Exercícios caseiros para crianças com distúrbio específico de linguagem
O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) ou disfasia é uma realidade para muitas crianças e é considerado um distúrbio grave e de longo prazo. Afeta os menores desde o início do desenvolvimento da linguagem e pode durar até a adolescência. Sem uma boa intervenção, pode deixar sequelas quando o pequeno se torna adulto.
Normalmente, afeta a articulação das palavras. Por isso, é muito importante se exercitar em casa. Continue lendo para saber mais sobre esse problema.
Conheça alguns exercícios para crianças com DEL
Você terá que conversar com um especialista para saber a gravidade do DEL do seu filho e assim poder encontrar os exercícios mais adequados. Mas, independentemente disso, vamos explicar algumas das atividades mais importantes. Elas estão relacionadas com o movimento, a respiração e o ritmo necessários para poder progredir nesse problema. Não perca detalhes!
Respiração para transtorno específico de linguagem
Trabalhar a respiração é essencial para crianças com um distúrbio específico de linguagem. São exercícios simples e repetitivos que podem ser feitos incorporando sons agradáveis. Envolve inspirar e expirar pelo nariz e pela boca, além de praticar a retenção da respiração. Além disso, você pode variar a velocidade.
Bolas de papel
Esse é um exercício simples que as crianças gostam e se divertem. É tão fácil quanto fazer bolinhas de papel e soprar com canudos para fazê-las se mexer ou aspirar para que grudem na outra ponta.
Bolhas de sabão
Tal como acontece com as bolas de papel, as crianças adoram fazer bolhas de sabão. Além disso, irá ajudá-las a controlar a respiração e a trabalhar os músculos da boca.
Vogais em transtorno específico de linguagem
Nesse caso, o exercício se concentra na respiração. Conforme a criança inspira e expira, ela deve pronunciar as 5 vogais. Uma variante desse exercício é fazer isso de forma exagerada como um jogo. O que importa é dizê-las e conseguir manter um bom controle do ar e da velocidade ao pronunciá-las.
Sílabas
Nesse caso, a criança deve dizer sílabas e usar consoantes repetidamente. Por exemplo, com a letra M, ela deve dizer: Ma, ma, ma, ma/me, me, me, me… E assim por diante com todas as vogais e diferentes consoantes. Dessa forma, exercita-se a entonação e também o ritmo.
Ritmo para transtorno específico de linguagem
O ritmo é essencial para crianças que têm um distúrbio específico de linguagem. Dessa forma, a articulação e a pronúncia das palavras serão feitas de forma mais correta. Para fazer isso, você pode usar um tambor ou simplesmente bater em uma mesa de forma rítmica. Peça para a criança fazer os sons de acordo com o tempo e o ritmo que você marcou.
Silêncio
Para realizar esse exercício, precisaremos de um espaço totalmente silencioso. Em seguida, devemos fazer um pequeno som para que a criança, com os olhos fechados ou vendados, possa detectá-lo e apontar a direção em que soa. Então, você deve perguntar que barulho ela ouviu. Assim, ela poderá aprender a distinguir a intensidade dos sons, qual é o objeto que os produz, o ritmo e a duração dos mesmos.
Língua
Os exercícios com a língua são muito importantes, pois é o órgão que ajuda a articular todos os sons e palavras. Consiste em fazer movimentos com ela, de acordo com as dificuldades da criança.
Frases
Esse exercício é baseado em formar frases completas. Por exemplo, poesia, trava-línguas, canções ou contcos podem ser recitados. O menor repetirá as sílabas, palavras ou frases correspondentes várias vezes até obter um resultado correto. É preciso evitar ser muito repetitivo ou tedioso para que a desmotivação não apareça. Além disso, pequenos objetos podem ser usados para marcar o ritmo e a entonação.
Melhorar brincando
Os exercícios ajudam as crianças a superar essas dificuldades mais rápido, de acordo com a gravidade dos problemas de linguagem que apresentam. É preciso saber que alguns desses problemas podem ocorrer devido a outras condições, como autismo ou problemas físicos que interferem no processo de articulação das palavras. Implementando essas brincadeiras, pouco a pouco, com certeza o pequeno poderá melhorar.
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- Monge Díez, R. (2008) Lenguaje comprensivo y expresivo: ejercicios prácticos. Editorial: Lebón