Os 7 esportes mais benéficos para as crianças

Se você realmente deseja que seus filhos se aproximem do mundo dos esportes, procure aconselhá-los, orientá-los e mostrar-lhes alguma das opções que estão nesta lista. Certifique-se de que em nenhum momento eles se sintam incomodados com isso.
Os 7 esportes mais benéficos para as crianças
Andrés Felipe Cardona Lenis

Escrito e verificado por O graduado em educação física e esportes Andrés Felipe Cardona Lenis.

Última atualização: 17 fevereiro, 2023

Falar sobre os esportes mais benéficos para as crianças é se referir a qualquer prática que envolva ativação muscular e neural constante. Praticamente todas as atividades físicas programadas, como esportes, terão aspectos positivos para contribuir com seus filhos.

O objetivo primordial é que a criança evite a todo custo ficar parada, pois assim estimulará os efeitos do sedentarismo. Mesmo nos estágios iniciais, é provável que as doenças não transmissíveis causem males. Portanto, além do fato de que toda prática esportiva é positiva, vamos citar alguns dos esportes mais benéficos para as crianças.

Conheça os esportes mais benéficos para as crianças

Determinar um esporte como benéfico para as crianças implica que ele incentive a atividade física por pelo menos 60 minutos por dia. Isso é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por outro lado, também deve ter algumas características relevantes, como a interação social, a estimulação cognitiva e o gerenciamento de várias habilidades que servirão para construir hábitos saudáveis.

1. Escalada

A escalada é uma boa opção e um grande desafio para as crianças. Só de perceber a parede a escalar, o pequeno já estará predisposto física e psicologicamente.

Em primeiro lugar, a escalada apresenta-se como um grande desafio para as crianças. Além disso, essa atividade contribui para o estímulo psicofísico e favorece o desenvolvimento de capacidades como resistência, flexibilidade e força, entre outras.

2. Natação

Passar por piscinas ou escolas de natação e notá-las cheias de crianças não é uma simples coincidência. Entre os esportes mais benéficos do mundo, destaca-se a natação, tudo graças à sua influência no corpo humano.

A simples mudança de superfície – de terrestre a aquática – provoca um grande estímulo nos pequenos para enfrentar o novo desafio. Isso favorece o desenvolvimento de diversas habilidades físicas como coordenação e flexibilidade. Por outro lado, muitas das aulas costumam ser realizadas em grupo, fator que contribui para o fortalecimento das relações interpessoais. Todos ganham!

3. Basquetebol

Você já foi com seus filhos jogar basquete no parque? Se sua resposta for sim, você provavelmente já percebeu tudo o que esse esporte pode proporcionar ao seu filho. Caso você nunca tenha feito isso, não se preocupe. Nunca é tarde para acompanhá-lo ao parque ou inscrevê-lo em uma escola que ensine esse esporte.

Com o simples fato de começar a bater a bola, os pequenos vão potenciando a capacidade física de coordenação e capacidade de reação. Por outro lado, é um dos esportes em equipe mais complexos que existe, pelo que os pequenos serão obrigados a obter um elevado grau de informação e conhecimento. Eles podem não entender tudo o que envolve essa disciplina de alto nível, mas com o tempo entenderão.

4. Judô

Ao contrário do que muitos pais podem pensar, o judô não é um esporte que estimula a agressividade nas crianças. Esta disciplina esportiva se concentra em promover o autocontrole e a paciência.

Sem dúvida, é um dos esportes mais benéficos para as crianças, não só por suas bases de autocontrole e autodefesa, mas também porque estimula algumas habilidades físicas. Coordenação, força e resistência são os aspectos mais trabalhados durante a prática. Portanto, é tão recomendado para crianças.

5. Futebol

O futebol é um dos esportes mais famosos do mundo e se destaca como a prática em grupo mais praticada. Dessa forma, é uma ótima alternativa para as crianças aprenderem a se conhecer e fortalecer as relações interpessoais.

Por outro lado, um esporte como o futebol favorece as capacidades relacionadas à coordenação, à resistência e à velocidade. Além disso, também ajuda a fortalecer a localização no tempo e no espaço.

6. Polo aquático

Quanto aos benefícios físicos, o polo aquático contribui em termos de coordenação, capacidade de reação, localização no tempo e no espaço e tomada de decisão.

O polo aquático é um esporte altamente recomendado e altamente divertido. No entanto, é aconselhável consultar o treinador se for necessário que as crianças aprendam a nadar antes de praticá-lo. Além disso, também é uma disciplina de grupo, por isso favorece o trabalho com outras crianças e ajuda a fortalecer as relações interpessoais.

7. Xadrez

Talvez o xadrez não atenda aos critérios exigidos pela OMS em termos de atividade física. No entanto, o renomado ‘esporte da ciência’ oferece muitos benefícios psicológicos para a criança.

Concentração, criatividade e imaginação são os pilares desta atividade. Pode ser difícil para seus filhos prestar atenção a essa disciplina no início, mas assim que a descobrirem poderão apreciá-la e obter muitos benefícios.

Os esportes mais benéficos são aqueles que são apreciados

Existem muitas opções para as crianças praticarem esportes e cada uma delas traz grandes benefícios para o desenvolvimento psicofísico. No entanto, as disciplinas esportivas mais recomendadas são aquelas que são apreciadas.

Como mãe, você não ganha nada obrigando seus filhos a fazer alguma atividade específica. A longo prazo, você só os deixará frustrados. Por isso, procure acompanhá-los na decisão e na execução do esporte que escolherem.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.