à textura áspera dos cristais de açúcar, deve-se evitar o uso desse tipo de esfoliante em áreas de feridas, irritações e erupções cutâneas. Deve-se notar que o açúcar mascavo é mais fino e menos abrasivo; o granulado regular é intermediário e funciona bem; e o açúcar orgânico é o mais grosso.
10. Esfoliante de café
As minúsculas e abrasivas partículas de café removem as células mortas e as impurezas da camada mais superficial da pele. Portanto, isso ajuda a regenerar mais rapidamente e adquirir uma aparência lisa. Após a realização do procedimento, deve-se aplicar algum hidratante ou óleo essencial para gestantes.
Esfoliantes caseiros permitem que você mostre a pele ideal durante a gravidez
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Elmets CA, Singh D, Tubesing K, Matsui M, Katiyar S, Mukhtar H. Cutaneous photoprotection from ultraviolet injury by green tea polyphenols. J Am Acad Dermatol. 2001 Mar;44(3):425-32. doi: 10.1067/mjd.2001.112919. PMID: 11209110.
- Mandal, M. D., & Mandal, S. (2011). Honey: its medicinal property and antibacterial activity. Asian Pacific journal of tropical biomedicine, 1(2), 154–160. https://doi.org/10.1016/S2221-1691(11)60016-6
- Telang P. S. (2013). Vitamin C in dermatology. Indian dermatology online journal, 4(2), 143–146. https://doi.org/10.4103/2229-5178.110593
- Evans, J. A., & Johnson, E. J. (2010). The role of phytonutrients in skin health. Nutrients, 2(8), 903–928. https://doi.org/10.3390/nu2080903
- Mármol, Inés; Sánchez-de-Diego, Cristina; Jiménez-Moreno, Nerea; Ancín-Azpilicueta, Carmen; Rodríguez-Yoldi, María J. 2017. “Therapeutic Applications of Rose Hips from Different Rosa Species” Int. J. Mol. Sci. 18, no. 6: 1137. https://doi.org/10.3390/ijms18061137