Mãe não recebe salário, mas recompensa

· 3 de novembro de 2018
Ser mãe é uma atividade que não nos proporciona ter uma salário no final do mês. Mas traz recompensas que o dinheiro não pode comprar.

Ser mãe, é não receber salário no final do mês. De fato, não faltam mulheres que sentem certa desvalorização por parte de seus maridos e famílias, que não reconhecem a alta carga de trabalho e de responsabilidades que cumprem.

Entretanto, com certeza, poucas coisas oferecem uma recompensa maior do que criar um filho.

Temos consciência de que atualmente há cada vez mais pais e, portanto, “donos de casa” que se responsabilizam também pelo trabalho de cuidar das crianças e de uma casa.

Seja porque assim tenham escolhido ou porque é a mulher quem ganha um salário maior, já são muitos os homens que escolhem deixar de trabalhar fora para se dedicar exclusivamente ao cuidado da família, que quase sempre foi uma tarefa da mulher.

Contudo, apesar desses dados, é mais comum que seja a mãe que em 60% dos casos opte pela redução de sua jornada de trabalho ou por adiar alguns anos seu retorno à profissão.

Portanto, não é uma decisão fácil. É muito difícil, mas é realizada com amor. Mesmo que, em certas ocasiões, passamos por dias de completo esgotamento.

Agora, alguma vez você se perguntou qual seria seu salário se seu trabalho de mamãe (ou papai) fosse pago em sua totalidade de horas trabalhadas?

Por mais curioso que pareça, um homem quis fazer esse cálculo e o resultado é impressionante. Em “Sou Mamãe” , vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.

Se as mamães recebessem salário no final do mês…

recebe salário

Pense por um momento em cada uma das tarefas que você realiza durante o dia com seu bebê ou com seus filhos mais velhos.

Temos certeza de que nesse rápido raciocínio que você realizou acabaram escapando pelo menos umas 8 atividades.

Isso acontece por uma simples razão: nós não nos damos conta de tudo o que fazemos e do que somos capazes de conseguir.

Entretanto, reflita agora sobre todas as categorias profissionais que você desempenha em apenas um dia:

  • Babá
  • Serviços de limpeza
  • Compras
  • Motorista
  • Psicopedagoga
  • Enfermeira
  • Cozinheira
  • Nutricionista (preocupada sempre em oferecer a melhor alimentação à família)
  • Lavadeira e passadeira
  • Contadora de histórias
  • Animadora de momentos entediantes
  • Monitora em excursões ao campo ou ao parque
  • Personal Shopper
  • Cuidadora dos animais de estimação
  • Professora

Todas estas tarefas são realizadas 7 dias por semana, nos 365 dias do ano e durante 24 horas por dia. Além disso, não existem férias, nem dias de licença.

Então, se recebêssemos um salário por isso qual seria? Steven Nelms é um pai de família e um homem muito sensibilizado com as tarefas que sua esposa realiza todos os dias.

Tanto que não teve dúvidas em fazer esse cálculo para chegar a um valor exato: 73.960 dólares ao ano (aproximadamente, 275.000 reais por ano).

Essa informação viralizou e foi publicada sob o lema “We are glory“, fazendo assim uma pequena homenagem a sua esposa.

recebe salário

Mãe não recebe salário, mas ganha a melhor recompensa do mundo

Tanto as mães quanto os pais que decidem ficar em casa para cuidar de um ou vários filhos não sentem que estão perdendo dinheiro, nem desperdiçando uma fase de suas vidas.

Pelo contrário, grande parte deles têm a certeza de que estão vivendo o melhor momento. Sabem que cada instante dedicado aos filhos é recompensado de maneira muito significativa.

Todos somos conscientes de que nossa sociedade não oferece facilidades para a conciliação, que os horários de trabalho não são respeitosos nem lógicos para poder criar um filho como se desejaria.

Por isso, se a situação pessoal de uma família permite que um dos dois possa – se assim quiser – ficar em casa, será uma resposta satisfatória, porque com isso podem conseguir várias coisas.

Em primeiro lugar, as crianças são criadas com a companhia constante de um pai ou uma mãe nesses primeiros anos essenciais para o desenvolvimento psicológico e emocional delas.

Além disso, significa poder construir um vínculo mais intenso e saudável com os filhos.

Por sua vez, e não menos importante, aqueles que seguem essa opção devem receber um reconhecimento ainda maior.

Somente uma mãe ou um pai que dedica às 24 horas do dia a uma criança sabe o quanto custa manter a mente tranquila e o cansaço escondido, aguardando o momento de finalizar as tarefas e poder descansar.

Quem oferece tudo em troca de um sorriso e do bem-estar de um filho merece, sem dúvida alguma, nosso maior respeito.

Poucos trabalhos podem ser mais importantes e, ao mesmo tempo, mais maravilhosos que esse.