Fazer exercício físico antes e depois da gravidez

· 22 de outubro de 2017

Quando começamos nossa gestação, ficamos com um pouco de medo de fazer exercícios físicos, pensando que qualquer excesso poderia fazer mal ao bebê.

Dependendo do mês e dos exercícios podemos fazê-los; mas devemos ter muito cuidado e consultar sempre nosso médico. 

Fazer exercício durante a gestação é possível sim

Existem vários exercícios físicos que você pode fazer durante a gestação. Muitas gostam de se exercitar e aqui segue alguns exercícios que você pode fazer sem causar nenhum mal ao seu bebê:

1. Caminhar durante a gravidez. Esse tipo de exercício não afeta o bebê, pelo contrário, traz vários benefícios para a gestante e o bebê, como a facilitação do seu nascimento de maneira natural, a prevenção de problemas circulatórios como os edemas, o inchaço das pernas e pés, a prisão de ventre, e as hemorroidas, além de nos ajudar a controlar nosso peso.

2. Andar de bicicleta. Mesmo que você não acredite nisso, essa atividade também pode ser feita, ficando bem claro que, com muitíssimo cuidado e precaução. Ela relaxa, tonifica, melhora a circulação e evita o aumento de peso, dentre outros benefícios. Essa atividade pode ser realizada até o quinto ou sexto mês da gravidez. Uma opção para quando sua gestação estiver no final, é fazer exercício físico com bicicleta ergométrica.

3. Fazer exercício físico na água. A água faz com que o corpo submerso diminua consideravelmente seu peso e reduza o risco de se machucar ou de forçar os músculos. Essa atividade proporciona melhoria na parte muscular, circulatória, respiratória e, até mesmo, reduz as dores lombares.

4. Você também pode praticar ioga. Essa é outra atividade que traz consigo múltiplos benefícios, entre eles, melhora a dor nas costas, sua postura corporal, previne as hemorroidas e a ocorrência de vômitos. Além disso reduz o cansaço, o nervosismo, e garante ao feto uma maior oxigenação. É um exercício que permite a você relaxar e meditar.

5. Você pode praticar pilates. Nesse exercício devemos ter muitíssimo cuidado. Ele traz os mesmos benefícios da ioga, mas você deve evitar fazer qualquer tipo de pressão na barriga.

6. Alongamentos na coluna e exercícios com a cabeça. Você pode fazer essas atividades sem nenhum problema. Através delas, você pode conseguir maior flexibilidade, relaxamento e tonificação muscular.

” Um bebê é alguém que você carrega dentro de si por nove meses, nos seus braços por três anos, e em seu coração até o dia da sua morte.”

-Mary Mason-

mulher grávida acariciando sua barriga

Quais exercícios você não pode fazer durante a gestação

1. Exercícios de alto risco. A prática esportiva de mergulho e atividades que podem causar quedas ou ferimentos, como montar a cavalo, esquiar ou fazer snowboard.

2. Depois do seu primeiro trimestre evite fazer exercícios abdominais ou outros em que você fique deitada de costas, eles podem causar enjoos e podem drenar seu sangue para o útero.

3. Evite a todo custo ficar de pé fazendo exercícios com pesos. Não é bom você ficar de pé por longo tempo, isso provoca a redução do fluxo sanguíneo que chega ao útero.

mulher grávida sentada em um campo de futebol

Exercícios que você pode fazer logo depois de terminada a gravidez

Muitos obstetras e parteiras sugerem esperar de quatro a seis semanas depois do nascimento do bebê para começar a realizar qualquer tipo de exercício físico.

1. Exercícios de Kegel. Se você perceber que a área onde foi feita a cirurgia cesariana está inflamada ou roxa você pode fazer esse tipo de exercício. Ele fortalece os músculos do períneo, melhorando a circulação, evitando problemas como a incontinência urinária.

2. Flexões de braços. Com esse exercício você poderá fortalecer os músculos, e assim fica mais fácil carregar o seu bebê.

3. Exercícios de cabeça e ombros. Esse exercício vai ajudar você a tonificar a zona abdominal. Claro que vai tomar seu tempo, e você deve manter a frequência para conseguir voltar ao peso que estava antes da gravidez.

4. Exercitar a pélvis. Esse exercício também é muito bom para exercitar a zona abdominal.

5. Faça uma programação para se exercitar corretamente. Você pode começar com cinco minutos, dois ou três dias por semana, e depois aumentar até 20 minutos, se você se sentir confortável, e até fazer mais tempo de exercício.

Se perceber algo estranho você deve parar de fazer os exercícios físicos

Você deve ficar atenta aos lóquios. Se você perceber que se tornaram maiores ou que adquiriram uma coloração roxa escura ou rosada, pode parar de fazer seus exercícios e ligar para o seu médico. Ele vai orientar você.

É compreensível que queiramos fazer certos exercícios para nos mantermos ativas, mas também é importante cuidar da saúde dos nossos bebês. Sempre que você tiver alguma dúvida sobre quais exercícios fazer, consulte seu médico.