Como motivar seu filho para que ele não abandone os estudos?

· 27 de novembro de 2018
O abandono escolar precoce tornou-se um problema tanto social quanto familiar porque é comum que adolescentes que rejeitam a continuidade de seus estudos se tornem vítimas do vício em drogas, da delinquência e da depressão.

Motivar um adolescente para que ele não abandone os estudos pode ser difícil. Principalmente quando seu grupo de amigos pensa que estudar é perder tempo e abandonam o colégio em massa.

Embora não aconteça o mesmo com todas as crianças que param com os estudos, geralmente, suas possibilidades se tornam mais restritas uma vez que deixam de adquirir conhecimentos, de aprender uma profissão.

Mamãe, se você suspeitar que seu filho está pensando em abandonar seus estudos precocemente, daremos conselhos sobre como proceder.

Aproveitar a juventude e os anos de adolescência quando se têm poucas obrigações não é jogar por terra o projeto de vida que, como jovem, ele deveria ter.

Quais são as causas que motivam o abandono?

os estudos

Seu filho está pensando em deixar os estudos por alguma causa. Para que você saiba como lidar com a situação, a primeira coisa que você deve saber é a origem do seu propósito.

Se for caso de bullying, você tem a tarefa de perguntar quem são as crianças que o incomodam e qual o motivo desse abuso.

Você deve conversar com seu filho sobre o problema com a intenção de fazê-lo se abrir com você. Assim, entre vocês dois, poderão encontrar uma maneira de parar com o abuso.

Você deve necessariamente se aproximar do seu centro de estudo para conversar com professores, tutores, diretores e até com os pais das crianças que o assediam.

Além do assédio escolar, uma causa comum que motiva muitos adolescentes a abandonar seus estudos são os critérios compartilhados por seus amigos.

Se o grupo tem a ideia de que estudar é perder tempo e que é melhor trabalhar para ganhar dinheiro rápido e ser independente, é provável que seu filho esteja sendo levado por esse pensamento.

Entre outros motivos que originam o abandono escolar se encontram:

  • Engravidar muito jovem (adolescente) ou engravidar uma menina no caso de seu filho ser menino. A responsabilidade de cuidar de um bebê, ou de querer fazê-lo, definitivamente leva ao abandono dos estudos. Isso porque é preciso sustentar a futura criança que irá nascer.
  • Dependência de drogas. Mesmo que sejam drogas legais como álcool ou cigarros, para consumi-los, seu filho precisará possuir alguma segurança econômica que talvez você não poderá oferecer.
  • Os baixos recursos econômicos da família. Um adolescente que foi criado com carências financeiras pode ser induzido a deixar a escola até mesmo para melhorar pessoalmente seu padrão de vida e o de toda a família.

Como motivar seu filho para que ele não abandone os estudos?

os estudos

Seja qual for o motivo que leva seu filho adolescente a deixar a escola, você deve descobrir o quanto antes. Só assim, você poderá tomar uma medida. Em nenhum caso a solução é abandonar a escola.

Mamãe, entre tudo o que sua família e você podem fazer, não podemos deixar de mencionar o seguinte:

Seu filho precisa no mínimo, saciar suas necessidades básicas. Elas são sua responsabilidade e a de seus entes queridos. Mas não se trata apenas de colocar o pão na mesa.

Como jovem dessa época, a criança deve também aproveitar os bens materiais ou, pelo menos, estar na média da população juvenil em que se desenvolve.

Outra coisa. Não escolha seus amigos, mas também não faça vista grossa quando suspeitar que ele esteja recebendo más influências.

Portanto, não espere que seja tarde demais para tentar se aproximar do grupo e conversar sobre o que estão debatendo a respeito da escola.

Desde cedo!

Desde pequeno o desejo de aprender deve ser incentivado para que sozinho ele encontre uma forma de cultivá-lo.

Se você ainda não o fez, está em tempo. Converse com ele sobre a importância de estudar para aprender um ofício ou ter uma profissão muito melhor. Além disso, fale sobre se formar na universidade, obter um mestrado, um doutorado…

Sonhar nos torna empreendedores. Por isso, estimule os sonhos do seu filho para que ele abandone a ideia de deixar a escola.