Exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez

31 Agosto, 2020
Parabéns! Falta muito pouco para você conhecer o amor da sua vida. Para viver esse momento com mais segurança, lembre-se de fazer os exames pré-natais indicados para o terceiro trimestre de gravidez.

Você chegou ao último estágio da fase mais bela que uma mulher pode viver. Com isso, você também deve estar enfrentando preocupações, além de precisar fazer os exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez. Neste artigo, vamos mostrar quais são os exames que você vai precisar fazer.

Provavelmente, dependendo do tipo de gravidez, os exames serão reduzidos a um exame a cada duas semanas e, depois, a um exame semanal até o bebê chegar. Por isso, anote os exames e testes recomendados para essa fase e aprecie as mudanças que o seu corpo vai experimentar.

A importância dos exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez

Cada trimestre da gravidez envolve uma série de testes e exames que vão permitir que a gravidez avance com tranquilidade. Cada um deles é de grande relevância no momento indicado, pois determina o estado de saúde tanto da mãe quanto do filho.

Os exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez são importantes porque ajudam a detectar infecções comuns que podem ser transmitidas através do canal do parto. Além disso, a atividade cardíaca e as funções vitais da criança também serão monitoradas.

É importante destacar que cada gestante é única, assim como o seu bebê. Portanto, as indicações médicas para os exames podem variar. Essa é uma decisão a ser tomada pelo médico responsável, juntamente com os pais. No entanto, é necessário que você esteja ciente dos testes e exames existentes para, dessa forma, conhecer sua importância.

Exames pré-natais para o terceiro trimestre de gravidez

Nessa fase da gestação, o médico vai perguntar como você está se sentindo e explicar o que são as contrações, a retenção de líquidos e os desconfortos que podem surgir. Caso isso não aconteça, é recomendável que você faça perguntas e tire todas as dúvidas que tiver.

Exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez

Com base no exame físico, ele certamente vai pedir que você faça os seguintes exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez:

Exame de estreptococos

Por volta da 35ª semana, o médico provavelmente vai solicitar um exame de estreptococos do grupo B para determinar se você está com essa infecção. Essas bactérias geralmente ficam alojadas na vagina e são transmitidas aos bebês durante o parto, o que pode ser grave.

Para esse exame, uma amostra é coletada da vagina. Se o resultado for positivo, são administrados antibióticos por via intravenosa.

Exame dos níveis de glicose

Durante esse trimestre, também é necessário fazer um exame de glicemia. Isso é feito para descartar uma possível diabetes gestacional, uma condição transitória que pode afetar a saúde do bebê. O ideal é diagnosticá-la e tratá-la a tempo.

Ultrassom

É considerado um dos exames pré-natais mais importantes durante o terceiro trimestre de gravidez. Com esse exame, o crescimento fetal e a anatomia da criança podem ser determinados e comparados.

É essencial monitorar o desenvolvimento de órgãos como os pulmões e os rins, entre outras estruturas do bebê. Caso sejam descobertas anomalias, as etapas a serem seguidas serão determinadas.

“Os exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez são importantes porque ajudam a detectar infecções comuns que podem ser transmitidas através do canal do parto”.

Exame físico

O médico também pode fazer um exame físico para verificar a condição da mãe e a resposta aos estímulos por parte do fetoNesse segmento, é comum a realização da cardiotocografia.

Esse exame indica quando o movimento do feto diminui ou se há razões para acreditar que a placenta não esteja funcionando corretamente. A partir do seu resultado, é possível solicitar exames mais profundos.

Exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez

Outros exames

De acordo com o andamento da gravidez até então, o obstetra poderá sugerir a repetição de alguns exames. Entre eles, estão incluídos os exames de urina para descartar glicose e proteínas, e a contagem de glóbulos vermelhos para reduzir o risco de anemia e descartar a presença de doenças sexualmente transmissíveis nos casos em que pode haver riscos.

Se a gravidez passar da 42ª semana, será feito um perfil biofísico para medir os batimentos cardíacos do bebê, assim como a quantidade de líquido amniótico. Isso pode ser complementado por um ultrassom que também vai indicar o estado da placenta. Em relação aos exames pélvicos, cada médico vai decidir qual é o mais seguro de acordo com a paciente.

Em conclusão, os exames pré-natais durante o terceiro trimestre de gravidez podem indicar ao médico a melhor maneira de levar a gravidez a uma conclusão bem-sucedida. O ideal é que a pressão arterial, o peso e o descanso da paciente também sejam monitorados. É disso depende o nascimento de um bebê sadio e saudável.