Nativos digitais: tudo o que você precisa saber sobre eles

09 Janeiro, 2021
Os nativos digitais são as crianças nascidas na década de noventa que, portanto, nasceram em plena era digital. Por essa razão, são crianças com grandes habilidades e capacidades lógicas.

É indiscutível que atualmente a tecnologia faz parte da nossa vida e que, por meio dela, controlamos múltiplas coisas. Há alguns anos, não era dessa forma. Nós não dependíamos tanto da tecnologia para fazer as coisas e, por isso, muitas pessoas tiveram que se adaptar. Por outro lado, aqueles que já nasceram conhecendo a tecnologia são chamados de “nativos digitais”.

Quando falamos de nativos digitais, estamos nos referindo à geração que nasceu em plena era da tecnologia, o que fez com tivessem grande habilidade e destreza no meio digital. Você quer saber mais sobre eles? Vamos contar tudo aqui.

Nativos digitais: tudo o que você precisa saber sobre eles

O que são os nativos digitais?

Foi Mark Prensky, escritor e palestrante de educação, que introduziu o termo “nativo digital”. Esse termo foi usado para se referir às pessoas que nasceram a partir da década de 1990, aquelas que vieram ao mundo quando as tecnologias já tinham uma grande relevância na sociedade. Isso faz com que tenham maiores habilidades e capacidades para usar as ferramentas e os dispositivos digitais.

Os nativos digitais têm uma relação de excessiva dependência com as tecnologias, pois elas são utilizadas para tudo: estudar, comunicar-se, comprar, divertir-se, informar-se, etc.

A estrutura cognitiva dos nativos digitais é diferente. Ao começar a trabalhar em uma empresa, essas pessoas trazem valores distintos. Por isso, muitas empresas levam em consideração as características dessa geração e contratam essas pessoas para melhorar a sua produtividade e aproveitar o potencial desses experts digitais.

6 coisas que você deve saber sobre os nativos digitais

Atualmente, vivemos rodeados pela tecnologia e não somos ninguém sem os nossos celulares, tablets e computadores, enfim, sem a internet… Tudo isso se tornou essencial nas nossas vidas, embora há alguns anos fosse impensável que isso aconteceria. Vamos ver algumas características e curiosidades sobre os nativos digitais.

Geralmente têm uma capacidade muito alta de intuição e raciocínio lógico

Essas crianças estão acostumadas a relacionar conceitos a ações, por isso estão sempre procurando um motivo para o que fazem.

Tudo isso também favorece o aprendizado de certas áreas relacionadas à ciência e tecnologia, à programação, à robótica, à inteligência artificial, etc., já que para realizar esse tipo de atividades é necessário o raciocínio lógico que possuem para encontrar a solução para todos os desafios que encontram.

Precisam interagir para aprender. Memorizar não é o suficiente

Quando estudam, precisam de feedback (retroalimentação) para saber que estão indo bem. Por isso, o melhor método para um nativo digital aprender é se sentir envolvido com o tema e poder participar por meio de atividades e desafios que façam com que pense que aquilo que está estudando é útil e divertido.

São autodidatas e gostam de criar conteúdo

Essas crianças geralmente não perguntam aos adultos quando têm dúvidas. Elas acessam a internet e procuram as respostas para as suas perguntas. São crianças muito informadas e, em poucos segundos, podem suprir as suas necessidades de conhecimento através desse meio.

Também são muito boas na criação de conteúdos interessantes, tutoriais, guias de jogos, canais de YouTube, entre muitas outras coisas, especialmente quando são mais velhas.

Têm uma mente muito mais aberta

Uma vez que cresceram cercadas pela tecnologia, essas crianças não entendem de fronteiras e se comunicam com pessoas de lugares muito diferentes. Essa geração sempre está descobrindo uma infinidade de culturas, costumes e ideias, pois interagem em diversos fóruns, páginas, jogos on-line

Essas crianças costumam ter amigos de diferentes partes do mundo, e isso faz com que tenham uma mente muito mais aberta e menos tradicional.

São muito ativos nas redes sociais

Esses nativos digitais administram não apenas uma rede social, visto que controlam todas elas e, além de tudo, fazem isso com facilidade. São crianças que estão o tempo todo conectadas ao mundo por meio da rede e que, além disso, também sentem a necessidade de compartilhar tudo o que fazem através dessas redes sociais.

Nativos digitais: tudo o que você precisa saber sobre eles

Esse é um dos pontos que mais pode preocupar os pais, já que o seu uso deve ser muito bem controlado, pois um abuso das redes sociais pode trazer problemas.

Os nativos digitais geralmente são mais impacientes

São crianças acostumadas a obter as coisas imediatamente, pois, através da rede, tudo pode ser conseguido em muito pouco tempo. Por isso, elas acabam se acostumando à ideia de que podem conseguir tudo o que desejam de imediato, assim como acontece no ambiente digital. Com um clique, elas podem baixar, reproduzir ou encontrar as informações que estão procurando.

Por isso, é importante transmitir a importância do esforço e da paciência na vida, dois valores fundamentais para o sucesso.

Em suma, os nativos digitais são filhos da geração da tecnologia e apresentam características peculiares em relação àqueles que cresceram sem essas tecnologias e que tiveram que se adaptar. Eles nasceram quando a tecnologia já era uma parte importante das nossas vidas e, portanto, a sua forma de pensar e se comportar está intimamente relacionada a esse fato.

  • Piscitelli, A. (2008). Nativos digitales. Contratexto, (016), 43-56.
  • Cabra-Torres, F., & MarCiales-ViVas, G. P. (2009). Mitos, realidades y preguntas de investigación sobre los’ nativos digitales’: una revisión. Universitas Psychologica, 8(2), 323-338.
  • Beltrán, R. O., Gómez, M. B., & Uriarte, J. R. (2009). Nativos digitales y aprendizaje. Una aproximación a la evolución de este concepto. ICONO 14, Revista de comunicación y tecnologías emergentes, 7(1), 31-53.