O que posso fazer para conhecer melhor meu filho?

Às vezes pensamos que conhecemos bem nossos filhos, mas às vezes eles nos surpreendem com comportamentos inimagináveis. Se você deseja conhecer melhor seu filho, aqui estão algumas recomendações.
O que posso fazer para conhecer melhor meu filho?
Elena Sanz Martín

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 13 abril, 2023

Embora possa parecer estranho, muitos pais se perguntam todos os dias: como posso conhecer melhor meu filho? E é que geralmente pensamos que, pelo simples fato de sermos seus pais, sabemos tudo sobre nossos filhos.

Porém, muitas vezes, eles nos surpreendem com atos que nem imaginávamos. É então que os sentimos como estranhos e em nós urge a necessidade de mudar esta situação.

O que significa conhecer melhor meu filho?

Não é uma questão de orgulho, que nos leva a garantir que os conhecemos bem, mas a oportunidade de identificar as suas necessidades e poder ajudá-los. É importante para que nada nos pegue de surpresa e assim poder orientá-los da forma correta. Por exemplo, nas atividades que realiza ou sobre seus desejos para o futuro.

Muitas vezes os resultados acadêmicos são confundidos com as habilidades das crianças e com seus gostos. Isso nos leva a considerar erroneamente que certas características fazem parte de sua personalidade. Quando, na verdade, estamos nos deixando guiar por aspectos errôneos e superficiais.

Nesse sentido, a vida dos pequenos costuma ser gerida com base no ideal dos pais. É isso que motiva o desempenho escolar da criança e com base no qual muitas vezes são decididas as atividades extracurriculares. Algo que leva a que estes nem sempre sejam do gosto da criança.

No entanto, há muitas coisas que você pode fazer para conhecer melhor seus filhos: a primeira coisa é estar ciente de que eles são pessoas independentes e talvez muito diferentes de você. Nesse caso, podemos nos recusar a ver o que realmente são, mas isso só nos leva a perder a oportunidade de conhecê-los melhor.

Quero conhecer melhor meu filho, o que posso fazer?

dd4d641cb955264bd10e348f23c42a8e

O principal é ter a determinação de conhecê-lo objetivamente, sabendo que o que descobrimos pode não ser inteiramente do nosso agrado. A esse respeito, é necessário refletir sobre o fato de que, se até agora não sabíamos disso e tudo estava normal, é provável que o respeito que ele tem por você e a disciplina adequada mantenham as coisas equilibradas.

Se você descobre que seu filho é muito diferente do que você imaginava, é porque ele conseguiu manter isso em segredo ou você estava cego demais para ver isso. Por esse motivo, a comunicação deve receber atenção, pois é muito provável que ela tenha falhado. Além disso, é importante dar a um filho o valor que ele merece, ser razoável e reconhecer que sua opinião e seus sentimentos valem muito.

Recomendações para conhecer melhor as nossas crianças:

  • Ser objetiva. Veja a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse. Pare para observar com atenção e sem preconceitos.
  • Reconhecer que são humanos e que, portanto, possuem virtudes e defeitos. São nossos filhos, mas isso não os torna perfeitos.
  • Interessar-se pelos seus hobbies, aprofundar os seus conhecimentos, sejam eles do nosso agrado ou não. A orientação com amigos e professores pode ser útil.
  • Fazer perguntas amigáveis, evitando cair no sermão e tendo consciência de que não somos donos da verdade. Melhorar a comunicação com eles e indagar sobre os seus gostos, opiniões e intenções, nos permite orientá-los da forma mais adequada.
  • Brincar com eles. Através da brincadeira, muitas coisas podem ser alcançadas. Isso nos permite conectar, construir confiança e vê-los em um contexto diferente. Compartilhar alguns momentos como iguais nos permite reconhecer seus valores, sua atitude perante a competição e outros aspectos.
fb99bc8ae7f144a53502d95c110d3e4a
  • Deixar que corram riscos, mesmo que seja sob sua supervisão. Isso permitirá que você veja até onde seu filho ousa ir, se tem medo ou não está interessado e também se pode confiar em você. Se ele estiver errado, é hora de criar um espaço para apoiá-lo e corrigir o que for necessário.
  • Outorgar responsabilidades de acordo com sua idade. Assim você poderá ver se ele consegue seguir as instruções, ser pontual e respeitar.

Reconhecer os períodos sensíveis, os instintos orientadores e o temperamento de nossos filhos

É verdade que todas as crianças são diferentes e, claro, os nossos filhos também. Daí a importância de trabalhar com base em três pontos-chave para conhecê-los e desenvolver seu potencial:

  • Os períodos sensíveis. São as fases que correspondem ao desenvolvimento durante o qual a criança consegue aprender algo com facilidade e fluência. Melhor se neste período se entregar ao que se conhece como:
  • O instinto guia. Isso facilita o aprendizado do conhecimento inato que a criança sempre possuiu. Os pais devem estar atentos para reconhecer suas inclinações naturais, seus gostos e talentos, seja para música, pintura, dança ou alguma destreza manual particular, dentre as inúmeras opções ou possibilidades.
  • O temperamento. Conhecer melhor seu filho, como ele reage a certos estímulos, suas respostas a pedidos ou reclamações, enfim, sua maneira de responder a chamados, ordens e exigências, explicam seu temperamento ou gênio, que muitas vezes responde a modelos herdados e parcialmente aprendidos.

Esses três elementos estão na base de qualquer plano para tornar o conhecimento de nossos filhos consciente e sistemático.

“A criança aprende coisas em períodos sensíveis (…) Esta sensibilidade a permite entrar em contato com o mundo exterior de uma forma excepcionalmente intensa. E então tudo é fácil para ela, tudo é entusiasmo e vida.”

– Juan José Morales Ruiz, Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Autônoma de Barcelona –

Assunto de interesse

Em suma, conhecer melhor nossos filhos é uma questão de atitude e interesse. É preciso abrir a mente e estar dispostos a descobrir, aceitar e acolher nossos pequenos como eles são. Só então podemos orientá-los em todo o seu crescimento.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.