8 jogos tradicionais para diversão em família

Os jogos tradicionais para a diversão em família são uma ótima opção para dedicar tempo aos nossos filhos. Aqui está uma lista de atividades que podem fazer você se divertir muito. Não perca!
8 jogos tradicionais para diversão em família
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 27 abril, 2023

Passar tempo com nossos filhos é um dos melhores presentes que podemos dar a eles. Para isso, uma boa opção são os jogos tradicionais para a diversão em família. Essas atividades costumam ser muito divertidas e, para realizá-las, você precisa de alguns materiais ou recursos. Além disso, algumas delas podem ser um desafio que traz inúmeros benefícios para as crianças.

Podemos escolher os jogos tradicionais para nos divertirmos ao ar livre, mas também para os momentos em que estamos em casa e procuramos nos entreter. Além disso, as crianças adoram que seus pais lhes dediquem tempo e atenção. Continue lendo para conhecer algumas das brincadeiras tradicionais que podemos brincar com nossos filhos.

Jogos tradicionais para a diversão em família

Hoje, os jogos mudaram muito em relação a outros tempos, principalmente devido ao uso de novas tecnologias. No entanto, os jogos tradicionais que costumávamos jogar não saem de moda e são uma excelente opção para entreter os mais pequenos.

Isso trará inúmeros benefícios para nossos filhos, pois evitaremos o sedentarismo de ficar colados a uma tela, o que também favorecerá seu desenvolvimento emocional.

Há muitas opções para escolher. Aqui vamos fazer uma seleção deles para que, caso seus filhos não os conheçam, você possa ensiná-los. Então, brinque e divirta-se!

Jogos tradicionais para a diversão em família ao ar livre

A seguir, veremos alguns jogos tradicionais para a diversão em família ao ar livre. Além de nos divertirmos, estaremos em contato com a natureza, o que ajuda a evitar o sedentarismo.

1. O esconde-esconde

É um dos jogos tradicionais que todos nós mais jogamos quando crianças. Neste jogo, um de nós será o policial, quem deverá encontrar os demais. Para fazer isso,  pessoa escolhida terá que cobrir os olhos até certo número, enquanto o resto deve se esconder. Assim que a conta terminar, a busca pelo restante dos participantes começará. Se encontrarmos alguém, lhe tocamos com a mão e continuamos procurando. O jogador que não for descoberto pode se salvar tocando no local onde contamos. O jogo termina quando não houver mais jogadores para salvar ou encontrar.

2. Amarelinha

A amarelinha é um dos jogos clássicos da infância. Além de se divertir pulando, as crianças se beneficiam ao desenvolver o equilíbrio e testar sua destreza.

Esse jogo envolve equilíbrio e destreza. Temos que pegar um pedaço de giz e pintar os quadrados com os números da amarelinha no chão. Em seguida, pegaremos uma pedra e atiraremos em um dos 10 quadrados. A partir daí, teremos que pular com uma perna só por cima de todos sem pisar no quadrado onde está a pedra. Esse jogo é ideal para desenvolver habilidades motoras.

3. O jogo do lenço

Esse é outro jogo tradicional e muito divertido. Duas equipes são formadas, precisaremos de um lenço e escolheremos um dos participantes para atuar como árbitro. Nesta atividade, os reflexos e a velocidade têm um papel muito importante, pois disso dependerá o vencedor.

4. A corda

Este é mais um jogo que envolve a formação de equipes, que têm de ser equilibradas, ou seja, terão de ser formadas com crianças da mesma idade ou mistas com adultos e crianças. A ideia é que ambas as extremidades da corda estejam equilibradas em força. Faremos uma linha no chão e os dois grupos se agarrarão a uma longa corda. A equipe que ultrapassar a linha pintada será a perdedora. Este jogo é muito popular em festas de aniversário ou passeios.

5. Corridas de saco

Para este jogo precisaremos de sacos de estopa, onde entraremos para pular da área de partida até a linha de chegada. Vencerá aquele que chegar primeiro à linha de chegada. Essa atividade também pode ser muito divertida, mas, sim, teremos que tomar muito cuidado para não cair e nos machucar.

Jogos tradicionais para a diversão em família em casa

Agora vamos ver alguns jogos clássicos e tradicionais com os quais podemos nos divertir em família em casa.

O origami favorece as habilidades motoras finas. Além disso, as crianças vão adorar formar suas próprias figuras de papel e compartilhar o momento com a família.

6. Origami

Consiste em fazer diferentes figuras com papel. Para isso, só precisaremos de papel e das nossas mãos. Existem muitos tutoriais na internet que podemos usar para fazer nossas criações. Será um momento divertido para a família ver tudo o que podemos fazer apenas dobrando um pedaço de papel. Além disso, com este jogo estimulamos a motricidade fina das crianças.

7. O jogo da cadeira

Esta é mais uma das brincadeiras que não podem faltar em nenhuma festa infantil. Além disso, sua mecânica é muito simples. Vamos precisar de um local espaçoso e colocar cadeiras no centro da sala. Então vamos tocar música e todos vamos girar em torno das cadeiras. Quando a música parar, todos têm que encontrar um assento rapidamente. O jogador que ficar sem cadeira será eliminado. Assim, a dinâmica é repetida até que reste apenas um vencedor.

8. O pictograma

Esse jogo é muito popular e também podemos comprá-lo em uma loja de brinquedos. Embora também possamos fazer nossa própria versão caseira. Então, será a vez de mostrar toda a nossa veia artística. Um dos jogadores deve desenhar um personagem, um animal, um lugar ou uma ação em uma folha de papel, enquanto os demais terão um minuto para adivinhar o que é.

Sobre jogos tradicionais para a diversão em família

Você já viu que os jogos tradicionais para a diversão em família são uma ótima opção para passar momentos agradáveis com as crianças. Certamente, se seu filho não os conhece, vai amá-los quando você os ensinar.

Muitas vezes, esquecemos que as pequenas coisas são as mais importantes. Por isso, um momento de brincadeira em família pode encher de felicidade seus pequenos corações. Então, o que você está esperando para começar a se divertir?

“Passar o tempo brincando com as crianças nunca será tempo perdido”

-Dawn Lantero-

Pode interessar a você...
Jogos divertidos para brincar no jardim de casa
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Jogos divertidos para brincar no jardim de casa

Vamos dar algumas ideias para aproveitar o espaço e brincar no jardim de casa em família com esses jogos divertidos. Confira nossas sugestões!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Öfele, M. R. (1999). Los juegos tradicionales y sus proyecciones pedagógicas. Lecturas: educación física y deportes, 4(13), 1-15.
  • Janot, J. B., & Arribas, T. L. (2002). Juegos multiculturales: 225 juegos tradicionales para un mundo global. Editorial Paidotribo.
  • Pérez-Latorre, Ó. (2012). Del Ajedrez a Starcraft. Análisis comparativo de juegos tradicionales y videojuegos. Comunicar, 19(38), 121-129.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.