58 nomes de bebês proibidos no México

Esta é uma lista de nomes banidos que deu a volta ao mundo e não é real, mas deveria ser!
58 nomes de bebês proibidos no México
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 06 fevereiro, 2023

Há algum tempo, uma lista de nomes de bebês proibidos no México foi divulgada nas redes sociais. Embora essa notícia tenha sido rapidamente negada pelo Registro Civil da Cidade do México, a lista realmente existia. Foi publicado no estado de Sonora em 2014. Continue lendo para descobrir quais são.

De qualquer forma, as autoridades mexicanas explicaram que os nomes podem ser usados, mas que não seriam recomendados. No caso de Sonora e de acordo com o que foi publicado na BBCNews, o governo instruiu seus oficiais do Registro Civil a “orientar quem se apresenta para registrar uma pessoa sobre a importância de selecionar um nome próprio para que contribua adequadamente no processo do menor para forjar uma identidade”.

Em suma, embora não haja proibição expressa, o conselho é que os pais evitem escolher nomes que incitem à discriminação, sejam pejorativos, sem sentido ou denegridores. Confira esses nomes que realmente são dignos de serem esquecidos!

Lista de nomes não recomendados no México

Existem nomes mexicanos modernos e populares que respeitam a tradição desse belo país. Portanto, é melhor optar por um deles e descartar essa lista de denominações proibidas.

Nesta lista, todos os nomes possuem algumas das características citadas e não são recomendados para você escolher para uma criança:

1. Aceituno.

2. Aguinaldo.

3. All Power.

4. Batman.

5. Beneficia.

6. Burger King.

7. Panelo.

8. Calzón.

9. Caraciola.

10. Caralimpa.

11. Cesárea.

12. Cheyenne.

13. Christmas Day.

14. Circuncisão.

15. Cobra.

16. Delgadina.

17. Diódoro.

18. Email.

19. Espinafre.

20. Facebook.

21. Fulano.

22. Gordônia.

23. Gorgônio.

24. Harry Potter.

25. Hermione.

26. Hitler.

27. Hurraca.

28. Iluminada.

29. Índio.

30. James Bond.

31. Jorge Nitales.

32. Lady Di.

33. Marciana.

34. Masiosare.

35. Micheline.

36. Panúncio.

37. Patrocínio.

38. Petrônilo.

39. Piritipio.

40. Pocahontas.

41. Pompônio.

42. Privado.

43. Procópio.

44. Rambo.

45. Robocop.

46. Rocky.

47. Rolling Stone.

48. Sobeida.

49. Sol de Sonora.

50. Sonora Querida.

51. Telésforo.

52. Terminator.

53. Twitter.

54. Usnavy.

55. Verulo.

56. Virgem.

57. Yahoo.

58. Zoila Rosa.

Valorizando o nome como parte da identidade

Ter uma identidade e um nome faz parte dos direitos da criança. Isso está previsto na Convenção Internacional dos Direitos da Criança

Artigo 7 – Direito a um nome e a uma nacionalidade.

Desde o seu nascimento, você tem direito a ter um nome, um sobrenome e uma nacionalidade.

Por esse motivo, os pais devem valorizar o nome que escolhem para seus filhos. Esse simples ato é fundamental para a vida de seus filhos, pois pode determinar muitas coisas. Em primeiro lugar, é importante não ser o foco do ridículo. E a lista, mesmo que não seja verdadeira, tem esse significado.

Esta escolha é um ato de amor e, como tal, não tem de ser uma palavra que provoque situações incômodas com as quais os pequenos não consigam lidar mais tarde.

O bullying é um problema mundial e seus números são alarmantes. Portanto, é melhor deixar de escolher alguns nomes para evitar alguns transtornos que podem ocorrer com seu filho no futuro.

Um nome pode causar uma situação de bullying?

O bullying é um problema preocupante em todo o mundo. É um tipo de violência em que alguns têm posição dominante e se aproveitam da vulnerabilidade dos outros para assediar e zombar. Pode até causar danos físicos, psicológicos e emocionais.

Segundo uma investigação da ONG Bullying Sem Fronteiras, em conjunto com a Unicef, os países com maior prevalência de casos são os seguintes:

  • México: 7 em cada 10 crianças.
  • Espanha: 7 em cada 10 crianças.
  • Estados Unidos: 6 em cada 10 crianças.
  • China: 6 em cada 10 crianças.

Muitas dessas situações ocorrem em ambientes escolares e fazem com que as escolas se tornem espaços inseguros para algumas crianças.

“…a felicidade, o bem-estar e a segurança são três aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral de jovens e crianças no percurso escolar.”

– ONG Internacional Bullying Sem Fronteiras –

Embora a conduta de assédio ou bullying não tenha qualquer justificação, é possível que uma pequena coisa, como um nome estranho, seja suficiente para desencadear situações de violência verbal que minam a autoestima dos menores. Por esta razão, e embora não haja proibição expressa dessa lista de nomes, nenhum seria adequado para crianças.

Os nomes de bebês proibidos no México que é melhor evitar

A lista de nomes proibidos no México é muito precisa e nenhum deles é realmente recomendado. O primeiro presente que você dará ao seu filho deve ser um nome que o identifique e do qual ele se sinta orgulhoso quando entender seu significado ou você contar a ele a história de por que o escolheu.

Se você se sente atraída por nomes raros e quer escolher um para o seu bebê, existem muitos que são lindos. Algum deles certamente será compatível com seu sobrenome e poderá dizer muito sobre seu filho. Você também pode pesquisar nomes relacionados a ancestrais da família, viagens ou inspirados em histórias fantásticas.

As opções são muitas, mas o principal conselho é o seguinte: escolha um nome que contribua para o bem-estar do seu filho, você não vai se arrepender!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.