Jogos e atividades de educação física para crianças de 5 anos
Os jogos e as atividades para crianças de 5 anos são essenciais para o seu desenvolvimento, não só física, mas também psicológica e socialmente. Por esta razão, a educação física torna-se uma ferramenta fundamental para crianças, pais e professores.
Entre os 3 e os 6 anos, a curiosidade e o ambiente são dois aspetos muito importantes do desenvolvimento, que estão presentes em praticamente todas as crianças. Nesse sentido, destacam-se os jogos e as atividades voltadas para a educação física como as principais ferramentas para que os pequenos interajam com o mundo ao seu redor.
Descubra estes jogos e atividades para crianças de 5 anos
Durante esta fase da vida, as crianças se concentram em explorar e interagir com o ambiente, tanto física quanto socialmente. Portanto, os jogos e as atividades devem ter como foco o estímulo de habilidades básicas, bem como a construção de relações sociais.
Embora alguns pais considerem adiantado, nessa idade as crianças podem brincar de interpretar papéis. Estes podem não ser muito sofisticados e complexos, mas é possível perceber como brincam de ‘mamãe e papai’ ou realizam outras tarefas comuns na sociedade adulta. Com base no exposto, os jogos e as atividades de educação física devem reforçar a estimulação psicomotora das crianças.
Caça e observação de insetos
Um dos ambientes mais importantes para o ser humano em geral é a natureza. Isso deve ser ensinado às crianças desde cedo e aos 5 anos é bastante adequado orientá-las sobre o assunto. Para isso, é aconselhável realizar uma atividade ao ar livre focada na caça e observação de insetos.
O objetivo da atividade é reconhecer os insetos da área e como eles se comportam. Desta forma, os menores aprendem a respeitar o ambiente natural que os rodeia. Após observá-los, as crianças devem devolvê-los ao parque ou ao local onde foram encontrados.
Jogo de fantasias
Os jogos de RPG representam grande importância no desenvolvimento social de crianças de 5 anos. Para motivar a caracterização dos personagens, você pode implementar figurinos. Os pequenos vão aproveitar ao máximo.
Para este tipo de brincadeira, é necessário que várias crianças participem. O ideal é procurar fantasias voltadas para o tema que os pequenos escolherem. Além disso, além das roupas, você também pode incentivar as crianças a imitar vozes ou emitir sons de acordo com a fantasia que estão usando.
Papai urso e o monstro
Este é um jogo focado no trabalho físico e social. Para realizá-lo, requer a participação de várias crianças. Quanto maior o número de participantes, melhor. É feito da seguinte forma:
- Uma das crianças será escolhida como ‘papai urso’, outra será o monstro e as demais farão o papel de filhos do urso.
- O ‘pai urso’ junto com seus filhos devem ficar localizados em uma extremidade do campo e o monstro apenas no lado oposto.
- Em seguida, os filhos do urso perguntam “Você pode deixar a gente trazer o monstro para mais perto?”. O ‘papai urso’ indica quantos passos eles podem dar. Terminada essa sequência, o monstro pode começar a caçar os filhos do urso com um leve toque nas costas.
- Cada criança atingida pelo monstro deve ajudá-lo a caçar as outras crianças ursas. O processo se repete até todas as crianças serem pegas.
Caça ao tesouro
Caça ao tesouro é um dos jogos mais simples que existem. No entanto, é útil para estimular a localização espacial e a lateralidade em crianças de 5 anos. A vantagem dessa atividade é que ela pode ser realizada em qualquer ambiente, tanto dentro de casa quanto no parque ou outro local. O objetivo é procurar o objeto escondido dentro dos limites estabelecidos.
A importância das brincadeiras e atividades para crianças de 5 anos
O jogo e as atividades dentro da educação física devem ser levados a sério, principalmente em crianças entre 3 e 6 anos de idade. Esta é uma fase sensível do aprendizado.
Os papéis adotados pelas crianças, o desenvolvimento físico e a transição entre o imaginário e o real são questões de grande complexidade nessa idade. Por esta razão, este tipo de atividades não só devem ser praticadas regularmente, mas também supervisionadas por você e pelos professores.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Prieto Ayuso, A. Et al. (2016). La Contribución de los Juegos Cooperativos a la Mejora Psicomotriz en Niños de Educación Infantil. Universidad Castilla La Mancha. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512016000100007
- Zapateiro Segura, J. Et al. (2016). Orientación espacial: una ruta de enseñanza y aprendizaje centrada en ubicaciones y trayectorias. Universidad del Atlántico. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6650182