O que fazer com as roupas que não servem mais para o meu filho?

04 Fevereiro, 2020
As mães geralmente são as melhores cuidadoras de objetos e roupas que existem. Se estiverem em boas condições, podem ser personalizados para serem aproveitados ao máximo novamente.

Quando uma criança cresce e deixa as suas roupas para trás, toda mãe se pergunta: O que fazer com as roupas que não servem mais para o meu filho?”. Certamente, é uma pena que muitas peças sejam perdidas apenas porque não são mais do tamanho da criança, especialmente aquelas que foram mantidas em perfeitas condições.

O processo de substituição de roupas é inevitável. Nos melhores casos, as peças de roupa em boas condições são repassadas ​​a irmãos ou outros parentes com filhos da mesma idade. Mas, no caso das roupas desgastadas, a estratégia deve ser outra.

Os pais que acharem que podem aproveitar as roupas que não são adequadas para doação ou para passar para outros parentes podem a usar a criatividade para criar objetos com uma nova utilidade. Basta reservar um momento para deixar a imaginação fluir e deixar que a criatividade coloque mãos à obra.

As etapas preliminares a serem executadas

Uma vez que surge a pergunta o que fazer com as roupas que não servem mais para o meu filho?” a primeira coisa a fazer é: pegar as roupas que não são mais do tamanho da criança e empilhá-las em um único lugar. Posteriormente, será necessário revisá-las, pois é preciso detectar detalhes de deterioração, tais como:

  • Rasgos.
  • Manchas.
  • Desgaste do tecido.
  • Reparos feitos anteriormente (geralmente costuras).
  • Etc.
as roupas que não servem mais para o meu filho

É necessário classificar as roupas e separar as que estão em boas condições daquelas que precisem de reparos.

Em seguida, será necessário lavar todas as roupas que serão passadas para outra pessoa. Depois de secas, elas podem ser passadas ​​a ferro para serem entregues nas melhores condições possíveis. Lembre-se de que, mesmo que seja roupa usada, é importante cuidar da apresentação, pois isso indica respeito pela outra pessoa. 

Não são muitas as pessoas que veem com bons olhos receber roupas usadas como presente. por isso, é necessário conversar com a pessoa com antecedência para saber se a ideia lhe convém ou não.   

Depois que os itens em boas condições forem doados ou presenteados, é necessário pegar os itens que possam ser úteis e separá-los em categorias: calças, flanelas, meias e assim por diante. Dependendo do tamanho e das outras características de cada peça, é possível criar diferentes novos objetos, por meio de modificações.   

Ideias para reutilizar as roupas que não servem mais para o meu filho

1. Personalizar (Customizar)

A personalização de peças de roupa é uma das formas de aproveitar as peças que não possuem nenhum tipo de elemento decorativo ou quando já estão desgastados. Portanto, customizar é pegar uma peça de roupa velha e sem graça para modificá-la, de acordo com os próprios gostos e interesses.

Você deve ter certeza sobre a mudança que deseja e se realmente combina com a roupa. Muitas vezes, nem sempre o que queremos fazer é a melhor maneira de aproveitar a peça.

Alguns elementos típicos da personalização são: adesivos, alfinetes ou placas, tinturas, adição de laços, fitas, botões, fechos, realização de cortes, etc.

No caso das meninas, as lantejoulas são muito usadas de diferentes maneiras para dar um toque brilhante às roupas. No caso dos meninos, geralmente opta-se pelo uso de adesivos em forma de carrinho ou com o seu super-herói favorito.

as roupas que não servem mais para o meu filho

2. Crie outros itens domésticos

As peças de roupas velhas podem se tornar outros objetos: pulseiras, colares, capas de almofada e muito mais. Uma boa ideia é fazer objetos simples, como os sachês para essências, por exemplo. Eles podem ser costurados facilmente, tanto à mão quanto à máquina, e podem ser colocadas em locais como gavetas, armários e cômodas, para perfumar e ambientar.

Os sachês admitem todos os tipos de essência: floral, cítrica, doce ou fresca. As mais populares são: rosas, eucalipto, hortelã e lavanda. Em algumas ocasiões, os sachês são elaborados com ervas mistas.

Outros objetos que podem ser criados a partir de roupas antigas são os panos para limpar superfícies diversas. Embora não seja uma opção muito sentimental, ela é bastante prática e útil.

Como se pode ver, você não precisa se angustiar se perguntando: “o que fazer com as roupas que não servem mais para o meu filho?”, pois existem várias soluções. Então, ative a sua criatividade e aproveite as roupas. Assim, você economizará dinheiro e passará um agradável momento de criatividade.