Atividades para trabalhar habilidades sociais em crianças

Desde iniciar uma conversa até pedir desculpas. Com essas atividades, as crianças poderão aprender habilidades sociais de uma forma simples e divertida.
Atividades para trabalhar habilidades sociais em crianças
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 11 novembro, 2022

É importante saber quais são as melhores atividades para trabalhar as habilidades sociais nas crianças, pois a capacidade de se relacionar adequadamente nem sempre é intrínseca e precisa ser aprendida e treinada.

De fato, independentemente de serem mais abertas ou mais reservadas, tímidas ou extrovertidas, todas as crianças precisam estabelecer relações sociais. Comunicar, interagir e compartilhar com os outros é necessário para alcançar um desenvolvimento físico e psicológico saudável.

Atividades para trabalhar habilidades sociais desde cedo

Não ter as ferramentas sociais certas pode levar a sérias dificuldades para as crianças. Desde problemas de autoestima, tristeza e medo de rejeição até estresse ou ansiedade social. Assim, é importante que, desde cedo, lhes proporcionemos recursos suficientes para que possam ver a interação social como algo simples e gratificante.

As habilidades sociais que usamos diariamente e que podemos trabalhar com as crianças são inúmeras. Desde as mais simples, como se apresentar, fazer um elogio ou iniciar uma conversa, até as mais complexos, como seguir instruções, pedir ajuda ou estabelecer limites.

Crianças fazendo algumas atividades para trabalhar as habilidades sociais.

Abaixo, vamos nos concentrar em algumas das mais importantes e como elas podem ser treinadas de forma simples e divertida.

Empatia

Vários pesquisadores da Universidade da Costa Rica afirmaram que, para trabalhar a empatia com as crianças, devemos ajudá-las a identificar os humores dos outros, compreendê-los e reagir adequadamente. Para fazer isso, um dos exercícios mais simples é mostrar a elas imagens de rostos expressando emoções diferentes e pedir que nomeiem o que acham que as pessoas estão sentindo. Também pode ser feito ao contrário, ou seja, falar uma emoção para a criança e convidá-la a representá-la com seus próprios gestos.

Livros e filmes também podem ser ferramentas muito úteis para promover a empatia. Assim, podemos perguntar às crianças o que cada um dos personagens sente e o que os faz sentir assim. Da mesma forma, será interessante incentivá-las a pensar sobre qual emoção experimentariam nessa situação e como gostariam de ser tratadas pelo ambiente.

Assertividade

A assertividade é uma habilidade social essencial, pois está intimamente relacionada à autoestima. Para trabalhá-la, o role-play é uma das atividades mais apropriadas. De acordo com um estudo da Universidade de Salamanca (Espanha), o role -playing tem um efeito positivo na mente das crianças e geralmente não é perigoso.

Assim, trata-se de separar as crianças em duplas e explicar a situação que elas devem representar. Pode ser pedir um favor, dizer “não” a um pedido, expressar uma opinião, negociar com a outra pessoa…

Antes de realizar essa atividade, é importante explicar a elas a forma adequada de se expressar sem desrespeitar os outros, mas defendendo nossas opiniões e desejos. As demais crianças atuam como espectadores e decidem o que acham da cena, o que está bom e o que pode ser melhorado.

Cooperação

Para aprender a cooperar, é necessário confrontar as crianças com jogos ou atividades que exijam trabalho em equipe. As gincanas de equipes, por exemplo, podem ser muito interessantes. Nelas, as crianças terão que juntar suas habilidades para resolver os testes e quebra-cabeças.

Crianças pulando corda, uma das atividades livres mais fáceis de fazer.

Alguns jogos para desenvolver habilidades sociais na escola

Por outro lado, existem outras atividades lúdicas ou jogos que, embora pareçam improváveis, ajudam a trabalhar as habilidades sociais nas crianças. Muitos desses jogos são ideais para os pequenos e costumam ser jogados nas escolas. As opções mais populares são as seguintes:

  • Abraços musicais: as crianças terão que andar pela sala enquanto a música toca. Quando a música parar, elas devem encontrar um parceiro para abraçar. O número de crianças em cada abraço deve aumentar a cada rodada, também é fundamental que nenhuma criança fique sem um parceiro.
  • Desenhos em equipe: as crianças devem se separar em grupos de 5 a 10 membros e formar uma fila. O primeiro de cada fila terá um lápis e haverá um pedaço de papel vários metros à sua frente. O professor dará um tema sobre o qual elas desenharão e, quando o sinal for dado, elas correrão em direção ao papel. Em seguida, o professor dará outro sinal para que a criança volte e entregue o lápis ao colega para continuar o desenho.
  • O dragão: as crianças são divididas em vários grupos e devem ficar em fila. A primeira da fila será a cabeça do dragão e a última terá um lenço que será a cauda. A ideia é que a cabeça roube a cauda dos outros dragões, quando isso acontece as crianças devem se juntar ao dragão que roubou. O jogo termina quando todo o grupo formar um único dragão.
  • O inquilino: grupos de 3 crianças devem ser formados, 2 deles formarão o telhado e as paredes da casa, enquanto o terceiro ficará localizado abaixo e será o inquilino. Quando um adulto gritar “Inquilinos!”, essas crianças devem encontrar uma nova casa. Por sua vez, se gritar “Casa!”, as casas devem procurar outro inquilino.
  • O aro: vários aros são colocados ao redor da sala e 5 ou 6 crianças devem dar a volta em cada aro. As crianças devem colocar os braços nos ombros de seus parceiros e tentar levantar o aro sem usar as mãos. O primeiro grupo a colocar o arco sobre suas cabeças será o vencedor.
  • O novelo: as crianças sentam-se em círculo na sala. Para começar, o professor vai jogar o novelo para uma criança e dizer algo positivo sobre ela sem soltar o fio. Em seguida, a criança que recebeu o novelo irá jogá-lo para outro parceiro, repetindo o processo, sempre sem soltar a ponta. Quando todos tiverem participado, poderão dialogar sobre como se sentiram em relação a essa atividade.

Outras atividades para trabalhar habilidades sociais com as crianças

Para trabalhar as habilidades sociais em crianças, o mais adequado é fazer isso de forma natural e divertida em contextos cotidianos. Para isso, por exemplo, os jogos de tabuleiro podem ser muito úteis para ensinar as crianças a revezar.

O jogo tradicional “Simon Says” será ideal para trabalhar a capacidade de seguir instruções. E dinâmicas, como vendar os olhos e ser guiado por um parceiro, aumentarão a confiança interpessoal.

Antes de mais nada, devemos lembrar que a família é o principal agente socializador e os pais, as principais figuras de referência. Portanto, nosso próprio comportamento será o melhor guia para nossos filhos.

Vamos tomar consciência de como nos relacionamos uns com os outros, como nos expressamos e que ideia transmitimos sobre interação social. Adquirir essas habilidades na infância certamente irá preparar o pequenos para o sucesso em várias esferas da vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.