A importância de ter uma alimentação saudável desde cedo

· 29 de janeiro de 2018

A alimentação é um assunto que merece muita atenção. É importante que os pais saibam transmitir hábitos que ensinem as crianças a ter uma alimentação saudável desde cedo.

É muito importante que os filhos comecem com hábitos que formam as bases de uma boa alimentação desde a infância. Pensando nisso existem programas criados com o objetivo de melhorar a educação dos pais, que são os responsáveis pelos filhos aprenderem a comer de forma saudável desde pequenos.

A alimentação se tornou um dos temas principais tanto no ambiente familiar quanto no âmbito escolar. Inclusive, existem algumas escolas em que a alimentação é um dos assuntos que faz parte do projeto educacional, pois é considerada um aspecto fundamental no desenvolvimento dos pequenos.

Ter uma alimentação saudável desde cedo significa incorporar na rotina alimentos de boa qualidade. E, na medida do possível, que não contenham açúcar ou gordura saturada. Acostumando as crianças desde cedo elas serão mais propensas a gostar de alimentos saudáveis e a rejeitar as chamadas besteiras.

Fazer com que a criança coma bem não é uma tarefa difícil. Porém, como tudo que está relacionado à educação e às crianças, sempre vai haver obstáculos. As dificuldades podem fazer com que os pais fiquem com muitas dúvidas. Uma das primeiras preocupações dos pais é se perguntar por que existem crianças que comem mais do que as outras. Isso pode acontecer porque algumas estão mais acostumadas com o sabor doce do leite e podem estranhar quando experimentam a papinha, que tem um sabor mais cítrico (no caso das papinhas de frutas).

é importante que a criança tenha uma alimentação saudável

Como dar o exemplo de boa alimentação aos filhos?

Sempre reforçamos aqui em Sou Mamãe que a criança aprende com o exemplo. Portanto, é preciso educar as crianças fazendo coisas que você quer que ela aprenda. Não se pode exigir o que não foi mostrado à ela. Por exemplo, se os pais quiserem que o filho aprenda a comer frutas e legumes, não devem comer hambúrguer ou doces cheios de açúcar quando ele estiver por perto. Lembre-se de que os primeiros passos para uma boa saúde começa desde bebês. Por isso é preciso comer dando o exemplo para criar hábitos alimentares saudáveis.

Para incentivar o hábito de comer de forma saudável desde cedo, tenha uma boa variedade de frutas e legumes disponíveis em casa. Dessa forma, as crianças poderão se acostumar com diferentes sabores de forma natural. Uma boa sugestão é sentar com elas e ensinar sobre as comidas que são consumidas em casa, que prato pode ser feito, etc…

Recomendações para uma alimentação saudável

No caso de a criança não comer tudo o que for oferecido, não se desespere e nem fique com raiva. Com paciência e tolerância, certamente as levaremos a se adaptar pouco a pouco aos novos sabores da comida.

Algumas pessoas usam a estratégia de oferecer um pouco do que está sendo preparado para a criança como um teste para introduzir novos alimentos. Por exemplo, se você estiver cortando cenouras, pode oferecer um pouco de forma descompromissada, para que ela experimente sem a obrigação de comer.

Outro truque para chamar a atenção das crianças é usar cores diferentes na comida. Por exemplo, você pode combinar papinhas brancas, feitas com batatas, couve-flor ou cebola, com uma papinha cor de laranja, feita com cenoura e abóbora.

É importante respeitar a introdução de todos os grupos de alimentos na ordem indicada pelo pediatra

Outra tática é permitir que a criança toque a comida e manipule os alimentos. Dessa forma ela se vai se acostumar mais fácil com eles. Além disso, você pode decorar o prato para torná-lo mais atrativo, despertando mais a vontade de comer.

Lembre-se de que as crianças devem comer doces só de vez em quando. A razão é muito simples: pode chegar um momento em que elas darão mais importância para a sobremesa do que para o prato principal e fiquem irritadas por não poder comer o doce primeiro.

para uma alimentação saudável inclua frutas e verduras

Conselhos para ter uma alimentação saudável no dia a dia

Ter uma alimentação saudável e equilibrada em casa ensina a criança a adquirir bons hábitos que vão ser refletidos ao longo da vida.

A maior recomendação é sentar-se ao lado dos filhos e ensinar sobre os diferentes tipos de alimentos que são consumidos em casa

Um conselho importante é deixar a criança terminar de comer quando tiver satisfeita. As crianças pequenas vão comer até não terem mais fome. Portanto deixe elas comerem o quanto precisarem. Sempre dentro dos limites, é claro.

Embora os gostos comecem a se formar bem cedo, já no processo de amamentação, é possível que você tenha que oferecer certo alimento à criança várias vezes até que ela se acostume em algum momento e aceite a comer.