Como ajudar as crianças a controlar o estresse com a lição de casa

28 Dezembro, 2019
Uma boa rotina e organização, bem como um ambiente apropriado, são essenciais para os pequenos conseguirem enfrentar a lição de casa.
 

Em muitos lares, a lição de casa pode levar a situações realmente tensas. Após um dia exaustivo, pais e filhos estão cansados. Então, chega a hora de começar a lição de casa e os aborrecimentos e as brigas começam. Saber como estabelecer um horário ou uma rotina dedicada à lição de casa é algo complicado. Porém, não desista e continue lendo para descobrir como lidar com o estresse com a lição de casa.

Crie um ambiente adequado

Uma mesa limpa com espaço suficiente para as crianças colocarem o material escolar e um cômodo bem iluminado são os requisitos básicos para criar o ambiente mais apropriado para fazer a lição de casa. Os pequenos não precisam ficar confinados sozinhos no quarto. De fato, as crianças trabalham melhor em um ambiente familiar, como a cozinha, por exemplo.

Por fim, é igualmente importante saber como reduzir as possíveis distrações: procure por um local tranquilo e evite distrações óbvias, tais como a televisão ou os celulares.

Procure o melhor momento

Encontrar a hora certa geralmente é a parte mais complicada. Algumas crianças têm um desempenho melhor se fizerem uma pausa ou tiverem um momento de lazer antes de fazer a lição de casa. Por outro lado, algumas crianças preferem fazê-la depois de comer ou quando chegam da aula, esforçando-se para depois poder aproveitar o restante da tarde durante o maior tempo possível.

ajudar as crianças a controlar o estresse com a lição de casa
 

Não importa o horário em que as crianças façam a lição de casa, o importante é que elas estabeleçam uma rotina diária que, segundo a psicóloga Annie de Acevedo, deve ser estabelecida de acordo com a quantidade de lição de casa que tiverem.

A organização é o segredo para controlar o estresse com a lição de casa

Na maioria dos casos, as crianças podem se sentir sobrecarregadas porque ainda não sabem como lidar com a responsabilidade da lição de casa. Nesse ponto, a ajuda dos adultos é essencial. Saber dividir as tarefas e planejá-las na ordem mais apropriada ou usar o material corretamente são algumas ideias básicas que as crianças devem aprender desde o início do ano letivo.

Recorrer à ajuda de agendas, planejadores ou até mesmo aplicativos específicos para isso são algumas das ferramentas de planejamento essenciais, especialmente para as crianças maiores.

Encarar os desafios em vez de evitá-los

É frustrante enfrentar uma atividade que não sabemos como fazer, principalmente para as crianças menores, que ainda não conseguiram desenvolver habilidades de resolução. Como adultos, devemos ajudar as crianças a desenvolver o pensamento positivo diante dos desafios.

Uma boa maneira de fazer com que as crianças comecem a enfrentar os desafios gradualmente é classificar a lição de casa de acordo com o nível de dificuldade.

Por um lado, elas podem começar com as tarefas mais fáceis a fim de ganhar confiança para enfrentar as mais difíceis. Ou, então, elas podem enfrentar primeiramente as mais complexas e continuar com as mais fáceis quando estiverem mais cansadas.

 
ajudar as crianças a controlar o estresse com a lição de casa

Incentivar as crianças ajuda a controlar o estresse com a lição de casa

Você pode ajudar as crianças a controlar o estresse com a lição de casa por meio do seu apoio, tanto nos momentos enquanto estiverem fazendo a lição de casa quanto ao ajudar a organizá-las, ao estabelecer o ambiente apropriado para o estudo, etc.

Isso também significa que é necessário deixar que elas mesmas façam a lição. É necessário deixá-las ‘falhar’, o que, na verdade, pode ser bastante benéfico para o seu aprendizado.

Qual o papel dos pais em relação à lição de casa?

Para Annie de Acevedo, a ajuda e a supervisão dos pais são cruciais. Sem dúvida, as crianças demonstram mais interesse em aprender se os pais se envolverem e as apoiarem com a lição de casa. Graças a essa motivação, os pequenos terão um melhor desempenho escolar e aprenderão a desenvolver bons hábitos de estudo que promoverão o seu senso de responsabilidade.

“Você não precisa ser um especialista em educação para ajudar os seus filhos com a lição de casa. O que você precisa fazer é organizar um local de estudo confortável, com boa iluminação e com horários regulares para fazer a lição de casa.”

-Annie de Acevedo-

 
  • De Acevedo, A. (2008). La buena crianza. Pautas y reflexiones sobre como criar con responsabilidad y alegría. Editorial Norma. Colombia: Bogotá.