5 frases que sua mãe lhe dizia e agora você conhece bem

Não perca essas frases que sua mãe lhe dizia quando você era pequena e que agora... você repete para seus filhos!
5 frases que sua mãe lhe dizia e agora você conhece bem
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 05 março, 2023

Quando você era pequena, talvez sua mãe lhe dissesse frases que agora você conhece muito bem, mas principalmente porque você também as repete! Por isso, neste artigo vamos falar com você sobre esses ditados.

É normal que você as repita, pois podem até ser frases que fazem você se sentir identificada e lembram de onde você vem e quem são seus entes queridos. São palavras que, sem que percebamos, passam de geração em geração e se tornam herança de família em forma de frases. Não importa quantos anos você tem ou quantos anos sua mãe tem. É possível que ela já tenha lhe dito essas frases uma vez e que, agora, você se surpreenda repetindo-as para seus filhos.

E parece que quando nos tornamos mãe, aquelas frases que nos diziam quando crianças ressurgem de dentro, voltam e batem o pé. Elas ficaram registradas em nosso subconsciente para que, uma vez que tivéssemos filhos, elas saíssem para que as novas gerações pudessem ouvi-las e registrá-las em suas mentes.

Estas são as frases que sua mãe lhe dizia e você conhece bem

E assim, sem perceber, essas frases vão passando de geração em geração. Frases que nos lembram que somos humanos, que somos uma família e que nos amamos. Não perca nada, porque agora você também as diz!

“Dinheiro não dá em árvore”, diziam as mães aos frequentes pedidos dos filhos. Agora que você está no papel de adulto, pode usá-la para fugir da situação.

1. “O que você acha que eu sou, o Banco do Brasil?”

Certamente, sua mãe também lhe dizia que “Dinheiro não dá em árvore”. Quando você pedia dinheiro para comprar um perfume, um jogo ou para sair com os amigos, a resposta geralmente era a mesma. Especialmente nos momentos em que a parte financeira não estava muito boa em casa. Agora, você se vê repetindo essa mesma frase para seus filhos quando eles pedem dinheiro para qualquer coisa.

2. “Tenho certeza de que encontrarei”

Parecia que as mães tinham um sexto sentido para encontrar coisas. Não importava se o objeto era maior ou menor. Quando você procurava algo e não conseguia encontrar, mesmo que colocasse toda a sua atenção naquela busca, ela só precisava chegar para encontrá-lo em alguns segundos. Agora isso acontece com você, exatamente igual.

3. “Não sei por que peço para você se acabo fazendo eu mesma”

Não é que fizemos as coisas erradas, é que as mães às vezes nos pediam para fazer algo que nem sempre sabíamos fazer corretamente. Isso pode acontecer por falta de instrução ou porque não entendemos totalmente a ordem que ela nos deu. Se você já disse esta frase mais de uma vez para seus filhos, lembre-se, por que sua mãe lhe dizia isso? Talvez você só precise ensinar seus filhos a fazer uma tarefa para que depois eles saibam como fazê-la sozinhos.

4. “É a primeira vez do dia que eu sento”

Esta frase com certeza será uma das suas favoritas! Da mesma forma que inconscientemente também era da sua mãe. É uma frase que sua mãe costumava dizer em voz alta para mostrar o quanto ela estava cansada quando não parava de fazer as coisas dentro e fora de casa. Não era para ser constrangedor, longe disso, mas deixou claro a sua realidade atual: uma mãe sempre tem horas sobrando no dia.

Uma frase final de uma mãe, como “E não se fala mais nisso”, encerrava a discussão e o veredicto tinha que ser aceito. Possivelmente, agora você a diz para seus filhos.

5. “E não se fala mais nisso”

Essa era uma maneira sutil de resolver qualquer assunto sobre o qual uma mãe não queria mais insistir. Às vezes, as crianças podem ser muito repetitivas quando querem algo e, embora a mãe já tenha dado seu veredicto, certamente negativo, elas insistem em alcançar seus objetivos. Mas, quando você ouvia “E não se fala mais nisso” ou uma variante muito usada como “E ponto final” ou “E acabou”, você sabia que não havia mais o que fazer.

Agora você é como sua mãe!

Essas frases fazem você lembrar de algo? Você as usa com seus filhos hoje? Com certeza sim! E também estamos convencidos de que, ao ler este artigo, muitas outras frases e lembranças recorrentes de sua infância virão à mente. Aquelas coisas que sua mãe falava pra você e que você conhece bem, porque também as fala agora!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Galán Bertrand, L. (2017) Eres una madre maravillosa: La maternidad como nunca te la habían contado. Editorial: Prácticos

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.