Nove cuidados básicos com as mamas

· 2 de janeiro de 2018
Na hora de pensar na melhor maneira de pensar no corpo, muitas mulheres não pensam nos seios. No entanto, trata-se de uma região sensível que exige também atenção.

Os seios são uma parte muito sensível do corpo da mulher. Os especialistas recomendam tomar as precauções necessárias para manter a saúde física e estética dessa região. Por isso, vamos rever nove cuidados básicos com as mamas para sempre levar em consideração.

Na adolescência, antes e depois da gravidez, no decorrer do período de amamentação e também durante a fase adulta, os cuidados com as mamas é algo que toda mulher deveria ter como prioridade. Trata-se de uma parte muito importante do cuidado integral do corpo da mulher.

Existem algumas práticas cotidianas que podemos seguir para manter a saúde de nossas mamas. Além disso, são muito importantes para saber prevenir doenças no futuro e controlar o aparecimento das mesmas.

Benefícios de seguir os cuidados básicos com as mamas

O fato de o rosto e as mãos passarem grande parte do tempo descobertos, o que não é o caso que dos seios, não significa que eles não mereçam especial atenção.

“Existem muitas práticas rotineiras que podemos fazer para manter a saúde de nossas mamas”

A realização de uma série de hábitos cotidianos desde cedo (inclusive desde a adolescência) pode ajudar a reduzir consideravelmente a formação de estrias e rachaduras na pele, flacidez e outros problemas mais graves, como a mastite.

É lógico que o exercício físico também ajuda nessa missão, já que a tonificação dos músculos peitorais ajuda a manter a firmeza nessa área e a combater os efeitos da gravidade com o passar dos anos. Em relação à saúde, não é demais dizer que a detecção precoce de qualquer doença nas mamas pode ser fundamental para o tratamento e a cura.

mulher levantando peso

Quais situações podem afetar a saúde dos seios?

As mamas podem ser afetadas por problemas hormonais, lesões físicas ou batidas, estresse, alterações no peso ou outros problemas fisiológicos, além da exposição constante ou muito intensa ao sol.

Além disso, a gravidez e a amamentação são fases cruciais em que as mamas assumem especial protagonismo. Nas mamas, as rachaduras e as dores são uma doença muito comum.

Nove cuidados básicos com as mamas

  • Utilizar protetor solar toda vez que você se expuser ao sol. Trata-se de uma região muito sensível que pode ser danificada pela exposição prolongada aos raios solares.
  • Durante a gestação, os especialistas recomendam evitar o uso de sabão, já que ele retira a hidratação natural. Em vez do sabão, utilize cremes. Com duas aplicações diárias, você vai garantir que seus seios se mantenham hidratados corretamente.
  • Na amamentação, encontre a posição para amamentar o seu bebê. Assim, você vai fazer com que seja algo mais eficiente para ele e menos doloroso para você.
  • Evite que o seu bebê desenvolva preferência por um dos seus seios. A preferência por se alimentar de um só lado (algo relativamente comum em muitos bebês) faz com que um dos seus seios fique irritado, machucado e, inclusive, passe a apresentar menos firmeza que o outro, que nunca chega a ficar vazio.
  • Siga uma dieta equilibrada. A alimentação afeta todos os órgãos que possibilitam o correto funcionamento de nosso organismo. As mamas, obviamente, não são exceção. Procure incorporar frutas e vegetais e evitar os fast foods. O que a comida tem a ver com a saúde das mamas? Muito simples. Porque você precisa repor o colágeno de alguma forma. O colágeno é uma proteína que se encarrega da sustentação de todo o corpo, da regeneração dos tecidos e da elasticidade da pele. Além disso, os quilos a mais aumentam o tecido gorduroso, prejudicial à nossa saúde.
  • Use um bom sutiã. Ele deve ser confortável, macio (melhor se for de algodão) e é fundamental que permita uma boa circulação sanguínea.
mulher de sutiã

  • Faça exercício físico. A atividade física cumpre um papel importantíssimo na manutenção do tecido muscular, assim como do bem-estar integral da pessoa.
  • Utilize flores de verbena. Ela tem efeitos antioxidantes e revigorantes que protegem nossas células, reativam a circulação sanguínea e revitalizam a nossa pele. Assim, acompanhada das propriedades purificadoras do vinagre de vinho branco e de seu efeito renovador da pele, é possível eliminar a flacidez dos seios se combinarmos o uso dessas flores com massagens diárias.
  • Faça o autoexame de mama. Além dos cuidados básicos com as mamas que já mencionamos, o controle mensal realizado de maneira adequada pode ajudar você a prevenir um possível câncer de mama.

Não hesite em ensinar à sua filha desde cedo a importância de cuidar de cada parte do corpo, principalmente das partes íntimas e mais sensíveis.